Engajamento de stakeholders

Engajamento de stakeholders

Saber identificar as pessoas e os grupos interessados em investir e em consumir seus produtos e serviços interfere na boa gestão de uma marca. Os stakeholders são pessoas ou grupos de pessoas interessadas e impactadas pelo seu negócio. Podem ser tanto investidores como consumidores. São fundamentais para o bom desempenho e sucesso de seu negócio e por isso devem constar no planejamento estratégico traçado pela organização.

As vantagens e benefícios ofertados aos stakeholders em cada ação proposta devem ser previamente analisados e considerados pela empresa para que estejam alinhados às expectativas de ambos, empresa e público consumidor.

Utilizado pela primeira vez durante a década de 80 pelo filósofo norte-americano Robert Edward Freeman, estudioso dos elementos fundamentais para o planejamento estratégico e para a comunicação empresarial, o termo mostrou que se tratava de um erro pensar que apenas os clientes, fornecedores e parceiros comerciais deveriam ser considerados stakeholders

Embora todos esses públicos sejam de interesse, devem ser consideradas também toda e qualquer pessoa ou organização que esteja de certa forma relacionada com a companhia. Para todos esses stakeholders, a empresa terá algum tipo de valor, muitas vezes, econômico.

Tipos de Stakeholders

Stakeholders Primários x Stakeholders Secundários: os primários possuem interferência direta na empresa, como clientes, fornecedores, investidores, concorrentes e colaboradores. Já os secundários são considerados: o governo, a imprensa e a comunidade em geral.

Engajamento de Stakeholders

Elaborar uma estratégia de engajamento com stakeholders é fundamental para obter sucesso e os primeiros passos são:

  1. Identificar os stakeholders
  2. Classificar e priorizar cada “público”
  3. Acompanhar e manter o foco na comunicação com cada público
  4. Analisar o comportamento dos públicos em relação à comunicação realizada
  5. Engajar através da comunicação focada, que permite criar relacionamento

Quer saber mais como engajar os Stakeholders da sua empresa? Entre em contato com a ADS!