A relevância de temas e ações voltadas ao ESG (ambiental, social e governança) segue em alta nas principais companhias globais, com 52% delas tendo estabelecido um conselho multifuncional para o tema, segundo um importante relatório de sustentabilidade. Outro estudo indicou o aspecto estratégico em liderar essa agenda, com 74% dos diretores financeiros apontando graus de envolvimento entre médio e muito alto. Tão importante quanto agir é informar, e neste sentido o LinkedIn torna-se uma plataforma estratégica.
A promoção de conteúdos e informações de ESG das organizações nesta rede social auxilia decisivamente na construção de uma imagem de responsabilidade, permitindo engajar stakeholders relevantes, compartilhar histórias inspiradoras, atrair talentos e fortalecer a reputação da marca. Além disso, se bem trabalhado, o LinkedIn amplia a capacidade de construção de uma vantagem competitiva, em favor de parcerias valiosas e um futuro mais sustentável.
Existem ao menos seis pontos centrais a serem explorados para uma comunicação de sucesso no LinkedIn quanto às temáticas de ESG.
1. Perfil engajador e robusto: uma boa página corporativa terá exposta, de maneira clara e objetiva, a missão, visão e valores da empresa, com destaque aos compromissos ESG. Para isso, conteúdos multiplataforma (imagens, vídeos e áudios) são grandes aliados para exibir projetos e iniciativas. E, como em toda a rede social, hashtags (#ESG, #Sustentabilidade, #ResponsabilidadeSocial, #GovernançaCorporativa, entre outras) contribuem para aumentar o alcance das publicações, que devem ser regulares e auxiliem na conscientização em torno de questões como mudança climática e igualdade de gênero. Além disso, caso possua certificações ou reconhecimento por atividades sustentáveis, é essencial dar visibilidade na página e nos posts.
2. Histórias inspiradoras: lançar mão de cases de sucesso é importante como prova de resultados concretos das ações ESG da companhia, como a redução de emissões, os projetos sociais e as iniciativas de governança. Ainda neste sentido, a participação dos colaboradores, com depoimentos, reforça a humanização da marca, pois desta forma eles expõem como se sentem trabalhando em uma empresa comprometida com o ESG. Ainda dentro de uma estratégia positiva de storytelling, é importante destacar parcerias e iniciativas com outras organizações, como ONGs e instituições que fortaleçam o compromisso com a sustentabilidade.
3. Assunto de qualidade: publicar conteúdo relevante e informativo sobre as práticas ESG de sua empresa deve ser tratado com muita seriedade, seja por artigos ou postagens. Vale utilizar infográficos, vídeos curtos ou outros formatos visuais para tornar suas informações mais atraentes. Neste sentido, a oferta de e-books e whitepapers contribuem para, com maior riqueza de detalhes, aprofundar o conhecimento do seu público quanto aos temas de ESG. Por fim, a ferramenta LinkedIn Live encoraja transmissões ao vivo, quer sejam sobre temas relevantes ou entrevistas com especialistas na área.
4. Engajamento: tão relevante quanto a qualidade do conteúdo no LinkedIn é o retorno dado às opiniões de seus seguidores, sejam internos ou externos. Por isso, responder a comentários e mensagens é um ponto essencial, assim como o compartilhamento de conhecimento por meio da participação em grupos ou em discussões mais amplas dentro da rede social. Há ainda a possibilidade de conhecer melhor a sua audiência em torno de temas relacionados ao ESG por meio de pesquisas e enquetes.
5. Medição: é necessário monitorar de perto as principais métricas de engajamento e interação via LinkedIn Analytics. Ao acompanhar o desempenho das publicações, é possível identificar o que funciona com maior sucesso, fortalecendo o discurso e a amplitude do alcance dos conteúdos, com mensagens mais personalizadas ao público-alvo. Outra aliada é a chamada Análise de Sentimento, pela qual pode-se avaliar o feedback recebido nos comentários e mensagens privadas, ajustando as estratégias ESG conforme as expectativas e preocupações da audiência.
6. Colaboradores e interatividade: a já mencionada participação dos colaboradores deve ser incentivada também como forma de dar capilaridade aos conteúdos de ESG da companhia. Por meio de compartilhamentos, é possível atingir audiências maiores. Outra forma de envolvê-los mais com práticas e ações sustentáveis é a criação de oportunidades para que os colaboradores se envolvam em projetos sociais reconhecidos pela empresa. Por meio deles também é recomendável dar publicidade às práticas de sustentabilidade dentro do ambiente de trabalho, como a redução do uso de plásticos ou programas de reciclagem, por exemplo.
Por meio deste breve roteiro já é possível obter resultados expressivos, pois essas iniciativas estratégicas permitem que as organizações mostrem seu comprometimento com práticas responsáveis e se posicionem como líderes de ESG, promovendo uma imagem positiva e inspiradora junto ao público no LinkedIn. Entretanto, há desafios culturais e corporativos a serem superados para colher bons resultados, como extrair o entendimento correto de dados de sustentabilidade ou obter informações suficientes para atender às demandas informativas.
Com mais de 50 anos de atuação no mercado, a ADS Comunicação Corporativa conhece com profundidade os melhores caminhos e estratégias na hora de construir narrativas robustas e eficientes de ESG para os seus clientes no LinkedIn e demais redes sociais.
Quer saber como a sua organização pode se destacar quando o tema é a sustentabilidade? Fale conosco.