Conteúdo de qualidade é o segredo do marketing digital para 2019

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Conteúdo de qualidade é o segredo do marketing digital para 2019

O ano mal começou e as empresas já mostram sinais de confiança na economia. Segundo o estudo Marketing Compass, que acaba de ser divulgado no Portal Imprensa, realizado pela Croma com apoio institucional da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), 82% dos anunciantes nacionais acreditam que o pior da recessão já passou, sendo que 63% dos entrevistados projetam aumento de faturamento neste ano. Os 102 profissionais ouvidos pela pesquisa são responsáveis pelo budget de marketing e comunicação. Dos pesquisados, 38% esperam aumentar os investimentos nestas áreas com prioridades para TVs e marketing digital.

Sem dúvida, esta expectativa de melhoria dos negócios e aumento dos investimentos impactam diretamente o setor da comunicação corporativa. No ambiente da comunicação integrada, as múltiplas plataformas, canais e ferramentas convergem para a conquista de melhores resultados de visibilidade às empresas e marcas.

Independentemente de sua empresa estar dentro ou à margem deste clima de otimismo, o fato é que a comunicação online está no topo das estratégias. As marcas que não estiverem em destaque na tela de um celular têm seus dias contados. E as que se sobressaírem nas buscas da web terão melhor desempenho.

Portanto, de nada adiantou apostar nas simpatias típicas da virada do ano, se os gestores de marketing e comunicação não se prepararem para investir em comunicação e marketing digital em 2019. A hora de fortalecer o seu negócio é agora, pois a concorrência já está fazendo isso!

Seguem abaixo algumas dicas para a implementação de um processo de comunicação digital eficiente:

1. Pesquise e saiba o que seu cliente deseja realmente

É muito comum recebermos na agência alguns “pedidos de socorro” de profissionais que têm a missão de cuidar da comunicação mas não têm ideia de como começar. No cenário ideal de um planejamento de comunicação, a primeira recomendação é: faça um diagnóstico para entender as necessidades de seu cliente. Este diagnóstico pode incluir pesquisas, análises de mercado, benchmarking da concorrência e busca de informações junto aos colaboradores que estão na linha de frente com o cliente.

Algumas perguntas a serem respondidas são:

  • Como o cliente percebe minha marca ou produto?
  • Quais são suas fontes de informação?
  • Quais canais prefere consultar?

 

Sabemos que um melhor entendimento do comportamento do cliente oferece maior segurança na tomada de decisões.

O ambiente online facilita a realização de pesquisas e há várias ferramentas gratuitas e disponíveis em português, entre elas o Google Forms. Também há o recurso de pesquisas qualitativas, com entrevistas presenciais ou por telefone, metodologia e amostragem específicas. De posse destas informações, os gestores têm embasamento para partir para o planejamento.

2. Planeje o Marketing Digital e a Comunicação

A comunicação eficaz tem que ser planejada. É o que revelou uma pesquisa da Aberje, lançada em 2015 e que continua atual. Participaram gestores de comunicação das empresas, sendo que 93% deles afirmaram que as ações na área são predefinidas a partir de um planejamento geral e apenas 7% são imprevistas com fatores inesperados.

Portanto, “comunicação sem planejamento” é um erro grave que pode custar muito caro à empresa.

O planejamento permite a construção de cenários diferenciados levando em conta as ameaças e oportunidades, minimizando riscos de uma exposição indevida; traça metas e objetivos; define prazos e responsabilidades; e principalmente, estipula as métricas a serem utilizadas.

No marketing digital, o planejamento é essencial para o objetivo de engajar os stakeholders. Nele são definidas as buyer personas (públicos de interesse), os canais em que serão encontradas, o conteúdo e as ações a serem desenvolvidas e quais métricas serão utilizadas para monitoramento.

O importante é conquistar relacionamentos consistentes e duradouros, otimizar a presença da marca nas redes para gerar e reter leads qualificados, obter crescimento orgânico com o uso das melhores técnicas de SEO e investimentos nas mídias.

3. Melhore seus conteúdos e sua posição no RankBrain

Todo mundo alguma vez já ouviu falar do conteúdo relevante. Ele é um dos pilares do inbound marketing. Mas devemos buscar, além da relevância, a qualidade do conteúdo. E o que vem a ser qualidade do ponto de vista do RankBrain?

Bem, antes de responder, vamos entender o que é o RankBrain. Trata-se do algoritmo de ranqueamento, criado em 2015, que ajuda o Google a processar resultados e fornecer os mais relevantes para os usuários. O RankBrain é o terceiro fator mais importante no algoritmo de classificação, juntamente com links e conteúdo.

O que já se sabe, é que esses sistemas de inteligência artificial evoluíram de tal maneira que são capazes de identificar o que os indivíduos querem receber. São robôs pensando como seres humanos. E o que todos nós desejamos é receber um texto bem escrito, com informações claras, aprofundadas e de credibilidade.

Portanto, a qualidade do conteúdo já está sendo apontada como uma das grandes tendências da comunicação digital para 2019. Se sua empresa é especialista no tema, é uma “autoridade” no assunto e uma fonte confiável, as chances de um bom posicionamento nos buscadores crescerão significativamente.

4. Monitore constantemente suas ações de comunicação digital

O ambiente digital tem outra grande vantagem. Ele permite a mensuração de resultados das campanhas e ações e disponibiliza uma quantidade enorme de ferramentas.

Mas a recomendação aqui é que os gestores invistam tempo para extrair e analisar corretamente as informações para medir o sucesso das iniciativas ou corrigir rumos. E qualquer iniciativa só faz sentido quando promove uma experiência positiva do consumidor com a sua marca.

5. Lembre-se que o que funcionava no passado não funciona mais

A comunicação digital favorece o diálogo em tempo real, conecta pessoas e marcas, influencia ou determina os resultados de uma eleição, e transformou radicalmente os relacionamentos.

Fazer comunicação no passado era mais fácil, pois bastava a empresa criar o slogan “não é uma Brastemp” para ser reproduzido no dia seguinte por uma legião de pessoas. Hoje, os desafios são bem maiores com as múltiplas plataformas, ferramentas e canais. Reputações são construídas e destruídas num piscar de olhos.

A comunicação de massa deu lugar à individualizada, segmentada. Falar com cada pessoa dá muito mais trabalho do que falar com várias ao mesmo tempo.

Com tantos desafios e questionamentos, o mais sensato é ouvir muito para saber o que dizer.

Busque os melhores especialistas em comunicação digital para ajudar a sua organização a colocar energias e foco no que interessa, ou seja, na experiência positiva do seu cliente com sua marca. Como disse o “papa” do marketing, Philip Kotler, “se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade“.

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