As formas de relacionamentos e a conclusão dos negócios estão mudando à medida em que a tecnologia passa por inovações, que impactam o mundo todo e influenciam diferentes setores da economia. Graças às inovações tecnológicas muitos custos são reduzidos enquanto a produtividade aumenta e aprimora resultados.
Entre os benefícios oferecidos pela tecnologia para diferentes segmentos, vale destacar seus impactos no varejo, que entre as principais vantagens, pode oferecer novos modelos de experiência ao consumidor, além do aumento da produtividade através da otimização de processos.
A transformação digital no varejo permite, por exemplo, aumentar as chances de fidelização através de técnicas de marketing digital eficientes. O varejo ainda dispõe de várias ferramentas de tecnologia, como, por exemplo: assistentes digitais conhecidos como chat bots, que facilitam a jornada de compras dos clientes em lojas virtuais, pois realizam atendimentos automatizados em um canal de comunicação que funciona durante 24 horas todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados.
Outra facilidade são o Self-Checkout, um terminal de autoatendimento que dispensa a necessidade de ter um caixa convencional, já que os próprios consumidores fazem as compras e pagam rapidamente com o seu cartão de débito ou crédito.
Já os Beacons são aparelhos que funcionam com a tecnologia bluetooth para emitir avisos e se conectar com os dispositivos móveis. No segmento varejista eles identificam clientes, informam a sua localização no estabelecimento e interagem no ambiente virtual.
Outra tendência no varejo é o Omni-Channel, que é baseada na convergência ou integração de todos os canais de comunicação. Essa tecnologia permite que consumidores cheguem até as mercadorias, incluindo vendas por catálogos, televisão, rádio, entre outros. Desta forma, o mundo físico e o digital estão mais interligados a cada dia para oferecer mais comodidade aos consumidores e a empresas de distintos segmentos.