7 dicas de como usar a Comunicação e Marketing Digital na pandemia

By ADS Comunicação Corporativa

A pandemia do novo coronavírus literalmente parou o mundo em 2020. E não apenas parou. Está transformando o comportamento da humanidade, a forma como as pessoas se relacionam e irão se relacionar daqui pra frente.

A crise está afetando todas as áreas que é possível imaginar, indústria, comércio, varejo, tecnologia. E com a Comunicação e o Marketing Digital não é diferente.

Talvez este seja um dos momentos de maior desafio para profissionais de Comunicação e Marketing que já vivemos, se não o maior de todos. As organizações, além de ter que pensar na vida e na saúde dos colaboradores, sobrevivência, resultados, demandas, incertezas, queda nas vendas e nos negócios etc., têm também outra missão: a de comunicar de forma eficiente seus stakeholders – colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores, comunidade, entre outros.

Ao mesmo tempo em que precisam se comunicar, também devem repensar seu papel na sociedade, procurando atuar de forma positiva e solidária durante a crise. E, embora a crise tenha colocado as empresas em uma situação difícil e desconfortável, uma vez que a maioria delas não estava preparada e organizada para uma ação imediata, as ferramentas de Marketing Digital podem mostrar um caminho adequado.

De qualquer forma, nunca foi tão fundamental utilizar a Comunicação e o Marketing neste momento de isolamento social. Por isso, preparamos 7 dicas que podem ajudar sua empresa a atravessar este período com uma comunicação efetiva.

1 – Use a tecnologia a seu favor

Ok, as coisas não são mais as mesmas, muitas das pessoas não estão mais juntas. Estão trabalhando em home office, mas isso não quer dizer que o funcionamento da empresa precise ser prejudicado. A tecnologia e as ferramentas estão aí para isso.

Vale lembrar que, por enquanto, o que mudou foi apenas o modelo de trabalho. E ele pode ser ainda mais produtivo se for planejado e executado corretamente.

Existem dezenas de ferramentas online que podem colaborar para uma boa comunicação com clientes, fornecedores ou colaboradores. Entre elas, Slack, Skype, Google Hangouts, Zoom, Whereby e  WhatsApp são apenas alguns exemplos de como estar mais próximo de seus públicos, seja para uma reunião por vídeo entre as equipes, o envio de mensagens rápidas para um determinado grupo, ou ainda, o gerenciamento online de um projeto em andamento, de forma fácil e colaborativa.

O pacote Office também oferece inúmeras opções para trabalho conjunto em planilhas e apresentações. Basta escolher aquelas que melhor se adaptam ao estilo da equipe ou da área, e organizar para que tudo funcione bem. Mas lembre-se: equipamentos ergonômicos, conexão e dispositivos são aspectos muito importantes.

2 – Promova engajamento com a organização das informações.

É inegável que a crise da COVID-19 mexeu com a emoção das pessoas, e teve impacto tanto na vida pessoal como na profissional. Sentimentos como ansiedade e frustração podem ser comuns, e a distância pode causar menor produtividade e afetar o engajamento.

Por isso, tão importante quanto trabalhar com o operacional da organização, para resolver desafios neste período, é garantir a segurança psicológica do colaborador, para que ele possa desempenhar a sua função corretamente e trazer os resultados.

A Comunicação é um elemento importante nos aspectos internos e externos. Existem diversos recursos que podem tornar a tarefa mais fácil.

Possuir um Comitê de Crise definido irá agilizar a tomada de decisões estratégicas durante a crise e a comunicação para os diversos níveis da empresa. O Manual de Gerenciamento ou Comunicação de Crise também é outra ferramenta para facilitar o fluxo de informações ou o processo adequado de quem acionar ou quando.

Quanto mais processos estabelecidos você tiver, mais fácil ficará para conseguir o engajamento do time. A realização de lives ou webinars semanais ou mensais, vídeos, o envio de e-mails, a criação de grupos no WhatsApp para compartilhamento de anúncios ou informações ou reuniões periódicas via videoconferência são algumas iniciativas comuns.

Em tempos desafiadores, por mais que as notícias possam ser negativas, mantenha a transparência e a comunicação clara com todos

3 – Produza conteúdos e mensagens relevantes

Um dos pilares do Marketing Digital é produzir conteúdos de valor. Se isso vale para o cotidiano, vale muito em momentos de crise. Entregar mensagens relevantes para seus públicos, mesmo que sejam difíceis ou negativas, ajudará a ganhar confiança para sua marca e gerar transparência.

Isso serve para consolidar um relacionamento que trará frutos no futuro, no mundo pós-pandemia.

Se a sua empresa ainda tiver ações de responsabilidade social que colaborem com o cenário ou diminuam a insegurança e a incerteza, melhor será, uma vez que as pessoas estão de olho em quem quer ajudar de verdade ou apenas está usando o momento atual com oportunismo.

4 – Mantenha as Redes Sociais atualizadas e ativas

A pandemia da COVID-19 deixou a economia global em risco. Grandes, médias e pequenas empresas estão revendo seus negócios e até mesmo encontrando maneiras de sobreviver enquanto aguardam a retomada das atividades.

É preciso ser criativo e encontrar novos modelos de atuação. Isso vale para setores como comércio, varejo, serviços, em que uma boa estratégia pode manter os clientes e consumidores por perto e trazendo receita.

Por outro lado, as redes sociais se mostram um dos principais canais de atualização das pessoas a respeito das empresas. Seja para informar sobre novidades, impactos da crise, funcionamento, operações ou mudanças em aspectos técnicos e até mesmo ações de solidariedade.

É preciso manter uma estratégia de Comunicação permanente nas redes sociais. Escolher os canais adequados e os conteúdos próprios para cada canal poderá fazer a diferença a seu favor.

5 – Tenha a mídia como aliada

Desde o início da crise, muitas empresas estão realizando iniciativas para ajudar aqueles que mais precisam. E a imprensa tem tido um papel fundamental na disseminação de ações positivas no universo corporativo, promovendo abertura para o compartilhamento das melhores práticas empresariais, reforçando a reputação e a imagem.

Utilizar a assessoria de imprensa como apoio na estratégia de divulgação e Marketing Digital pode trazer resultados orgânicos relevantes. É importante, porém, utilizar este momento de forma genuína para reforçar a mensagem de como as empresas podem contribuir para a sociedade como um todo, no combate à crise.

Seja por meio de ações locais, regionais ou de alcance nacional, o esforço pode valer a pena.

6 – Observe as boas práticas e aprendizados anteriores

Esta crise é nova para todas as empresas. Em situações como essa, é importante olhar para trás, observar ao redor e ver quais boas práticas o mercado está adotando.

Se for preciso, conte com ajuda especializada. A ADS possui experiência de mais de quatro décadas em comunicação com os mais diversos públicos, além de expertise comprovada em estratégias de Marketing Digital.

Duas empresas de um mesmo grupo de tecnologia global europeu, por exemplo, reagiram rapidamente ao início da pandemia e traçaram, com o apoio da ADS, estratégias e ações para manter uma comunicação eficiente e direta com públicos interno e externo.

Com isso, continuam mantendo os públicos externos atualizados periodicamente, e os internos engajados, mesmo quando envolve a adoção de medidas difíceis.

A mesma conduta de reforço à Comunicação para engajamento e visibilidade foi aplicada a todos os clientes de agência.

7 – Aproveite a oportunidade

Uma crise de proporções globais pode trazer desafios inimagináveis, mas também é uma oportunidade para adotar novos modelos de operação e relacionamento com todos os stakeholders.

Ainda não sabemos ao certo quando ela acabará e nem quando ocorrerá a retomada definitiva, mas sabemos que as organizações que se reinventarem, enfrentarem os obstáculos e utilizarem a Comunicação e o Marketing Digital da maneira correta serão aquelas que terão mais ganhos de imagem e reputação.

O “novo normal” certamente acarretará redução significativa em iniciativas presenciais, como feiras, eventos e outros. As que estão se adaptando aos eventos online já estão colhendo benefícios.

Mais do que uma fonte de negócios, as marcas devem inspirar os seus consumidores nesse novo tempo, trazer esperança e impactar suas vidas.

Você está preparado para essa jornada?

Podemos ajudá-lo em todo o processo de Comunicação e Marketing Digital durante o período de crise, de acordo com suas necessidades e estratégias.

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