Empresas apostam na credibilidade dos influencers

Empresas apostam na credibilidade dos influencers

Como o próprio nome sugere, o influenciador digital é capaz de influenciar comportamentos, criar tendências e servir como fonte de informação. Hoje em dia, muitas pessoas acabam mudando a opinião sobre uma determinada marca, produto ou serviço após encontrar na internet um vídeo ou uma resenha no blog de um influencer.

Geralmente, os influenciadores digitais atuam em segmentos específicos ou nichos de mercado, compartilhando gostos, opiniões, apresentando determinados produtos e marcas ou simplesmente registrando um pouco do seu cotidiano. A frequência de postagens e a relação de proximidade com seus seguidores acabam gerando o tão almejado engajamento.

As ações praticadas pelo influenciador digital são pensadas com o intuito de despertar um sentimento no público que é muito positivo para as campanhas publicitárias. O público acaba aceitando melhor a sugestão de um produto ou serviço, seja através da admiração, identificação ou mesmo dessas similaridades de pensamentos e costumes.  

E os protagonistas dessa mudança de opinião são os influenciadores, que a cada dia conquistam mais espaço nas ações de comunicação e marketing das empresas, que até o surgimento dos influenciadores, apostavam em um grupo mais restrito, composto apenas por celebridades, artistas, esportistas ou estrelas de determinados segmentos.

Os “Instagramers”, produtores de conteúdo e “Youtubers” tiveram uma grande ascensão nos últimos anos e já dividem a atenção com veículos tradicionais de mídia como a televisão, rádio e impressos.

Mas antes de escolher um influencer como imagem e porta-voz de uma determinada marca, é importante descobrir se além da “credibilidade”, ele de fato se comunica com seu público de interesse. Após a escolha, a consciência de marca será criada por meio da aproximação orgânica do cliente com seus produtos e serviços.

O primeiro passo é a definição clara do seu público e responder à pergunta: Quem pretendo atingir com a campanha? Após obter a resposta, será o momento de escolher o porta-voz para esta ação. Dependendo do seu mercado, há influenciadores específicos que irão gerar uma taxa de conversão maior por serem especializados naquele segmento, ainda que tenham menor número de seguidores. Eles também são chamados de micro influenciadores.

Outro ponto positivo é a velocidade dos resultados. Uma inserção no Instagram ou um vídeo patrocinado no canal de YouTube gera engajamento imediato, visto que o consumo desse conteúdo é quase instantâneo pelos seguidores.