Em tempos de incertezas políticas e econômicas, as empresas têm buscado novas formas de inovar e aumentar a performance de suas equipes para melhorar a competitividade.
E uma das principais apostas para alcançar esses resultados são as chamadas “soft skills” ou habilidades sociais.
De acordo com dados do LinkedIn, hoje elas já estão presentes em 78% das contratações e são consideradas uma tendência irreversível.
São muitas as características requisitadas dentro desse contexto, mas duas são especialmente importantes: capacidade de liderança e comunicação não-violenta.
Cases de Sucesso com a aplicação da Comunicação Não-Violenta
O termo não é novo, foi estruturado pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg nos anos 60, porém, tinha pouca aplicação prática até 2014, quando Satya Nadella assumiu a Microsoft.
Na ocasião, ele distribuiu centenas de cópias do livro de Marshall “Comunicação Não-Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais” aos seus líderes, como forma de transformar a cultura organizacional da empresa.
O Google também teve uma iniciativa parecida entre 2013 e 2015, batizada de “Projeto Aristóteles”, na qual estudou mais de 180 equipes a fim de identificar os fatores de sucesso.
O estudo concluiu que a empatia e a comunicação sem julgamentos eram comportamentos comuns dos times de alta performance.
Não importa o tamanho da sua empresa, esta técnica traz resultados comprovados em pelo menos três quesitos: crescimento, produtividade e receita.
Conheça os quatro componentes principais da CNV e comece a aplicar hoje mesmo:
Observação
Aqui o intuito é explorar mais o campo da observação, mas de forma imparcial, com o objetivo de entender e aprender com a situação do outro, sem julgamentos ou postura defensiva. É fato que o julgamento é uma característica instintiva de todo ser humano. No entanto, a maneira como processamos essas ideias preestabelecidas faz diferença no resultado.
Sentimento
Toda ação tem uma reação, como já dizia Isaac Newton. Essa frase também faz todo o sentido no ambiente profissional. Normalmente, as reações negativas estão ligadas à falta de compreensão da comunicação do outro. Por isso, a técnica encoraja a expressão dos sentimentos, ou seja, explicar como se sentiu com aquela interação e como ela interferiu na maneira de reagir.
Necessidades
Todo os seres humanos têm necessidades, sejam elas físicas, emocionais ou biológicas, e eles buscam meios de satisfazê-las. No âmbito profissional, os líderes se comunicam com seus liderados para garantir que seus desejos sejam atendidos. Nessa etapa, cabe a reflexão: O que efetivamente eu preciso alcançar? Isso é realmente necessário? Para conseguir, o que eu preciso fazer? As respostas para essas perguntas podem ajudar a implantar uma comunicação empática, de forma que não prejudique a relação ou machuque o outro.
Pedido
Para que um pedido seja claro, exige uma resolução prática. Ações concretas são mais fáceis de serem atendidas. Por exemplo, ao invés de simplesmente dizer “Eu preciso disso” pode-se falar “Pra mim, isso é importante para visualizar os resultados”.
Essa metodologia pode encontrar alguma resistência nas organizações mais tradicionais, em que a razão precisa dar lugar à emoção.
Contudo, criar uma cultura onde as pessoas sintam-se seguras para expor suas ideias sem que precisem reprimir suas fraquezas, pode ser determinante para o sucesso.
A ADS pode te ajudar nesse processo de Comunicação Interna Não-Violenta e colocar a sua empresa em um novo patamar.
Venha conversar com a gente!