A Geração Z está mudando o mundo corporativo. Estatísticas recentes apontam que cerca de 80% dos consumidores da Geração Z esperam que as marcas e empresas assumam responsabilidade pelos problemas sociais. Além disso, um estudo com foco na população brasileira revelou que a Geração Z norteia seu consumo de acordo com a postura ética e a expressão identitária das marcas.
A Geração Z é a definição sociológica para pessoas nascidas entre 1995 e 2010, que atualmente estão com 10 a 25 anos de idade, e muitas saindo das faculdades para ingressar no mercado de trabalho.
O estudo revelou que as empresas precisam repensar como entregam valores para o consumidor, ajustam a balança entre produção em massa e personalização de produtos, e – mais do que nunca – praticam aquilo que pregam no que diz respeito a marketing e ética do trabalho.
Ainda, segundo várias pesquisas sobre o tema, a chamada Geração Z é amplamente responsável pelo crescimento de reivindicações de caráter político direcionadas às corporações. A mesma pesquisa da McKinsey destaca também que a Geração Z pode ser chamada de “geração verdadeira” ou “geração da verdade” (True Gen). Isso porque, ao mesmo tempo em que ela apresenta constante desconfiança em relação à publicidade e ao marketing, também cobra das corporações um diálogo com suas individualidades e necessidades subjetivas.
Com o aumento das gestões pragmáticas, muitos líderes esperam encontrar soluções concretas de maneira rápida e objetiva. Nem sempre o gerenciamento de processos do negócio estará alinhado às constantes cobranças da sociedade. E é neste momento que a empresa precisa encontrar e propor soluções.
A dicotomia que existe entre as promessas apresentadas pelas empresas e a cobrança da parte dos cada vez mais exigentes consumidores conscientes da Geração Z acaba por estabelecer que é necessário alinhar as demandas de ordem política e as medidas objetivas que visam melhorar a performance corporativa como um todo.
Para harmonizar melhor seus valores com os da Geração Z, as empresas precisam incorporar suas demandas e se envolver de maneira significativa com eles. Isso inclui ser transparente sobre suas práticas éticas, adotar políticas sociais e ambientais responsáveis, além de fornecer um ambiente de trabalho acolhedor e inclusivo para os funcionários da Geração Z. O objetivo final é criar um relacionamento duradouro com a Geração Z, construindo uma reputação positiva e aumentando a fidelidade do cliente.