By ADS Comunicação Corporativa
Consumo sustentável, ética digital, conexões nas redes sociais, longevidade, humanização, inteligência artificial e serviços digitais são alguns dos temas que estão no radar de empresas futuristas e devem pautar o comportamento dos novos consumidores a médio e longo prazos.
Estas foram algumas tendências destacadas em recente artigo da revista Consumidor Moderno, onde especialistas apontaram a antecipação do futuro como uma técnica primordial para obter vantagem competitiva e estar entre os principais players do mercado.
Afinal, quem não presta atenção no que vem pela frente pode tropeçar e ficar pelo caminho.
Por que devo me preocupar com os trends do futuro?
Nos últimos anos, a comunicação corporativa passou por diversas transformações. Com o avanço da tecnologia e o aumento da força das mídias sociais como ferramenta de venda e interação com o público final, a relação entre empresas e clientes deixou de ser linear.
Começou a ser essencialmente pautada pelas exigências e interesses de quem compra, não mais de quem vende.
A grande quantidade de informações disponíveis e o crescimento de pequenas empresas através da internet são alguns dos fatores que nortearam o novo comportamento do público diante do leque de produtos e serviços oferecidos pelas empresas.
Diante deste cenário, compreender que a comunicação é um dos segmentos mais dinâmicos do mercado e passa por mudanças constantes, baseadas nas tendências comportamentais dos nichos de interesse, é essencial para garantir a continuidade de uma marca.
Estratégias e métodos, outrora considerados efetivos para impactar buyer personas, agregar valor à marca e elevar o brand equity, se tornam ultrapassados em um piscar de olhos.
Os profissionais precisam ser proativos para encontrarem soluções que atendam às expectativas da geração de novos consumidores com conversão em resultados.
Em uma sociedade na qual a tecnologia avança a passos largos e os hábitos de consumo se modificam continuamente, acompanhar os avanços e se manter informado sobre as estratégias que tendem a ganhar força nos próximos anos é primordial.
É preciso assegurar que o comunicador estará apto a elaborar táticas assertivas sem perder o timing, direcionando o cliente ao caminho do sucesso.
Se você é um profissional da comunicação e não sabe como alcançar o novo consumidor, confira abaixo quatro dicas para atender aos anseios deste perfil contemporâneo de consumo.
Esteja atento às mudanças antes delas acontecerem
Um dos principais ditados populares brasileiros ressalta que “é melhor prevenir do que remediar” – e este é o principal conceito do futurismo.
Antecipar as tendências é a maneira mais eficaz de estar devidamente preparado quando as mesmas estiverem entre as principais pautas e interesses destes novos consumidores.
Pensar à frente é o que diferencia o profissional inovador do conservador.
Observe e compreenda o comportamento do novo consumidor
É essencial compreender quais os hábitos, desejos e ideais desta geração para gerar conteúdo e oferecer produtos ou serviços que atendam às suas expectativas.
O novo consumidor é dinâmico, mutável, criativo e antenado, sempre em busca de marcas transparentes, originais e com consciência ecológica.
Não tenha medo de modernizar suas estratégias
Muitas empresas e profissionais optam por métodos tradicionais em nome da segurança e estabilidade, mas permanecer na zona de conforto diante de um público que anseia por transformações contínuas, pode prejudicar seu desempenho no longo prazo.
Abra a mente para novas possibilidades e deixe de lado o receio de reinventar a comunicação da sua marca!
Use a tecnologia a seu favor
O perfil do novo consumidor exige uma comunicação adaptada, onde a produção de conteúdo seja individual e personalizada de acordo com suas preferências.
É perceptível a melhoria de desempenho de marcas que conseguem dar um toque pessoal à experiência do usuário. Elas apresentam maior taxa de fidelização entre os clientes.
Para auxiliar neste processo, há diversas ferramentas high tech que, a partir da inteligência artificial, colhem informações e analisam dados de consumidores em tempo real.
Quer entender melhor a importância do futurismo e elaborar estratégias que alcancem a geração de novos consumidores? A ADS pode te ajudar.