A valorização da limpeza profissional
A Limpeza Profissional é essencial para a saúde e bem-estar das pessoas e preservação do meio ambiente. Esta é a missão da Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), atendida pela ADS desde 2005.
Durante a pandemia, a opinião pública e a imprensa valorizaram ainda mais as empresas e equipes de limpeza. A ADS vem promovendo a inserção dos porta-vozes da Abralimp nos mais importantes meios de comunicação do País, com o objetivo de esclarecer quais são os procedimentos de limpeza necessários para a correta higienização dos diversos ambientes.
A Abralimp desenvolve manuais de orientação, realiza lives com especialistas, cursos e treinamentos, entre outras ações para orientar o mercado. A ADS tem apoiado a divulgação destes eventos nos canais de comunicação da Abralimp como portal da revista Higiplus, linkedIn e informativos aos associados.
A cada dois anos, a Abralimp organiza a Higiexpo, maior feira de negócios de limpeza profissional da América Latina. A próxima edição será realizada em 2024. A ADS é responsável pela assessoria de imprensa do evento.
Visibilidade para o varejo de moda
A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) reúne 35 grupos que representam mais de 110 marcas importantes do varejo de moda do País, com mais de 12,6 mil lojas e a geração de 425 mil empregos diretos. A ADS é responsável pela Assessoria de Comunicação da entidade junto à imprensa e demais stakeholders desde 2007.
Ao longo deste trabalho, a ABVTEX foi conquistando visibilidade na imprensa sendo fonte de referência do varejo de moda. Boa parte das inserções na imprensa está relacionada ao Programa ABVTEX, iniciativa setorial em prol da responsabilidade socioambiental e promoção do trabalho decente na cadeia de valor da moda.
Entre as ações da ADS destacam-se a elaboração de cases, produção do informativo mensal da entidade, gestão dos apoios institucionais da entidade, atualização do site e conteúdos para artigos e LinkedIn.
A exposição da ABVTEX no mercado alavancou a imagem da entidade como protagonista das ações em prol de uma cadeia de fornecimento sustentável nos setores de confecções, calçados, acessórios de moda e artigos têxteis para o lar.
Inovação também para o treinamento de executivos
Em meio à pandemia vivida desde março de 2020 e em um contexto de distanciamento social, planejamos e executamos o primeiro media training totalmente online. Um dos executivos da habitissimo, plataforma de contratação na área da construção civil, venceu à distância todos os desafios propostos no treinamento para que pudesse conhecer, ainda mais, sobre as tratativas de imprensa e como se portar diante dos mais diferentes tipos de veículos e jornalistas.
Realizado 100% online, o empenho da equipe responsável pelo atendimento foi essencial para demonstrar o conteúdo diferenciado. Dicas e orientações sobre o formato de entrevistas online ganharam mais ênfase, junto de abordagens reformuladas a fim de atingir os efeitos esperados no executivo. Nem mesmo o “efeito surpresa” ficou de fora do planejamento. Foram feitas as simulações práticas, seleção de material com exemplos atuais e um feedback minucioso para preparar o porta-voz para um estreitamento, ainda maior, nas relações com a mídia brasileira.
Mudança de cultura, fidelização de fornecedores, novos mercados
Há mais de 30 anos a ADS desenvolve o planejamento e as ações de comunicação, relações públicas e divulgação da torrefadora italiana no Brasil, impulsionando a marca estrangeira em um país de forte tradição cafeeira. Além disso, organiza e promove o Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, desde sua criação em 1991, e coordena o Clube illy do Café, criado em 2000 como um pioneiro programa de fidelização de fornecedores, que já beneficiou mais de 3 mil produtores. Ambas as iniciativas podem ser consideradas marcos no segmento e vêm contribuindo para incrementar o interesse dos produtores em fornecerem para a illycaffè.
O concurso estimulou o conceito da qualidade e sustentabilidade e já premiou mais de 2.500 cafeicultores. Os sócios do Clube illy têm acesso a cursos e seminários e consultoria com especialistas. A ADS coordena e organiza encontros exclusivos em fazendas-modelo para troca de experiências e aplicação prática de tecnologias; vídeos e manuais; informativos exclusivos, canais digitais e a Revista L’Espresso, entre outras ações. Periodicamente são realizadas pesquisas de satisfação e opinião com os membros. Quanto maior o tempo ininterrupto de fornecimento à torrefadora, mais vantagens o produtor sócio recebe, além dos inestimáveis ganhos em termos de valorização e status perante o mercado cafeeiro.
Todo esse trabalho é considerado referência no setor do agribusiness, tendo contribuído para a mudança de mentalidade dos cafeicultores para o conceito da qualidade versus quantidade e a descoberta de novas regiões produtoras no Brasil. Pelos resultados obtidos com os serviços prestados para a illycaffè, a ADS foi premiada com o Prêmio Aberje Nacional e com o Golden World Award for Excellence, da IPRA.
Engajamento de stakeholders com estratégias de Comunicação Integrada
Praticar uma comunicação com transparência, relevância e periodicidade para todos os públicos-alvo é importante para qualquer organização. Durante a pandemia, com as mudanças implementadas e os novos modelos de trabalho adotados, isso se tornou ainda mais essencial. Foi com esses objetivos que ADS elaborou um planejamento estratégico para promover a Comunicação Integrada da Klüber Lubrication Brasil, empresa do Grupo Freudenberg, com seus públicos interno e externo.
O plano de ações envolveu a produção de conteúdos e gestão de todos os canais de comunicação da companhia: WhatsApp com colaboradores, Company Page e o perfil do CEO no LinkedIn, e-mails com clientes, newsletters para o mercado, website, TV Corporativa, lives com colaboradores e eventos online com clientes. As ações foram alinhadas com o Comitê de Comunicação, contando com a participação de 17 executivos.
A ADS também ficou a cargo da definição de canais e pilares, atribuições dos membros do Comitê de Comunicação e é responsável pela produção, revisão e gerenciamento dos conteúdos. Como resultados, aumento de 20% no número de seguidores na Company Page (mais de 8 mil) e de 20% no acesso ao site institucional. O índice de leitura dos conteúdos no grupo de WhatsApp Corporativo também foi próximo de 100%.
Repercussão na mídia mundial durante os jogos olímpicos Rio 2016
Ineditismo e plano de comunicação estratégico e criativo conquistaram cobertura de imprensa histórica para a CASA LEGO® e a Maquete da cidade do Rio de Janeiro feita de LEGO, durante os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. Mais de 500 matérias e ROI acima de R$ 35 milhões dão o tamanho da exposição conquistada pela ADS para seu cliente há 11 anos.
Para obter esse imenso sucesso de visibilidade, a ADS organizou uma série de ações, a começar pelo evento de lançamento no Rio Media Center. Exclusivo e descontraído, o Meet & Greet causou furor já na sua abertura, com a entrada do CEO da LEGO, do presidente da Empresa Olímpica Municipal e do Secretário da Cultura pedalando bicicletas dinamarquesas.
Com quase 1 milhão de peças, a maquete recebeu mais de 85 mil pessoas, sendo reconhecida pelos organizadores do Boulevard Olímpico como a atração mais popular dos Jogos.
Já a CASA LEGO® se transformou em uma das mais atrativas da Rio 2016. O espaço montado na Praia de Ipanema contou com uma estratégia especial de comunicação da ADS. Para atrair os jornalistas nacionais e internacionais, entre canais de TV brasileiros – como Globo, SBT e Bandeirantes – dinamarqueses e internacionais, a agência orquestrou com o governo da Dinamarca a presença da Família Real Dinamarquesa para a cerimônia da abertura.
Inovação no relacionamento com clientes gera resultados
A criação e implementação de um Programa de Relacionamento inédito e inovador pela ADS para a Microsoft Brasil ampliou o relacionamento da companhia com seus principais clientes corporativos. Executado durante 3 anos, o primeiro programa de relacionamento da empresa no país para profissionais de TI contou com 3.899 participantes, de 977 empresas. Esses profissionais participaram de eventos regionais em seis capitais, treinamentos presenciais e online, além de receberem conteúdos exclusivos e direcionados sobre os benefícios das tecnologias Microsoft.
Como incentivo à participação dos clientes, foi criado um sistema de pontuação, dividido por categorias, em que diversas atividades contavam pontos. Ao final da campanha, os vencedores ganharam cursos de capacitação em tecnologia na mais renomada instituição de ensino do Brasil, a Fundação Getúlio Vargas. Resultados: índice de satisfação de 98,1%; 78% apontaram melhor percepção em relação à Microsoft; 88% consideram os eventos uma oportunidade de networking. Todas as estratégias, eventos, conteúdos, logísticas e controle do programa foram conduzidos pela agência.
Quando a experiência vale mais que as palavras
Imagine uma forma inovadora e atrativa de apresentar uma linha de ventiladores superpotentes de oito pás aos jornalistas, influenciadores digitais e consumidores. Esse foi o desafio que recebemos da Mondial, a maior fabricante nacional de eletrodomésticos portáteis, cliente da ADS desde 2002. O produto, apesar de exclusivo, já estava no mercado há mais de três meses e não era considerado uma novidade para divulgação.
Apresentamos, planejamos e executamos uma experiência única e inovadora, chamada “Sinta a força do Vento”. Entre jornalistas e influenciadores, 24 convidados voaram em um túnel de paraquedismo indoor, com o objetivo de criar um paralelo com a alta potência dos ventiladores. No evento, todos foram recebidos pelo CEO e executivos da Mondial e puderam conhecer os detalhes da linha e até esclarecer possíveis dúvidas.
E o resultado? Foi surpreendente! Com exposição espontânea da marca em mais de 200 stories, posts nas timelines e até live dos convidados nas redes sociais, ainda obtivemos destaque na imprensa com matérias em jornais, TVs e portais.
Construção de relacionamentos duradouros
O Poliedro Educação é uma marca educacional reconhecida pelo ensino de excelência e pelo alto grau de aprovações nas mais concorridas faculdades públicas e privadas, com destaques para a Medicina na USP Pinheiros e o vestibular do ITA. Para dar visibilidade junto à imprensa nacional ao Poliedro, a ADS realiza um intensivo programa de Relações com a Mídia há mais de 4 anos.
No início dos trabalhos, o Poliedro era uma marca desconhecida por uma parcela importante da mídia e não era procurado como fonte de matérias. Com o trabalho de construção de relacionamento com jornalistas por meio de encontros, entrevistas e geração de pautas, a instituição de ensino logo viria a tornar-se referência na imprensa em Vestibular e temas ligados à educação.
A ADS, juntamente com a equipe de Comunicação e Marketing do Poliedro, gerou pautas com estudos e indicadores inéditos, projetos educacionais diferenciados e histórias de superação.
Além disso, a ADS deu visibilidade às escolas parceiras do Sistema de Ensino Poliedro, localizadas em todas as regiões do País. Ao divulgar suas iniciativas nas mídias regionais, a marca fortaleceu seu posicionamento e sua metodologia de ensino.
Com credibilidade e agilidade de resposta às demandas da imprensa, o Poliedro ocupou espaços de destaque na grande imprensa televisiva, impressa e online.
Inovação e acesso multiplataforma para a revista corporativa do SAS Brasil
Nossa equipe desenvolveu e implantou um projeto revolucionário para a revista SASCOM, publicação corporativa trimestral do SAS Brasil, líder mundial em Analytics. Além da versão impressa, o projeto criado pela ADS estendeu o alcance da publicação para as plataformas digitais, na web e nas novas versões de app para a Apple Store e o Google Play, especialmente desenvolvidos para facilitar o acesso e a leitura da publicação nos dispositivos móveis e, ao mesmo tempo, oferecer conteúdos extras não disponíveis na edição impressa, como fotos, vídeos, links, documentos etc.
O uso dos formatos multiplataforma (impresso, web e app) pelos clientes, colaboradores e demais stakeholders tem ampliado o acesso ao conteúdo e às soluções do SAS Brasil por seus leitores.
Outra característica inovadora foi a atualização da versão web da revista, dentro do site da empresa e, principalmente, o desenvolvimento do aplicativo SASCOM, em ambientes IOS e Android, trazendo novos recursos de leitura e navegação e tornando-se uma das primeiras revistas corporativas a apresentar esta nova opção nas lojas de aplicativos. Durante o primeiro ano, o aplicativo foi baixado mais de 450 vezes e a versão web recebeu mais de 1.100 visitas no total.
Valorização da marca com uma comunicação eficaz
Desde 1998, a ADS cuida da comunicação de diversos empreendimentos da Socicam, a maior gestora integrada de espaços públicos nos segmentos de infraestrutura de mobilidade social e serviços do País, principalmente relacionado com o transporte de passageiros. Ao longo dos mais de 20 anos desta parceria, baseada em transparência e confiança mútua, pudemos acompanhar e contribuir com a expansão da empresa para diferentes modais além do transporte rodoviário, tais como portos, aeroportos, terminais urbanos e centros comerciais.
Com uma equipe ágil, altamente capacitada e multidisciplinar, sediada parte na ADS e parte no cliente, cultivamos o bom relacionamento com a imprensa nacional e demais públicos que interagem com a Socicam, além de ditar o tom da comunicação e prestar consultoria em situações de crise, para evitar exposições indesejadas na mídia e amenizar qualquer tipo de impacto negativo à marca.
A ADS oferece um atendimento de qualidade, com plantões 24 horas por dia nos sete dias da semana, participando diretamente do planejamento e execução das estratégias de comunicação nos empreendimentos que atua para, junto com o cliente, fortalecer cada vez mais a imagem da empresa.
Transparência e agilidade na comunicação
Com menos de um ano de gestão privada e diante da suspensão das visitas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, apoiamos a SociParques para traçar a estratégia de reabertura da unidade de conservação, que se manteve fechada por cinco meses. Mostrar que a retomada estava sendo feita com responsabilidade e que, principalmente, considerava a segurança e a preocupação com a comunidade local e com a região foram os pilares que nortearam o plano de comunicação integrada.
Desenvolvemos comunicados para a imprensa e também para a comunidade local e definimos o momento adequado para a distribuição. Em tempo real, acompanhamos o que estava sendo divulgado local e nacionalmente para que, se necessário, a atuação fosse com rapidez. Para que as estratégias atingissem os melhores resultados, estreitamos ainda mais o relacionamento com parceiros da SociParques e treinamos, remotamente, o porta-voz para que desempenhasse com maestria o seu papel perante a imprensa.
E o resultado? Conquistamos espaço nos principais veículos de repercussão nacional, com entrevistas que evidenciaram o compromisso da empresa na Chapada. Somente na primeira semana, captamos mais de 250 matérias que ventilaram o assunto em todo o país.