Apesar da grafia semelhante, os dois termos existem, são amplamente utilizados, mas são bem diferentes. Enquanto Benchmarking é a prática de observar e analisar o trabalho de outras empresas e utilizá-lo como uma base comparativa de seus concorrentes, Benchmark trata-se de uma empresa que serve de exemplo para outras, uma organização que é reconhecida por ser muito boa em seu segmento.
Através do benchmarking, ou seja, da ação de analisar o trabalho dos concorrentes é possível compreender o que está em alta no segmento, além de definir o que pode ser mudado ou aperfeiçoado em seu negócio.
O Benchmarking pode ser utilizado em qualquer organização, independente do porte ou segmento. No entanto, para que aconteça e gere resultados é necessário que a gestão esteja disposta a fazer uma auto avaliação e, principalmente, tenha interesse em investir em mudanças necessárias.
Quais os tipos de benchmarking?
É possível adotar alguns tipos de benchmarkings, mas antes da definição de qual aplicar em sua empresa, é importante entender em qual o momento está o seu negócio, quais são os objetivos almejados e a estratégia adequada proposta pela equipe de marketing.
Benchmarking interno
A proposta desse tipo de benchmarking é o conceito de olhar de fora para dentro da própria empresa.
No benchmarking interno, o olhar é direcionado para outras áreas do negócio com o propósito de entender como elas se comportam e quais estratégias de sucesso podem ser replicadas nos demais setores da empresa. Esse modelo é mais comum em grandes empresas que possuem setores bem delimitados e independentes.
Benchmarking competitivo
Esse é o tipo mais comum de benchmarking e como o próprio nome sugere, tem a finalidade de observar o desempenho dos concorrentes para entender como a sua empresa pode se destacar no segmento.
Benchmarking funcional
Já o benchmarking funcional leva em consideração empresas de outros segmentos já que a proposta desse modelo é olhar de forma mais ampla para o mercado.
Benchmarking genérico
Parecido com benchmarking funcional, o benchmarking genérico visa observar empresas de outros segmentos, que tenham processos semelhantes, para assim obter insights de ações que sejam comuns para empresas.
Benchmarking cooperativo
Neste modelo, as empresas firmam parcerias para compartilhar experiências e informações, embora possa parecer ir na contramão do conceito que é observar o concorrente para aperfeiçoar os seus processos. Porém, pode ser muito eficiente, uma vez que ambas as empresas estão dedicadas a melhorar o segmento, como um todo.
Por que fazer benchmarking?
Além de agregar valor à empresa, também contribui para a satisfação dos clientes. Entre seus benefícios vale destacar:
- Colabora com o alinhamento da equipe
- Aprimora a cultura da empresa
- Profissionaliza os processos
- Ajuda na adoção de melhores práticas
- Diminui erros
- Agrega valor à marca
- Melhora o relacionamento com os clientes