Para as empresas que estão repensando suas estratégias de marketing digital para 2023, vejam o alerta de alguns especialistas: há um movimento contra o excesso de digitalização e automação entre marcas e consumidores.
O Marketing continuará sendo digital, mas o foco principal será nas pessoas, não nas tecnologias.
Continue lendo esse artigo para descobrir algumas tendências do Marketing Digital para 2023.
1 – Experiência do Cliente
Uma pesquisa intitulada “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil” mostrou que 94% das companhias preferem o Marketing Digital como estratégia de crescimento.
Apenas 5,5% dos entrevistados utilizam ferramentas tradicionais de publicidade e eventos.
Os números comprovam que, de fato, o Marketing Digital é um caminho sem volta, mas o que deve mudar é como as empresas se relacionam com os clientes nesses canais.
Se até então os esforços se resumiam em convencer as pessoas a comprarem ou trabalharem em sua empresa, agora a prioridade será fornecer uma experiência fantástica aos clientes.
Um estudo da PwC aponta que 73% das pessoas dizem que a experiência do cliente é um fator importante, mas apenas 49% a proporcionam.
E como conseguir isso em meio a uma enxurrada de informações na internet? Em primeiro lugar, concentre-se em construir uma cultura empresarial positiva e prestar um ótimo serviço.
Se você estiver bem nesses dois quesitos, já terá percorrido metade do caminho. A outra metade consiste em considerar o CX (Customer Experience) em todos os aspectos de sua estratégia de marketing.
E quais os aspectos mais relevantes? Eficiência, conveniência, serviço experiente e amigável e opções de pagamento fáceis são o que as pessoas mais valorizam na experiência do cliente.
Tecnologia atualizada, personalização, uma experiência móvel fácil, imagem de marca e design contribuem para não só manter os seus atuais clientes, como conquistar novos.
2 – Estratégia Personalizada de Conteúdo
Ninguém duvida da importância do conteúdo para uma estratégia de Marketing Digital eficaz. No entanto, a forma como o produzimos será completamente transformada.
Os formatos visuais já são os preferidos dos consumidores. Plataformas como Google, Pinterest e várias outras estão investindo em tecnologia de busca visual para aproveitar essa tendência que desponta.
As imagens já aparecem em 19% das buscas no Google, e 62% dos millennials dizem que estão mais interessados em buscas visuais do que qualquer outra nova tecnologia.
Adicionar visualizações de dados , infográficos, imagens e vídeos ao texto não apenas o tornarão mais interessante e atraente, mas podem ser um fator decisivo na hora da conversão.
Os formatos em áudio, como podcasts, também irão se fortalecer ainda mais. De acordo com dados do Juniper Research, as transações de anúncios por voz atingirão o marco de US$ 19,4 bilhões até 2023.
Os conteúdos em pílula ganharão mais espaço. Os chamados “snack content” serão utilizados pelas marcas para fazer parte da jornada do consumidor em diferentes momentos.
E, finalmente, todo e qualquer conteúdo deve ser orientado a dados e segmentado por geolocalização, sexo, idade, entre outras informações personalizadas.
Os conteúdos tradicionais, mais longos, continuarão existindo, mas aparecerão em momentos específicos da jornada.
3 – Social Commerce
O comércio nas redes sociais, também chamado de “social commerce”, não é novo, mas está finalmente se tornando uma forma dominante de compras.
As marcas já estão integrando suas plataformas de comércio eletrônico aos canais de mídia social, e o Instagram e Tik Tok foram particularmente influentes na aceleração dessa tendência.
O Instagram Checkout torna mais fácil anunciar e vender os produtos diretamente pela plataforma, enquanto o Tik Tok permite que as marcas se envolvam de forma mais significativa com os clientes.
As redes sociais, antes mais voltadas para consumo de informação e entretenimento, devem estar preparadas para os desafios do e-commerce.
As empresas que se darão bem serão aquelas que entendem que o foco não é na geração de vendas, e sim oferecer uma experiência personalizada ao cliente.
4 – Metaverso
O metaverso também não é um tema novo, no entanto, pode parecer bastante embrionário para os menos familiarizados com a evolução do Digital.
A verdade é que, sem perceber, ele já faz parte do nosso ecossistema digital. A tecnologia de realidade virtual, já bem conhecida, é um exemplo de como é possível estarmos em dois lugares ao mesmo tempo.
Atualmente, experimentar uma roupa em uma loja sem estar presente no local ou participar de um evento a distância já são coisas comuns para os mais habituados à tecnologia.
O que o Metaverso propõe é uma experiência completa, que não se resume apenas à diversão e entretenimento.
Em um futuro não muito distante, o trabalho e o aprendizado também serão impactados por essa revolução tecnológica.
O home office poderá ser integrado aos espaços presenciais, e a educação a distância não se resumirá mais a assistir videoaulas.
Os ambientes serão interativos e servirão para diminuir a desigualdade e a enorme barreira que atualmente se impõe entre diferentes classes e culturas.
Se você já começou a preparar o seu planejamento de Marketing para 2023, conte com o auxílio da ADS, uma agência especializada, que pode te ajudar na estratégia, execução e acompanhamento do plano, seja qual for o tamanho da sua empresa ou nicho de atuação.