estudo mundia copa do mundo 2018

Estudo mundial analisou os canais de mídias sociais dos jogadores da Copa do Mundo.

Nas próximas quatro semanas, 32 países disputarão a 21ª edição da Copa do Mundo, na Rússia. E, se considerarmos os resultados das mídias sociais, Portugal é o campeão; e o Brasil fica com a 2ª colocação. Somando-se o número de seguidores nas plataformas Facebook, Twitter e Instagram, os 23 jogadores do atual campeão Europeu acumulam mais de 360 milhões de seguidores. E, sozinho, Cristiano Ronaldo, o líder indiscutível entre todos os atletas, conta com incríveis 320 milhões de fãs.

Mas, se graças ao astro Portugal leva esse título para casa, o Brasil não faz feio. O País fica com o vice-campeonato, seguido pela Espanha, com 350 milhões e 333 milhões de fãs, respectivamente. Argentina, com 282 milhões, e Alemanha, com 238 milhões, completam o Top 5. A Seleção Brasileira tem mais seguidores do que 20 dos países que disputam a Copa somados. Entre eles, Croácia, Polônia, Japão, Dinamarca, Rússia, Suécia e Austrália. A lanterna do ranking fica com a novata Islândia, com apenas 700 mil seguidores.

Estas são as principais descobertas de um estudo de mídias sociais conduzidos pela rede de RP internacional ECCO, em parceria com a ADS Comunicação Corporativa, que é a representante oficial no país da rede mundial de agências. Para realizar o levantamento, os especialistas da ECCO  e da ADS analisaram a atividade nas mídias sociais de todos os 23 jogadores convocados dos 32 países participantes do torneio. No total, as agências parceiras da ECCO nos seis continentes analisaram 736 jogadores em todo o mundo. Para a avaliação, o número de seguidores e fãs no Facebook, Twitter e Instagram foram somados.

Juntos, os jogadores têm um total de 2,5 bilhões de seguidores nas três plataformas de mídia social. Sendo que 89% deles (655 jogadores) são ativos nas redes e estão presentes em pelo menos uma delas. Considerando apenas o Instagram, os jogadores têm um total de 1,1 bilhão de seguidores, o que corresponde a uma fatia de 43%. O Instagram claramente é o preferido: 81% dos 736 atletas possuem conta na plataforma.

Por outro lado, cada seleção tem a sua ‘estrela’ nas mídias sociais. Somados, os primeiros lugares de cada uma das 32 seleções têm cerca de 1,2 bilhão de seguidores. O que significa que apenas eles representam 47% do total de seguidores da pesquisa. Sílvia Balzan, diretora da ADS Comunicação Corporativa explica: “Os principais jogadores transformam seus nomes em uma marca e estão entre os mais importantes influenciadores no mundo digital. Seu alcance os tornam embaixadores extremamente atrativos da marca para as empresas. Quase todos os profissionais do futebol no mundo utilizam as redes sociais atualmente. Apenas 10% ainda se negam a fazer parte desse universo”.

Brasil é um dos mais ativos nas redes sociais

Em seis dos países participantes, todos os jogadores convocados estão presentes em pelo menos uma das três redes sociais analisadas pelo estudo. Os brasileiros, por sua vez, são os mais presentes. Todos os jogadores estão ativos, utilizando regularmente 63 perfis dos 69 possíveis nos canais. Apenas o goleiro Cássio, os zagueiros Thiago Silva e Pedro Geromel, o meia Renato Augusto e os atacantes Roberto Firmino e Taison não estão presentes em alguma das plataformas.

E como os jogadores do Brasil estão se saindo? O líder absoluto nesse quesito é Neymar Jr., com 191 milhões de fãs. Na sequência, aparecem Marcelo, com 53 milhões e William e Cássio, com 14 milhões. Os quatro jogadores representam 78% do total da seleção. No geral, além de Cristiano Ronaldo e Neymar Jr., Lionel Messi (Argentina), com 181 milhões, James Rodríguez (Colômbia), com 86 milhões e Andrés Iniesta (Espanha), com 73 milhões de fãs, completam a lista dos cinco primeiros.

A ECCO também investigou em qual plataforma os atletas têm mais fãs e seguidores. O resultado mostra que o Instagram é o primeiro, com 43%, seguido por Facebook com 33% e Twitter com 24%.

Abaixo está o ranking de seguidores (nas três plataformas) dos 32 países que disputam a Copa do Mundo na Rússia:

PaísTotal de seguidores (em milhões)

  1

Portugal

360

2

Brasil

350

3

Espanha

333

4

Argentina

282

5

Alemanha

238

6

Colômbia

226

7

França

127

8

Bélgica

103

9

Uruguai

84

10

México

74

11

Egito

73

12

Inglaterra

63

13

Croácia

45

14

Polônia

43

15

Costa Rica

25

16

Japão

13

17

Marrocos

12

18

Arábia Saudita

12

19

Suíça

11

20

Peru

10

21

Irã

8

22

Senegal

7

23

Nigéria

6

24

Dinamarca

5

25

Austrália

3

26

Rússia

3

27

Suécia

3

28

Panamá

3

29

Coreia do Sul

2

30

Sérvia

2

31

Tunísia

2

32

Islândia

0,7

 

 

E, aqui, a seleção dos 23 jogadores com mais seguidores (nas três plataformas):

JogadorPaísSeguidores

1

Cristiano RonaldoPortugal320 milhões

2

Neymar Jr.Brasil192 milhões

3

Lionel MessiArgentina181 milhões

4

James RodríguezColômbia86 milhões

5

Andrés IniestaEspanha73 milhões

6

Mesüt ÖzilAlemanha71 milhões

7

Wilmar BarriosColômbia70 milhões

8

Sergio RamosEspanha63 milhões

9

Luis SuarezUruguai61 milhões

10

Gerard PiquéEspanha54 milhões

11

MarceloBrasil54 milhões

12

Falcão GarcíaColômbia39 milhões

13

Toni KroosAlemanha37 milhões

14

Paul PogbaFrança35 milhões

15

Sergio AgüeroArgentina33 milhões

16

Antoine GriezmannFrança29 milhões

17

Mohamed SalahEgito28 milhões

18

David de GeaEspanha28 milhões

19

Eden HazardBélgica27 milhões

20

Robert LewandowskiPolônia23 milhões

21

Marco ReusAlemanha23 milhões

22

Manuel NeuerAlemanha22 milhões

23

PepePortugal22 milhões