Em se falando de Inteligência Artificial, o lançamento no final de 2022 do ChatGPT, criado pela OpenAI, vem gerando grande interesse e controvérsias entre os profissionais de várias áreas, especialmente de comunicação e marketing.
Concebido para responder perguntas de maneira muito próxima à nossa capacidade de interação, ele é abastecido com bilhões de informações e tem a capacidade de reproduzir de forma muito próxima a comunicação humana.
Este avanço da IA, que já faz parte da nossa realidade há vários anos com os smatphones e aplicativos, tem sido alvo de polêmicas por ter um modelo avançado para criação de textos, construindo-os de forma autônoma e racional. E é justamente neste aspecto que ele vem sendo visto como uma possível ameaça à atividade de redatores e criadores de conteúdo.
Será mesmo? Em testes realizados na criação de textos, ele apresenta coerência de raciocínio mas falha, como é de se esperar, ao transmitir emoções. Afinal, ele não sente e não percebe a realidade como nós. Isto pode brecar seu emprego em escala massiva na produção de conteúdo. Só o futuro dirá qual será seu impacto no mercado de trabalho.
Outro limitador da ferramenta é o fato de que seus dados foram alimentados até 2021, ou seja, se perguntado sobre fatos recentes, ele não terá a resposta. Ele também possui a capacidade de traduzir, mas como foi concebido por “tentativa e erro”, pode apresentar problemas na tradução, conforme a própria empresa alerta.
Tudo indica que mais uma vez a máquina não substituirá o homem. A história mostra que a automação sempre depende de um humano, seja no seu desenvolvimento, uso ou atualização.
Agências de comunicação inovadoras como a ADS, sempre buscam aliados confiáveis para o aprimoramento de processos e resultados de comunicação aos seus clientes, bem como para o aumento de produtividade e apoio na captação e análise de dados para as suas estratégias.
O ChatGTP vem reforçar o leque de opções de IA que tem atraído cada vez mais os investimentos globais das empresas. Segundo o estudo IDC Worldwide Artificial Intelligence Spending Guide, este investimento deve ser de US$ 200 bilhões até 2025. É o mundo caminhando para a nova era da IA que traz novas oportunidades de interação com o público. E este é, em essência, o objetivo da comunicação.