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Vale a pena promover a sua marca no Twitter?

By ADS Comunicação Corporativa

Literalmente com poucas palavras (um limite de 280 caracteres por postagem) a sua empresa pode gerar engajamento e leads, por meio do microblog mais popular do mundo, o Twitter. 

O Brasil é um dos 10 países com usuários mais ativos, aqueles que, de fato, acessam a rede para buscar informações e interagir, expondo a opinião e a percepção acerca de filmes, marcas, mercados, eventos, artistas e todo e qualquer assunto em alta no momento.

Engana-se, no entanto, quem pensa que o Twitter é apenas uma rede para fofocas. Esses assuntos realmente geram grande engajamento, mas esse canal traz um leque de possibilidades para empresas e marcas.

O Twitter é uma rede indicada na geração de tráfego em sites e para a promoção do marketing digital, por exemplo. Para ter ideia do potencial, estudo elaborado pela própria rede social aponta que 47% dos usuários que seguem marcas estão propensos a visitar os sites por meio das postagens.

Ou seja, não se trata apenas de “twittar”, mas de expor a informação, produto ou serviço da sua marca de forma correta e objetiva neste espaço, de maneira a atrair o consumidor ou possíveis clientes para a sua página. 

Alguns números

  • Segundo o Twitter, 74% das pessoas que seguem pequenas e médias empresas querem encontrar neste canal atualizações sobre produtos, serviços e tendências.
  • 80% dos usuários ativos do Twitter já citaram ao menos uma vez uma marca/produto em seus tweets, de acordo com a rede social.
  • Entre os tweets mais curtidos do País em 2019, três são de Whindersson Nunes, comediante piauiense com mais de 14 milhões de seguidores

Tweets de sucesso

Ainda há dúvidas de que a sua empresa precisa estar no Twitter? Para comprovar que sim, o Twitter for Business conta com uma página com histórias de sucesso de negócios em todo o mundo, que alcançaram metas justamente com uma ajudinha das ações realizadas neste canal.

Fabricantes de relógios, lojistas, desenvolvedores de aplicativos e, até mesmo, marcas educacionais, demonstram que encontraram nesta rede infinitas possibilidades de engajamento, atração e retenção de clientes, parceiros e os diversos públicos envolvidos.

A universidade Northumbria, em Newcastle, ao norte da Inglaterra, é um exemplo interessante. A equipe de marketing e comunicação precisava conseguir elevar as inscrições nos cursos. Entre as estratégias adotadas, além de postagens patrocinadas na rede, esteve a inclusão do chamado Call to Action (CTA), botão que levava ao portal de inscrições, junto a imagens atrativas para o público almejado.

Para gerar engajamento, a universidade criou uma divertida competição ao solicitar que novos estudantes postassem fotos no Twitter usando o moletom da marca, recebido na inscrição. As postagens dos alunos eram replicadas na página da universidade, que teve como resultado um grande engajamento e custo abaixo do estimado pela área responsável.

Em outra situação de sucesso, o aplicativo gratuito de gestão de viagens TripCase  obteve aumento no número de downloads de novos usuários de diversas partes do globo, por meio de ações com o Twitter Ads, com postagens patrocinadas.

A ação esteve focada em públicos de mais de 40 países, entre eles o Brasil. Para conseguir identificação dos internautas com as campanhas, as postagens foram segmentadas por idioma e o texto do anúncio foi adaptado à realidade de cada mercado.

Para funcionar, tenha um parceiro estratégico

Se você chegou até aqui, de fato, está na hora de começar a twittar. Mas o que exatamente publicar? Quais conteúdos relevantes a companhia deve compartilhar? O que é preciso fazer para atrair os chamados leads? Como encontrar essa audiência? Quais os tipos de interações positivas que a sua equipe de negócios pretende instigar?

Para começar a empresa deve fazer um benckmarking, ou seja, pesquisar e estudar as estratégias e as melhores práticas das empresas do seu setor e do mercado na rede.

No Twitter, imagens podem dizer mais do que mil palavras. Por isso, recomenda-se explorar criações de impacto. E lembre-se: ações de marketing nesta rede conquistam melhores resultados com o suporte de uma agência especializada.

Quer saber como promover a sua empresa, produto ou serviço com o Twitter?