Peça essencial nas relações humanas, a comunicação pode ser definida como a ação de transmitir uma mensagem, podendo gerar uma outra como resposta. Ainda que trivial no cotidiano, ela possui contornos estratégicos e essenciais quando trazemos o conceito para o mundo dos negócios. E, aqui, uma verdade se impõe: portas se abrem e pontes são construídas por meio de um storytelling eficiente e um plano para transmitir uma ideia.
Quando falamos aos mais altos escalões de empresas locais ou multinacionais, a comunicação ganha contornos profundamente relevantes. Vivemos em uma era digital na qual líderes precisam se posicionar e falar com múltiplos públicos, quer sejam internos ou externos. E as redes sociais representam um importante pilar neste processo de direcionar mensagens, de acordo com assuntos e métricas.
Dados de uma pesquisa recente apontam que 86% dos colaboradores de uma empresa dizem que é importante que os líderes empresariais utilizem as redes sociais para comunicar. O mesmo levantamento, que ouviu 6,5 mil pessoas em 13 países (incluindo o Brasil), apontou que a confiança em um executivo que usa mídias sociais é da proporção de 6 para 1, enquanto ela é de 4 para 1 quando consideramos a preferência de trabalhar para um CEO que é ativo na web.
A sigla CEO (Chief Executive Officer, ou Diretor Executivo na nomenclatura em português), aliás, nos permite uma analogia diversa para definir o papel das lideranças na atualidade: “Comunicar E Ouvir”. Ou “Comunicar E Opinar”. A lista poderia ser ampliada de maneira variável por linhas e mais linhas, mas o ponto fundamental diz respeito a quebrar um entendimento que ainda possa resistir culturalmente perante alguns altos escalões corporativos:
“O maior problema com a comunicação é a ilusão de que ela já foi alcançada”. A frase, do dramaturgo irlandês George Bernard Shaw, foi dita há dois séculos e nos ajuda a entender que atuar estrategicamente na hora de se comunicar, sobretudo nas redes sociais, é primordial para CEOs e executivos. E é nisso que uma boa consultoria pode fazer toda a diferença tanto para a imagem corporativa quanto para a reputação pessoal.
Listamos abaixo 10 bons motivos para considerar uma assessoria para isso.
1. Constrói e mantém reputação
Os profissionais de Comunicação e Relações Públicas (RP) podem ajudar a construir uma imagem corporativa positiva e manter uma reputação favorável para o CEO e os executivos sêniores. Isso é crucial para ganhar a confiança das partes interessadas, investidores, clientes e funcionários.
2. Gerenciamento de crise
Em tempos de crise ou controvérsia, os especialistas em RP podem orientar os CEOs sobre estratégias de comunicação eficazes para minimizar os danos à reputação da empresa e dos executivos. Respostas estratégicas, rápidas e transparentes são fundamentais durante as crises.
3. Relações com a mídia
Os especialistas em RP podem ajudar a estabelecer e manter relacionamentos positivos com a imprensa. Isso envolve posicionamentos estratégicos em todas as mídias, entrevistas e comunicados aos veículos, permitindo que os executivos controlem sua narrativa e mostrem os aspectos positivos da empresa.
4. Comunicação com as partes interessadas
A comunicação eficaz com as partes interessadas é essencial. Os profissionais de RP podem ajudar os executivos a criar mensagens que repercutam em diferentes públicos, garantindo que os valores e objetivos da empresa sejam comunicados com clareza.
5. Liderança inovadora
Por meio de iniciativas de liderança inovadora, os profissionais de RP podem posicionar CEOs e executivos sêniores como especialistas do setor. Isso envolve ministrar palestras, contribuir com artigos para publicações confiáveis e utilizar as mídias sociais para compartilhar ideias.
6. Moral dos funcionários
Os esforços de RP e comunicação também podem ser direcionados internamente para aumentar o moral e a confiança dos funcionários. Uma imagem pública favorável pode contribuir para um sentimento de orgulho entre os funcionários e promover uma cultura positiva no local de trabalho.
7. Relações com investidores
As Relações Públicas desempenham um papel determinante nas relações com investidores, ajudando os executivos a se comunicar de forma eficaz com os acionistas e a comunidade financeira. Mensagens claras e consistentes podem impactar positivamente os preços das ações e a confiança dos investidores.
8. Gestão de marca
Os CEOs e executivos sêniores costumam ser a cara de toda empresa. Os profissionais de RP podem auxiliar na gestão da marca pessoal desses líderes, alinhando-a com a imagem geral e com os valores da organização.
9. Responsabilidade social
A assessoria de RP e comunicação pode orientar os executivos na comunicação eficaz do compromisso da empresa com a responsabilidade social e a sustentabilidade. Isto é cada vez mais importante para consumidores, colaboradores e investidores que priorizam práticas comerciais éticas.
10. Vantagem competitiva
Por meio da comunicação estratégica, as Relações Públicas podem contribuir para estabelecer uma vantagem competitiva. Destacar pontos fortes e conquistas únicas pode diferenciar a empresa e seus líderes dos concorrentes.
Por todo o exposto, podemos concluir que um bom aconselhamento de RP pode ser um trunfo crítico para CEOs, executivos e demais lideranças corporativas, ajudando-os a navegar pelas complexidades da percepção pública, das interações com os meios de comunicação e das relações com as partes interessadas.
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