Como a Comunicação Não-Violenta pode aumentar a produtividade da sua equipe

Em tempos de incertezas políticas e econômicas, as empresas têm buscado novas formas de inovar e aumentar a performance de suas equipes para melhorar a competitividade.

E uma das principais apostas para alcançar esses resultados são as chamadas “soft skills” ou habilidades sociais.

De acordo com dados do LinkedIn, hoje elas já estão presentes em 78% das contratações e são consideradas uma tendência irreversível.

São muitas as características requisitadas dentro desse contexto, mas duas são especialmente importantes: capacidade de liderança e comunicação não-violenta.

Cases de Sucesso com a aplicação da Comunicação Não-Violenta

O termo não é novo, foi estruturado pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg nos anos 60, porém, tinha pouca aplicação prática até 2014, quando Satya Nadella assumiu a Microsoft.

Na ocasião, ele distribuiu centenas de cópias do livro de Marshall “Comunicação Não-Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais” aos seus líderes, como forma de transformar a cultura organizacional da empresa.

O Google também teve uma iniciativa parecida entre 2013 e 2015, batizada de “Projeto Aristóteles”, na qual estudou mais de 180 equipes a fim de identificar os fatores de sucesso.

O estudo concluiu que a empatia e a comunicação sem julgamentos eram comportamentos comuns dos times de alta performance.

Não importa o tamanho da sua empresa, esta técnica traz resultados comprovados em pelo menos três quesitos: crescimento, produtividade e receita.

Conheça os quatro componentes principais da CNV e comece a aplicar hoje mesmo:

Observação

Aqui o intuito é explorar mais o campo da observação, mas de forma imparcial, com o objetivo de entender e aprender com a situação do outro, sem julgamentos ou postura defensiva. É fato que o julgamento é uma característica instintiva de todo ser humano. No entanto, a maneira como processamos essas ideias preestabelecidas faz diferença no resultado.

Sentimento

Toda ação tem uma reação, como já dizia Isaac Newton. Essa frase também faz todo o sentido no ambiente profissional. Normalmente, as reações negativas estão ligadas à falta de compreensão da comunicação do outro. Por isso, a técnica encoraja a expressão dos sentimentos, ou seja, explicar como se sentiu com aquela interação e como ela interferiu na maneira de reagir.

Necessidades

Todo os seres humanos têm necessidades, sejam elas físicas, emocionais ou biológicas, e eles buscam meios de satisfazê-las. No âmbito profissional, os líderes se comunicam com seus liderados para garantir que seus desejos sejam atendidos. Nessa etapa, cabe a reflexão: O que efetivamente eu preciso alcançar? Isso é realmente necessário? Para conseguir, o que eu preciso fazer? As respostas para essas perguntas podem ajudar a implantar uma comunicação empática, de forma que não prejudique a relação ou machuque o outro.

Pedido

Para que um pedido seja claro, exige uma resolução prática. Ações concretas são mais fáceis de serem atendidas. Por exemplo, ao invés de simplesmente dizer “Eu preciso disso” pode-se falar “Pra mim, isso é importante para visualizar os resultados”.

Essa metodologia pode encontrar alguma resistência nas organizações mais tradicionais, em que a razão precisa dar lugar à emoção.

Contudo, criar uma cultura onde as pessoas sintam-se seguras para expor suas ideias sem que precisem reprimir suas fraquezas, pode ser determinante para o sucesso.

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