Marketing de Influência

5 Motivos para sua empresa adotar o Marketing de Influência

O marketing de influência é uma estratégia de marketing digital que promove conexões importantes entre consumidores e marcas por meio dos influenciadores digitais.

Segundo pesquisa da NCSolutions, 92% dos consumidores confiam mais em recomendações feitas por indivíduos do que por marcas, um dado que abre as portas para empresas de todos os portes e setores realizarem campanhas com influenciadores digitais.

Afinal, não é o tamanho da empresa que define a estratégia e sim as metas de negócio e a disposição para trabalhar com influenciadores digitais.

Mas para que o marketing de influência funcione, o segredo é planejamento e gestão. Nesse sentido, o apoio de uma consultoria especializada e uma plataforma inteligente fazem toda a diferença.

Existem vários motivos para sua empresa trabalhar com influenciadores digitais.

Listamos abaixo, cinco deles:

1-  Ampliar a confiança de consumidores e clientes

O marketing de influência promove um diálogo permanente entre pessoas e é baseado em confiança.

Se a marca quer aumentar sua visibilidade e aumentar suas vendas com a indicação destes produtores de conteúdo independentes, o primeiro passo é convencer o próprio influencer dos benefícios do seu produto ou serviço.

Muitas empresas acreditam que basta oferecer um fee ou uma permuta e esperar que o influenciador exerça seu papel junto ao público-alvo.

Elas desconhecem que antes de aceitar uma campanha, o influenciador quer ter certeza de que os valores da empresa são condizentes com os dele e que ela não vai arranhar sua credibilidade junto aos seus seguidores.

Da mesma forma, uma marca deve estar atrelada a influenciadores que compactuam com a filosofia do negócio. Assim, a escolha do influenciador certo é o ponto de maior atenção.

Portanto, a gestão de uma campanha inclui planejamento, definição de objetivos e metas, seleção dos influenciadores que falam para o público e monitoramento. 

E não esqueça: a campanha de marketing de influência deve respeitar a espontaneidade do influenciador. Uma ação “forçada” ficará clara aos olhos dos seguidores e certamente comprometerá a credibilidade da campanha.

2 – Promover conhecimento e lembrança sobre sua marca (brand awareness)

Já diz o ditado: quem não é visto não é lembrado. Isto vale para qualquer marca que queira entrar no universo das recomendações “boca a boca” ou via redes sociais com o marketing de influência.

O influenciador Neil Patel, especialista em marketing digital, define o conceito de Brand Awareness como “consciência de marca” e Brand Equity, que significa “o valor da marca”. Ambos estão diretamente associados e respondem pelos resultados do negócio.

Vamos combinar que toda empresa quer ser lembrada positivamente. Mas esta construção só é possível com a soma de ações de Relações Institucionais, Marketing, Publicidade, Responsabilidade Social e Comunicação (interna e externa).

E qualquer empresa sonha um dia ser sinônimo de produto como uma Gilette ou Bombril. Outras se dão por satisfeitas em serem top of mind como Brastemp, Omo, Coca-Cola e Apple.

Elas dedicam grandes esforços para zelar por sua reputação, agregando valor à marca e monitorando o que os consumidores estão falando sobre elas nas redes, de modo a corrigir rumos ou aproveitar oportunidades.

Já as menos conhecidas ou desconhecidas têm um desafio maior. O de comunicar seus diferenciais e conquistar consumidores. Nesse sentido, a estratégia digital em geral e de marketing de influência, em especial, são aliadas importantíssimas.

O marketing de influência, portanto, é indicado para todas as empresas, famosas ou desconhecidas, pequenas, médias ou grandes.

O ambiente digital democratizou o acesso à informação e revolucionou o comportamento de consumidores.

E os influenciadores digitais são os protagonistas desta nova era!

3-  Atrair audiência mais qualificada e engajada

Quem não deseja capturar leads e transformá-los em clientes? Toda estratégia de marketing digital tem esse objetivo. Mas como atrair os clientes por meio dos influenciadores certos e incentivá-los a uma tomada de ação?

A resposta é: por meio do engajamento, que é a soma de compartilhamentos, curtidas ou comentários às postagens. Ou seja, além de visualizar o post do seu produto, o seguidor que toma uma das iniciativas acima tem maior probabilidade de avançar no seu funil de vendas.

E o engajamento não se mede pela quantidade de visualizações ou pelo número de seguidores de um influenciador.

Por essa razão, os meso ou microinfluenciadores estão se profissionalizando e ganhando maior espaço nas estratégias.

Segundo pesquisadores, quanto mais seguidores um influenciador digital possui, menor é o engajamento. Um macroinfluenciador com 10 milhões de seguidores consegue um nível de engajamento de 0,66%. Já um que tenha 30 mil seguidores, garante uma taxa de engajamento de 3,12%.

Isto não significa que os macro estejam perdendo espaço. De novo, o que conta é o objetivo da ação. Se a ideia é dar ampla visibilidade (brand awareness) eles são a escolha mais assertiva.

Mas se o objetivo é conversão de vendas, além dos macro, influenciadores com menos seguidores conseguem direcionar melhor suas mensagens para targets específicos com mensagens segmentadas.

Qualquer que seja essa seleção, ela deve estar focada nos objetivo da ação. O fato é que fazer marketing de maneira convencional está perdendo espaço.

O marketing de influência traz uma visão disruptiva e veio para ficar!

4- Gerar centenas de leads para sua equipe de vendas

Tudo certo! Já planejamos a campanha, definimos seu objetivo, selecionamos os influenciadores certos, verificamos seus níveis de engajamento e estabelecemos a moeda social (valores ou permuta).

Com isso, geramos centenas de leads para adquirirem nossos produtos ou serviços. Calma! Estamos quase lá!

Antes é preciso definir bem os conteúdos. Sem dúvida, é o influenciador quem fará a criação da postagem, mas o briefing e a aprovação do conteúdo pelo cliente são fundamentais para que as mensagens-chave impactem o público.

A criação de bons conteúdos incluem testemunhais. Pessoas amam ouvir exemplos inspiradores, histórias de superação ou a narração de experiências. Os depoimentos aproximam o influenciador do seu público e o efeito é imediato.

Mas alertamos para a tendência das marcas de querer interferir demais nas criações de conteúdos. Deixe essa tarefa para os próprios influenciadores. Eles sabem bem o que os seus seguidores procuram.

Ajustes são bem-vindos, mas a espontaneidade da campanha tem que prevalecer.

Tomadas todas as providências, prepare seu site e sua equipe de vendas para atender as demandas de centenas de leads!

5- Conquistar resultados com baixo investimento

Os gestores de marketing já perceberam que marketing de influência gera retorno rápido com baixos investimentos, em comparação às mídias tradicionais.

Mas ainda é forte a visão de que marketing de influência é mais indicado para empresas B2C do que B2B.

Temos que quebrar este paradigma. Se o marketing de influência trata de relacionamento entre pessoas, estamos inferindo que ele se aplica a todos os tipos de empresas.

Também é preciso desmistificar a crença de que marketing de influência é “caro” para pequenas e médias empresas. Lembramos que muitos micro e meso influenciadores aceitam permutas e toda empresa tem algo a oferecer.

E para comprovar os resultados das campanhas, é necessário monitorar constantemente e há plataformas especializadas para isso.

Há muitas possibilidades de interação. Ler os comentários, ver quem curtiu o post, iniciar um relacionamento com os seguidores e inserir links parametrizados para avaliar o número de consultas ao seu site.

A venda de produtos por meio do uso de códigos do influenciador é também bastante indicada nas campanhas com objetivo de geração de leads.

Diante de tantos bons motivos, o que falta para sua empresa aderir ao marketing de influência?

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