Fluxograma e sua importância para otimizar a comunicação

Fluxograma e sua importância para otimizar a comunicação

Ferramenta bastante comum em empresas de diversos segmentos, o fluxograma pode oferecer uma série de benefícios, entre eles mais eficiência e agilidade para as organizações. O fluxograma nada mais é do que um conjunto de símbolos utilizados para representar graficamente as etapas de um procedimento, criando desta forma a sequência do passo a passo para a realização do mesmo.

Seu objetivo é facilitar a compreensão do processo a partir do desenho de cada uma das etapas, por isso é considerado uma ferramenta que ajuda a garantir qualidade na gestão de empresas através da comunicação eficiente, e que vem contribuindo com a otimização de processos na comunicação desde sua criação em 1921, pelo engenheiro industrial e especialista em eficiência, Frank Gilbreth.

Através de sua implantação também é possível padronizar todo o processo, que fica documentado e permite que todos os membros de uma equipe possam conferir o que deve ser feito, além de permitir que a forma de realizar cada etapa se torne um padrão entre os colaboradores da empresa.

E sempre que houver alguma dúvida no decorrer do processo, é possível consultar o fluxograma, garantindo que as informações não se percam, além de permitir a revisão e atualização constante do processo, possibilitando a análise crítica, a identificação de falhas e oportunidades de melhoria.

Venha conversar com a gente!

Preencha o formulário abaixo e conheça mais nosso trabalho.