A importância da Comunicação Interna em tempos de coronavírus

By ADS Comunicação Corporativa

O novo coronavírus chegou ao Brasil e rapidamente se tornou assunto dos principais noticiários do País e passou a pautar rodas de conversas entre amigos, no ponto de ônibus, nos bares e restaurantes e, inevitavelmente, no ambiente de trabalho.

De acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, o novo coronavírus (COVID-19), descoberto em dezembro de 2019 é uma família de vírus que causam infecções respiratórias e pode ser transmitido principalmente por meio das secreções que são liberadas ao falar, tossir, respirar e também através do toque.

Por isso, a recomendação geral é que sejam redobrados os cuidados de higiene pessoal para evitar que o vírus se propague.

Ainda existem muitas especulações sobre a real gravidade da pandemia – conforme foi classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – e qual o seu nível de propagação neste momento.

O mais importante é que as pessoas se atenham às informações oficiais e evitem repassar notícias de caráter duvidoso, principalmente porque já existe uma grande circulação de boatos e fake news que podem ser o suficiente para instalar o pânico na organização.

Para evitar que informações incorretas circulem pela empresa e, sobretudo, para ajudar os profissionais que compõem o quadro de funcionários a se prevenirem, é indispensável que as organizações assumam a responsabilidade de adotar medidas simples e eficientes que incentivarão os colaboradores a manterem a calma diante de uma possível crise.

Esse é o momento em que a Gestão de Crise alinhada de forma estratégica à Comunicação Interna entra em cena. Montar um plano estratégico que conte com informações claras e transparentes é a força necessária para garantir um ambiente corporativo equilibrado, avaliando de forma cuidadosa quais são os possíveis riscos e ameaças que possam afetar a continuidade dos negócios.

Além disso, cabe à comunicação interna traçar um plano de acordo com as necessidades de cada uma das áreas da empresa, para lidar com os impactos no clima organizacional.

Em tempos de coronavírus, valem as recomendações abaixo:

  • Criar um Plano de Contingência que vise a adoção de medidas emergenciais e tecnológicas que possibilitem o trabalho remoto;
  • Cancelar viagens nacionais ou internacionais;
  • Substituir reuniões presenciais por reuniões remotas;
  • Reforçar a comunicação sobre a importância de lavar bem as mãos, se possível através de cartazes em ambientes de uso comum como copa, cozinha e banheiros;
  • Distribuir newsletters pontuais com informações sobre o COVID-19;
  • Incentivar que os funcionários se informem apenas através de canais oficiais e que não compartilhem nenhum tipo de conteúdo de origem duvidosa;
  • Caso a empresa trabalhe com importações, compartilhe com os funcionários informações que mostram que o vírus não sobrevive ao tempo de transporte das peças e/ou produtos;
  • Elaborar materiais impressos e/ou virtuais com novidades e informações importantes sobre o vírus, como: o que é, como é transmitido, como prevenir etc.;
  • Ser claro e transparente em relação a possíveis impactos da crise resultante da propagação do vírus na empresa.

Ter definido um plano de comunicação interna e gestão de crise no caso do coronavírus é essencial para garantir um clima organizacional mais equilibrado. Não sabe por onde começar?