Atitudes para o sucesso no home office

Atitudes para o sucesso no home office

Pode parecer fácil trabalhar no formato home office. Mas não é só trabalhar em casa e pronto. Adotar essa modalidade de trabalho remoto pode ser desafiadora e requer algumas mudanças de atitudes, mas os benefícios são inúmeros. Tanto para quem trabalha em casa como para o empregador, que tem benefícios como a redução de custos por exemplo.

Enquanto a empresa deixa de gastar altos valores com escritórios e infraestrutura, além de não precisar pagar vale-transporte para os profissionais, muitos colaboradores respondem com aumento na produtividade, por poder trabalhar de forma mais confortável e não ter de enfrentar o barulho dos colegas ou mesmo perder horas com trânsito.

A modalidade, que era novidade até o início da pandemia, registra aumento a cada ano. Um levantamento feito pelo IBGE em 2018 apontou que quase 4 milhões de trabalhadores brasileiros já atuavam de casa e que esse número havia crescido 44,2% desde 2012. Números que apresentaram crescimento nos últimos quatro anos, principalmente com a pandemia.

Cerca de 20,4 milhões de trabalhadores estão em ocupações que podem ser realizadas na modalidade de home office. Isso representa 24,1% do total de pessoas ocupadas no mercado de trabalho brasileiro, segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizado no primeiro semestre de 2022.

Com esse modelo crescendo a cada dia é fundamental que o profissional adquira algumas condutas diárias para obter sucesso no trabalho remoto, como:

  1. Criar uma rotina para trabalhar em casa
  2. Definir um local de trabalho o mais tranquilo possível
  3. Vestir-se para trabalhar
  4. Estipular horário para almoçar

De acordo com o consultor em produtividade, Daniel Burd, o cérebro precisa de descanso. Parar por alguns minutos, já que não tem mais a paradinha estratégica para o café com os colegas durante o expediente, ajuda a elevar os níveis de glicose — que funciona como um combustível para o órgão em questão — e isso faz com que o pensamento, a atenção e outras atividades cerebrais sejam mais intensas ao retomar o trabalho.

Uma dica é testar técnicas, já que cada pessoa funciona melhor de um jeito. Uma delas é a técnica pomodoro, geralmente aplicada para tarefas mais longas e complexas. Através, por exemplo, de um Kanban, quadro branco de sinalização que controla os fluxos de produção na frente da mesa de trabalho. Outro ponto que pode ajudar bastante é começar o dia com as tarefas mais simples e rápidas para ganhar motivação e produtividade.

E por último, estabeleça limites para não cair na tentação do excesso de trabalho.  Muitas vezes pelo fato de não estar saindo de um escritório físico, pode existir a possibilidade de perder a noção e seguir trabalhando horas a fio além de uma carga horária saudável. É claro que existem dias que pode ser preciso trabalhar mais, mas na maioria dos dias o ideal é adotar a mesma carga horária que faria se estivesse fisicamente na empresa.