As oportunidades e os desafios do marketing de influência

Marketing de Influencia

O marketing de influência tem sido desafiador para marcas e agências. Trata-se de uma abordagem de marketing com ações focadas em indivíduos que exercem influência ou liderança sobre potenciais compradores.

O benefício para as empresas é que os influenciadores interferem nas decisões de compra dos consumidores. Isso ocorre porque estabeleceram com eles uma relação de confiança legítima.

Traçar as melhores estratégias de marketing de influência para cumprir os objetivos dos clientes, seja de visibilidade da marca ou de aumento de vendas, é um exercício que exige pesquisa, conhecimento do mercado e dos consumidores, seleção correta dos influenciadores, gestão do processo, monitoramento e mensuração.  

Nesta jornada do marketing de influência há um processo de aprendizado muito rico. E investir cada vez mais na profissionalização, seja dos próprios influenciadores, das agências digitais e das marcas, é o melhor caminho.

A ADS é especializada em marketing de influência, com uma equipe qualificada de Inteligência Estratégica e o apoio de ferramentas que auxiliam no planejamento das campanhas, na gestão de processos até a entrega de resultados mensuráveis aos clientes.

O propósito deste artigo é trazer insights, a partir da nossa experiência, de como o marketing de influência tem se destacado como uma das principais ações de comunicação das marcas com seus públicos.

Afinal, estabelecer uma conexão real com o consumidor, com pessoas comunicando para pessoas, traz resultados efetivos para a reputação e os negócios.

Aumenta a confiança das marcas no marketing de influência

pesquisa “ROI & Influência 2019”, elaborada pela YouPix, consultoria digital brasileira voltada à indústria de entretenimento e pioneira na parceria com os influenciadores digitais, revela que cerca de dois terços do mercado utilizam marketing de influência em sua estratégia digital.

Foram entrevistados 94 profissionais, sendo a maioria executivos, diretores, gerentes e coordenadores de empresas de segmentos variados.

De acordo com a pesquisa, 68% dos entrevistados entendem a importância do marketing de influência, sendo que 83% realizam alguma ação remunerada com influenciadores. Na primeira edição da pesquisa, em 2017, eram 64%.

Consumidores confiam menos nas marcas

Se as marcas estão confiando mais no marketing de influência, o mesmo não se pode dizer do índice de confiança dos consumidores com as marcas.

A consultoria PwC informa que 62% das pessoas confiam menos em marcas.

E dados da Nielsen revelam que 74% dos consumidores tomam decisões baseadas nas opiniões de outras pessoas e 92% confiam mais em recomendações feitas por pessoas do que por marcas.

Diante dessa realidade, não é difícil entender por que o marketing de influência tem atraído o interesse das organizações.

Por meio dos conteúdos gerados pelos influenciadores, as empresas fortalecem a confiança e a percepção da marca.

Como adotar a melhor estratégia de marketing de influência?

Já sabemos que o marketing de influência é uma tendência que surgiu há alguns anos e que vem crescendo de forma significativa.

Na verdade, ele veio para ficar, mas passa por mudanças quase que diariamente.

Uma mudança importante é que as marcas entenderam que o respeito à espontaneidade e credibilidade do influenciador é fundamental para o engajamento em uma campanha.

Ainda que prevaleça o desejo dos clientes de interferir no processo de criação do influenciador, o papel das agências tem sido o de orientá-los de que um briefing bem detalhado, com palavras-chave e hashtags adequadas, são as melhores práticas a serem adotadas.

A estratégia ideal de marketing de influência depende de um objetivo claro do cliente para cada campanha.

É com base nele que se determina o tema da campanha, as ações previstas, a seleção dos influenciadores, a duração da ação, os conteúdos a serem produzidos, o timing da veiculação, o budget a ser investido e os KPIs.

Prevenção de riscos também faz parte

Já vimos que o marketing de influência é uma ferramenta de comunicação atrativa e que dá resultado.

Até aí tudo ótimo. Mas o que não podemos esquecer é que esta modalidade também traz riscos. Muitas marcas já foram afetadas por estarem associadas a influenciadores que tiveram exposições negativas.

Também há os casos dos influenciadores que não querem estar associados a certas marcas.

Nesse sentido, entra a experiência da agência em mapear os riscos e prever ações de prevenção e gerenciamento. Dificilmente as marcas conseguem fazer isso sozinhas.

A seleção dos influenciadores também requer capacitação. Encontrá-los e avaliá-los, negociar com eles, monitorar a campanha, criar o engajamento e elaborar relatórios e, ainda, manter o bom relacionamento construído, são tarefas para especialistas.

Uma campanha mal conduzida traz danos à imagem das marcas, desconfiança por parte do consumidor e quebra de parceria com influenciadores.

Portanto, a profissionalização faz toda a diferença. Ainda mais partindo do princípio de que para cada 1 real gasto em uma campanha com influenciadores, o retorno é de 6,00, quase

12 vezesmaiorque o da publicidade tradicional.

Temos muitas oportunidades nas campanhas com influenciadores digitais, que é o método de aquisição de clientes que mais cresce no mundo.

A chave do sucesso é conduzir o processo com o suporte de uma agência especializada em marketing de influência. Conheça nossos cases nesta área.

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