Geralmente durante a realização de uma compra online é necessário preencher um formulário ou mesmo esperar que algum vendedor entre em contato. Para evitar esse transtorno e até mesmo perder a venda, foi criado o Marketing Conversacional: estratégia que visa melhorar a comunicação com os clientes, utilizando a tecnologia e a inteligência artificial para manter uma relação duradoura entre público e marca.
O Marketing Conversacional é utilizado por empresas que desejam diminuir o ciclo de venda, compreender mais sobre seus clientes e oferecer uma experiência de compra mais humana e personalizada.
Através de ferramentas inteligentes é possível obter mais agilidade e dinamismo no relacionamento com o cliente. Outro fator interessante é conseguir atender mais pessoas, conforme a demanda cresce, sem ter que gastar muito.
Ao mesmo tempo em que se deseja obter escala, é preciso ter uma estratégia customizada e de contato personalizado. Ainda que pareçam questões diferentes, elas devem ser incorporadas para que seja possível conquistar mais resultados, além de gerar aproximação da marca com o público.
Os chatbots do Marketing Conversacional podem atender vários clientes ao mesmo tempo. Segundo uma pesquisa do SurveyMonkey Audience, 55% das pessoas valorizam o uso da ferramenta em empresas, devido às respostas imediatas e 51% acreditam ser de fácil comunicação. O Marketing Conversacional permite construir e fortalecer relacionamentos de valor entre pessoas e marcas, além de formar uma base sólida de consumidores e ampliar o faturamento e a lucratividade.