6 Dicas para melhorar a comunicação de sua empresa usando conteúdo de qualidade

6 Dicas para melhorar a comunicação de sua empresa usando conteúdo de qualidade

A produção de conteúdo de qualidade é elemento essencial para que as empresas ganhem autoridade e relevância no mercado. A boa comunicação visa o engajamento dos públicos e a consequente conquista de resultados para os negócios. Os gestores de uma empresa devem estar atentos a esta realidade para orientar suas áreas de marketing e comunicação na construção das estratégias de conteúdo institucional e de produtos. Este artigo visa ajudar as áreas de comunicação das empresas a observar pontos importantes na gestão de conteúdo.

Em suas rotinas de redação, jornalistas costumam utilizar a velha fórmula – ainda vigente – de que o lead (ou lide em português) deve responder as perguntas: O quê? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê? O lead é a introdução da matéria jornalística e visa atrair a atenção do leitor logo no início da matéria.

Recentemente, um palestrante adaptou de forma inteligente esta regra. Segundo ele, no ambiente digital, os conteúdos devem responder às perguntas: O quê? Por quê? E daí? Esta forma simplificada de descrever o que vem a ser um conteúdo de qualidade para o Google, pode ajudar os redatores – jornalistas, escritores, especialistas ou não – na sua tarefa de escrever blogs, sites ou artigos.

Mas se a produção de conteúdo é avaliada e ranqueada por robôs inteligentes, conforme abordado no artigo “Conteúdo de qualidade é o segredo do marketing digital para 2019”, o fato é que os que efetivamente leem os nossos artigos são pessoas que vão comentar, compartilhar, elogiar ou criticar, enfim, interagir com o tema e/ou o autor.

Velhas fórmulas podem ser atualizadas e adaptadas mas as regras de produção de conteúdo de qualidade continuam as mesmas: criatividade, profundidade, clareza, correção gramatical e relevância para agregar valor às nossas vidas. O escritor de suspense Stephen King, autor de “Carrie, a estranha”, entre outros best-sellers, ensina que menos é demais: “O parágrafo de uma única frase lembra mais a fala do que a escrita, e isso é bom. Escrever é seduzir”.

Sem a pretensão de ditar regras de redação, alguns passos são importantes para quem deseja evoluir na produção de conteúdo de qualidade no ambiente digital e ganhar a tão almejada autoridade no Google.

1. Escolha o ambiente ideal para a produção de conteúdo

Ainda segundo as orientações de King, “uma escrivaninha geralmente fica num canto do ambiente e não no meio da sala”. Por mais que tenhamos capacidade de abstração, o ambiente de produção de textos determina a qualidade do conteúdo. Alguns dirão que excelentes artigos são produzidos em redações barulhentas ou em escritórios com dezenas de pessoas.

A verdade é que hoje, as redações são menos ruidosas (percebemos ao visitar algumas delas) e o home office faz parte da vida de centenas de conteudistas que optam pelo conforto e o silêncio de seus lares para se dedicarem à tarefa redação. Este artigo, a propósito, foi construído no final do expediente, sem interrupções de pessoas ou telefonemas.

2. Hiperlinks na medida certa: nem mais nem menos

Ao contrário de um trabalho acadêmico, repleto de referências bibliográficas, um texto para a web não precisa necessariamente ter muitos hiperlinks (internos ou externos). Sim, eles são importantes na medida em que auxiliam o leitor no entendimento de conceitos ou ideias. Mas não é a quantidade de hiperlinks que vai convencer o leitor de que o texto tem maior ou menor profundidade.

O excesso de links internos (para o próprio site) acaba sendo um fator negativo para o Google. O texto deve fluir de forma agradável perante o leitor. Ninguém deseja ou tem tempo de sair várias vezes da leitura para clicar em outros links, a não ser que esta função agregue conhecimento ao tema.

3. Faça pesquisas que ajudem a corroborar seu conteúdo

Antes de escrever sobre qualquer assunto, por mais que você seja um especialista, vale a pena navegar pela internet e pesquisar informações e dados sobre o tema proposto. Mas de posse destes dados, tenha sempre o cuidado de não copiar ideias ou plagiar. Aliás, atendendo a questões éticas e de propriedade intelectual, o Google pune o “copy and paste” de forma rigorosa. O conhecimento é democrático, as informações estão disponíveis para serem utilizadas, mas a construção e o estilo de um texto são únicos e singulares. Esta é uma regra que não muda.

4. Revisão gramatical é obrigatória na produção de conteúdo

Um texto bem escrito é um texto correto gramaticalmente. E aqui o papel do revisor é muito bem-vindo. No entanto, com a pressão de tempo ou falta de verbas, esta figura acaba sendo dispensada do processo e a probabilidade de erros na produção de conteúdo é bem maior. O problema não está nos possíveis enganos que podem passar despercebidos, tamanha é a complexidade da língua portuguesa.

problema é quando o erro assume proporções dantescas a ponto de interferir na credibilidade do autor. O erro grosseiro pode fazer cair por terra toda a autoridade do especialista no tema. Pense no último texto que você leu recentemente. O erro gramatical chamou mais sua atenção do que o conteúdo apresentado?

5. Invista em infográficos e no visual

Estamos na era visual e ainda existem controvérsias sobre o uso de imagens em textos de blogs, por exemplo. Devemos usar uma ou mais imagens? Infográficos são importantes, mas não são indexados. Bem, aqui não tem receita de bolo e prevalece o bom senso. Quantas imagens são necessárias para atrair a atenção do leitor e expressar o significado do meu conteúdo? Um infográfico ajuda a torná-lo mais compreensível e didático?

Enfim, coloque-se no lugar de quem está lendo e decida. Se sua mensagem não fica clara numa única imagem, utilize mais do que uma. Se um infográfico é o formato indicado para destacar dados ou informações, providencie. Não se sinta atrelado a seguir as fórmulas do Google. Até porque ninguém sabe bem quais são. Pense que seu conteúdo é o que há de mais importante a oferecer neste momento.

6. Escreva para os outros e não para você mesmo

No mundo digital, as buyer personas são os leitores que queremos atingir com nossas comunicações, de acordo com a metodologia do inbound marketing. Mas nem sempre conseguimos construir estes atores adequadamente em nossas estratégias de produção de conteúdo.

A regra aqui é novamente não engessar sua criatividade. Busque se colocar no lugar do outro. Sua mensagem está sendo clara? Agrega valor a quem está lendo? É capaz de captar a atenção de uma ou mais pessoas do início ao fim?

Bem, se você chegou até o final deste artigo, acreditamos que cumprimos o objetivo principal, o de dar dicas de como redigir um conteúdo de qualidade. Procure um redator especialista para produzir os textos da sua empresa ou faça você mesmo.

O que importa é ter alguma especialização ou experiência no tema e oferecer o seu melhor para quem está do outro lado. Faça com dedicação e, principalmente, com paixão!

Vamos falar sobre produção de conteúdo de qualidade? Temos especialistas no seu assunto.