Ativação de marca: ações para encantar e causar boa impressão

Ativação de marca: ações para encantar e causar boa impressão

As ativações de marca estão entre as ações criadas com o objetivo de encantar, de impressionar o público de interesse. Trata-se de uma estratégia de marketing que visa proporcionar experiências únicas, muitas vezes interativas, com a intenção de envolver o consumidor e aproxima-lo do universo da marca. Essas ações são pontuais, e acontecem geralmente de forma presencial, com a participação da marca em eventos, festas, supermercados, dentre outros locais.

Uma boa ativação de marca permite proporcionar uma percepção positiva no consumidor. Para que essa ação seja efetiva, as marcas precisam identificar o perfil de seu público e criar ações que gerem experiências únicas e até mesmo personalizadas.

Talvez um dos maiores desafios para uma marca obter sucesso em sua ativação é criar ações e experiências únicas, que sejam novidade no segmento. Essas interações podem ser um bom caminho para conquistar atenção e gerar conexões com o público.

As ativações podem ser estratégias adotadas em diferentes fases de um produto, como por exemplo, na entrada de uma nova marca ao mercado ou apenas no lançamento de um novo produto de uma marca já estabilizada, ou mesmo em uma ação que seja para buscar mais engajamento, em diferentes situações essa troca com o público é essencial. Por isso, a ativação é uma estratégia utilizada há bastante tempo, principalmente por grandes marcas em distintos segmentos. Automóveis, cosméticos, alimentos, bebidas, vários segmentos de produtos podem utilizar as ações de ativação para criar experiência e conexões únicas com seu consumidor e público de interesse.

Encantar o consumidor, gerar conexões emocionais, experiências diferenciadas e a capacidade de gerar memória positiva em uma ação, são os principais objetivos da ativação. Um cliente que vivencia uma ativação de marca bem-sucedida constrói boas impressões, memória e emoções relacionadas àquele momento. Vale lembrar que essas impressões podem guiar a decisão de compra quando diante do produto nas prateleiras.