Como aplicar a Psicologia das Cores no marketing?

Como aplicar a Psicologia das Cores no marketing?

A Psicologia das Cores é um estudo que revela como o cérebro humano identifica e entende as cores de diferentes formas, influenciando emoções, sentimentos e desejos. Com isso é possível compreender a atuação das cores na publicidade, arquitetura, moda, design e nas diversas campanhas de comunicação.

No marketing, cada detalhe implícito no produto ou serviço que está sendo oferecido impacta o consumidor, podendo estimular ou até mesmo dificultar a compra. A escolha equivocada de uma cor para uma marca, embalagem ou anúncio pode prejudicar sua imagem e gerar resultados não satisfatórios.

Pensando nisso, cada vez mais o mercado utiliza as cores a partir de cases de sucesso para contribuir com as estratégias de Marketing Digital. Pesquisas mostram que 93% dos consumidores consideram que a aparência visual é o fator que mais contribui para a decisão final de compra. “A cor representa 85% da razão pela qual você compra um produto específico”, segundo Neil Patel, do Quick Sprout, ferramenta para o Marketing Digital.

Alguns estudos podem contribuir e facilitar a escolha assertiva das cores.O psicólogo norte-americano Robert Plutchik, conhecido pela criação da Roda das Emoções,   desenvolveu um modelo de emoções baseando-se na teoria da psicologia evolutiva através da qual relacionou as emoções à determinadas cores. Para ele, existem oito emoções primárias: a raiva, o medo, a tristeza, o nojo, a surpresa, a curiosidade, a aceitação e a alegria. Através dessa relação, as empresas tentam combinar as cores de acordo com as emoções para sugerir ideias preconcebidas aos seus clientes.

Para compreender como aplicá-las é importante analisar o conceito de cada cor e como podem melhorar seus resultados. Entender o que cada cor representa e estimula nas pessoas para fazer a escolha certa.

Cores X Emoções

Vermelho: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, agressão, perigo, fogo, sangue, guerra e violência.

Rosa: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza e feminilidade.

Amarelo: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, verão, desonestidade, covardia, traição, inveja, cobiça, engano, doença e perigo.

Laranja: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão e extravagância.

Verde: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, imutabilidade, natureza, meio ambiente, saudável, boa sorte, renovação, juventude, vigor, Primavera, generosidade, fertilidade, ciúme, inexperiência, inveja, imaturidade e destruição.

Azul: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia e depressão.

Roxo/Violeta: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, crueldade, arrogância, luto, poder, sensibilidade e intimidade.

Marrom: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade e simplicidade.

Preto: não, poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, medo, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, mal, tristeza, remorso e raiva.

Branco: sim, proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, bom, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico e estéril.

Prata: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, liso, suave, macio, elegante e tecnológico.

Ouro: preciosidade, riqueza, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade e grandeza.

Pense sempre no significado de cada uma das cores antes de utilizar na sua marca. Ela tende a refletir a forma com que o seu público vai se comunicar com seu serviço ou produto. Pode ser um diferencial competitivo em alguns casos.

Para empresas do universo corporativo, a cor tende a reforçar a sensação de comprometimento, organização e seriedade empresarial. Toda a comunicação da empresa, desde a marca às apresentações, materiais publicitários, site, blogs, precisa ser bem pensada, uma vez que é fundamental ter coerência e transparência na mensagem que você pretende transmitir. Gostou de conhecer mais sobre a Psicologia das Cores? Quer saber mais sobre esse e outros temas de gestão? A ADS pode te ajudar! Venha conversar com a gente!