Cinco apostas da comunicação para o próximo ano

Cinco apostas da comunicação para o próximo ano

Final de ano é o momento de fazer uma reflexão sobre o que foi alcançado ao longo deste período e o que poderia melhorar. E no âmbito da comunicação institucional e Relações Públicas, não é diferente. É a oportunidade de fazer um balanço das atividades e conquistas e traçar os planos e metas para o próximo ano, visando construir e manter uma imagem positiva perante os diversos públicos, sejam clientes, colaboradores, acionistas e outros.  

Essa tarefa pode ser complexa, pois envolve a criação de mensagens consistentes, o uso adequado de canais de comunicação e a promoção de uma identidade institucional coesa. Por isso, para garantir assertividade no planejamento de comunicação, muitas corporações optam pela contratação de uma agência de comunicação especializada.

Se anteriormente, apenas comunicar as ações e novidades da sua empresa era suficiente para atender aos anseios do público, agora não é mais. É preciso ir além: inovar, atrair, criar conexões e cativar por meio da comunicação.

Em vista deste cenário e com a finalidade de auxiliar as empresas, associações e marcas a começarem o ano com o pé direito no que tange uma estratégia de comunicação assertiva, a ADS Comunicação Corporativa elaborou uma seleção com algumas das principais tendências que moldarão o cenário da Comunicação Institucional e Relações Públicas em 2024.

Confira a seguir cinco tendências da comunicação para 2024:

1# Comunicação alinhada com o propósito

Ao desenvolver uma estratégia de comunicação eficaz, é crucial considerar que o propósito e os valores da empresa devem estar intrínsecos em cada mensagem transmitida.

Esse alinhamento na comunicação é extremamente importante, afinal, se o público não estiver informado sobre o que impulsiona a existência da empresa e a autenticidade que a permeia, dificilmente a comunicação terá cumprido o seu papel.

E ainda, isso pode impactar na rentabilidade! Estudos da Harvard Business School destacam que empresas que incorporam um propósito percebido podem experimentar um aumento de até 400% no faturamento, em comparação às demais.

2# Humanização das mensagens

Pode não ser novidade, mas a humanização da comunicação continuará a ser uma das estratégias infalíveis de atração e retenção de clientes, colaboradores e acionistas. O chamado storytelling, narrativas genuínas, fáceis de entender, que promovem empatia e contam com personagens fazem toda a diferença, conseguindo gerar identificação do público com a mensagem transmitida, incentivando emoções e conexões da instituição/marca com o público. Não deixe de incluir no planejamento da sua empresa o fato de contar a história de forma cativante!

3# Influenciadores corporativos

Em 2023, muitas empresas transformaram alguns dos seus executivos e líderes em influenciadores, conseguindo personificar suas marcas e construir uma reputação de confiança. No próximo ano, essa tendência deverá se fortalecer ainda mais e amparada por agências de comunicação especializadas em realizar o planejamento e a curadoria do conteúdo a ser transmitido. Será uma das grandes apostas para mostrar uma imagem autêntica da empresa, ampliar a rede de relacionamentos de quem a representa e ter uma comunicação eficaz, que alcance um público ainda maior.

4# Conteúdo interativo

Oferecer conteúdos que possam gerar interação e a participação do público, como quizzes, vídeos, e-books, infográficos e outros tornam a mensagem mais atrativa e divertida e serão fundamentais em um processo de comunicação que procure engajar o público de maneira efetiva em 2024. Esse tipo de recurso proporciona uma experiência agradável e compartilhamento do conteúdo.

5# Comunicação interna consistente

O papel da comunicação interna no sucesso de uma companhia é imprescindível, uma vez que envolve os colaboradores em relação à visão, missão, valores e metas da organização, bem como às iniciativas que a empresa e suas equipes têm empreendido para agir em consonância com essas premissas. As práticas de comunicação interna devem ser amplamente adotadas por empresas que buscam comunicar uma mensagem clara e transparente aos seus colaboradores, ao mesmo tempo em que valorizam e compartilham informações sobre as realizações das equipes internas.

Quer começar o ano com uma comunicação institucional assertiva?  Fale com a gente!

A ADS Comunicação Corporativa é uma agência com mais de 50 anos de atuação e ampla experiência para colocar a comunicação de sua empresa, marca ou produto na vanguarda, por meio de estratégias e processos de comunicação alinhados com as últimas tendências de mercado.