Com a mudança na rotina das corporações, todo líder também se torna um colaborador. Por isso se faz tão necessária a comunicação e a liderança nas organizações. Graças ao frequente uso da tecnologia, os líderes e a própria comunicação estão ganhando fortes aliados para o processo diário de trabalho.
Robôs, inteligência artificial e chatbots, além do uso da linguagem de games, soluções focadas na experiência do usuário (UX) fazem com que as operações das empresas sejam descentralizadas, o que torna ainda mais desafiadora a gestão de pessoas, uma vez que tanto as estruturas como organogramas tradicionais estão sendo afetados.
De acordo com dados do IDC Future Scape, um dos principais resultados da transformação digital nas organizações será o impacto cognitivo dessas tecnologias nas atividades rotineiras, uma vez que muitas serão executadas por bots e Inteligência artificial.
Para às empresas que querem se destacar e aderir à essa nova cultura, é preciso investir em modelos de metodologias ágeis. Além do conhecimento de tecnologias e metodologias ágeis, o líder comunicador necessita de destreza digital.
De acordo com dados da Gartner (2021), na próxima década, os gestores passarão a incluir a Inteligência Artificial como foco das prioridades dos investimentos das áreas, juntamente com as demandas de ciência de dados (comunicação data driven), pesquisa de mercado e tecnologia da informação.
Além de novos modelos tecnológicos e de negócios, surgiram mindsets com os quais o líder precisa lidar, como a transformação digital que vai muito além dos impactos nos negócios. Desta forma, um gestor não deve possuir apenas habilidades técnicas com uma visão focada em negócios e resultados, mas ter um papel educativo: conscientizar sua organização de que a digitalização de processos, comunicação e projetos é um caminho sem volta.