Desbravando o mundo Multicanal para sua empresa se destacar na era da conectividade

Desbravando o mundo Multicanal para sua empresa se destacar na era da conectividade

Marcar presença no universo multicanal já deixou de ser uma questão de escolha para se tornar uma ferramenta valiosa de sobrevivência na era da conectividade, em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Mas não basta apenas fazer parte do universo multicanal, é preciso identificar as oportunidades oferecidas por cada canal e criar as estratégias adequadas e eficientes para fazer sua empresa aparecer e se destacar. Neste artigo, vamos apresentar os benefícios de contar com a consultoria de uma agência de Comunicação e Marketing Digital para garantir uma presença sólida e eficiente em todos os canais, ou seja, redes sociais, websites, aplicativos móveis, centrais de atendimento, dentre outros.

A estratégia multicanal pretende proporcionar uma experiência integrada ao cliente e permite que ele escolha o canal mais conveniente para obter informações, entrar em contato com a empresa ou realizar sua compra. O desafio é criar a estratégia correta para atrair o cliente com o apoio de uma agência experiente.  Cada canal deve promover relacionamento, posicionar a marca, gerar vendas e fidelizar os clientes.

Independentemente do setor ao ramo de atividade da empresa, alguns conceitos são comuns para uma estratégia integrada multicanal. São eles:

1. Conhecer seu público-alvo

Conhecer profundamente o público-alvo é fundamental para realizar uma comunicação assertiva, eficiente e causar impacto. É preciso compreender suas necessidades, desejos, comportamentos e preferências e, com base nesse estudo, realizar as ações de forma mais eficaz. Para conhecer seu público-alvo recomenda-se usar pesquisas de mercado, análise de dados e interações diretas com os clientes, dentre outras ferramentas que permitem obter insights valiosos sobre o seu público.

2. Oferecer conteúdo relevante e personalizado

Com base na definição do público-alvo é possível criar conteúdo relevante, personalizado e atrativo. O conteúdo deve ser desenvolvido para atender aos interesses específicos de cada segmento de público e de acordo com cada canal de comunicação da empresa. A abordagem personalizada gera maior engajamento e conexão emocional com a marca.

3. Promover a integração dos canais de comunicação

A comunicação deve ser criada de forma que seja integrada entre todos os canais utilizados pela empresa. Uma mensagem consistente e alinhada em todos os pontos de contato com os públicos ajuda a fortalecer a imagem da marca e a transmitir confiança e credibilidade. Desenvolva uma presença constante em diferentes canais, como redes sociais, blogs, site, aplicativos, e-mail marketing, entre outros. Isso ajuda a criar uma imagem forte da marca e alcançar um público mais amplo. Mas é necessário adaptar a mensagem e linguagem de acordo com as características de cada plataforma.

4. Redes Sociais

No caso das redes sociais, há pontos de atenção a serem considerados. O Instagram é uma rede bastante visual, o Facebook tem um viés mais informativo e seus públicos podem ser diferentes. Enquanto o YouTube é a principal plataforma de vídeos da Internet, o TikTok conquistou popularidade com vídeos rápidos, inúmeros recursos de filtros, trilhas e efeitos. Já a proposta do LinkedIn é voltada para o ambiente corporativo. Seu grande diferencial é facilitar o relacionamento entre os profissionais no ambiente digital e promover o networking.

5. Site

Desenvolver um bom site também é fundamental para a imagem da marca, já que todos os canais convergem para o endereço online da empresa. Para tornar o site mais atraente e melhorar a experiência dos usuários é preciso definir seu objetivo, seções, um layout atraente e criar conteúdo qualificado e relevante. Um site responsivo com  navegação ágil  é importante para atrair usuários e gerar conversão de vendas.

6. Demais canais

O e-mail marketing e WhatsApp são espaços confortáveis de contato com as marcas. O WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas, é uma das principais plataformas de contato com amigos, familiares e conhecidos. Mas também é uma forma prática e ágil de entrar em contato com marcas e lojas. É possível aproveitar essa plataforma para criar um espaço de relacionamento direto com os consumidores, fazer o atendimento ao consumidor (SAC), criar grupos exclusivos para clientes fiéis, listas de transmissão para divulgar produtos, conteúdos e novidades, dentre outras ações. O e-mail marketing tem como objetivo manter uma comunicação direta entre a empresa e os seus clientes. Ao longo dos anos a abordagem foi evoluindo e essa estratégia de marketing digital passou a ser melhor empregada, tanto para quem vende quanto para quem consome, desde que o conteúdo seja enviado para aqueles que se mostram interessados.

Mas lembre-se, ainda que os canais digitais sejam os mais utilizados, é importante estar presente nos canais offline.  Uma empresa multicanal é aquela que está presente em canais de comunicação distintos para construir relacionamentos sólidos e duradouros.

A ADS é uma agência de comunicação com 52 anos de experiência no mercado e clientes atendidos em todas as áreas. Nossa equipe de especialistas analisa a presença da empresa em todos os canais e traça estratégias de conteúdo dentro dos objetivos da marca. Acompanhamos de perto as tendências do mercado, as mudanças de comportamento do consumidor e as inovações tecnológicas, garantindo que a empresa esteja sempre atualizada e pronta para se adaptar às demandas do mundo multicanal.

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