A importância do endomarketing para sua empresa

Endomarketing: qual é a importância de aplicá-lo em sua empresa

O endomarketing é uma prática muito importante para a integração e engajamento dos colaboradores, trazendo benefícios que, por consequência, surtem efeitos positivos em toda a organização.

Mas afinal, o que é endomarketing? Conhecido também como Marketing Interno, trata-se de uma estratégia que engloba incentivos (premiações) ou ações em geral para valorizar os colaboradores. Além de ser uma forma muito eficaz para engajar e motivar a equipe.

As ações de endomarketing geram importantes impactos nas corporações, uma vez que elas estão diretamente relacionadas ao engajamento dos colaboradores. Quando um colaborador se sente valorizado e engajado no trabalho, além de se empenhar muito mais para gerar bons resultados, as chances de que queira sair e procurar outra oportunidade caem drasticamente. Isso gera um impacto direto e positivo para os gastos da empresa, que não terá custos com novas contratações, pagamento de verbas trabalhistas, além de ter colaboradores felizes e satisfeitos que geram mais resultados, ou seja, todos saem ganhando.  

Através de campanhas eficazes de endomarketing, as empresas atraem e retém mais talentos, o que contribui para o fortalecimento da marca empregadora por meio de estratégias de comunicação e de engajamento que potencializam o sentimento de pertencimento a uma corporação.

Desta forma, o fortalecimento da marca empregadora, conhecido como employer branding, transforma os colaboradores em fonte de disseminação dos valores e comportamentos da empresa como um todo.

Para ações eficazes é necessário que departamento de RH compreenda que essas ações precisam ser executadas com base na experiência e no perfil comportamental de cada colaborador. Conhecendo o perfil comportamental dos profissionais e das equipes, é possível planejar e implementar ações de endomarketing de maneira direcionada e personalizada.

Alguns benefícios do endomarketing:

  • Aumentar o engajamento dos colaboradores;
  • Motivar os profissionais a atingir melhores resultados;
  • Melhorar a comunicação interna, principalmente entre liderança e liderados;
  • Reduzir a rotatividade de profissionais, ao criar um ambiente mais agradável na empresa;
  • Fortalecer a marca empregadora para que as vagas em aberto obtenham mais candidaturas, entre outros.

Agora que você conhece a importância do endomarketing para sua empresa, entre em contato com a gente! A ADS desenvolve estratégias focadas e personalizadas de comunicação interna para otimizar o endomarketing de sua empresa.