Um grupo de empresas do setor de energia foi investigado pela Justiça por formação de cartel. Quando as primeiras notícias apareceram na mídia, muitas delas foram pegas de surpresa. Nenhuma delas estava preparada. Além disso, mesmo com a denúncia, continuaram operando como se nada tivesse acontecido. Tanto que os desdobramentos da mídia apontavam que elas tinham combinado os preços pelo Whatsapp. E a sua empresa, também será surpreendida pela falta de um gerenciamento de crise?
Gerenciamento de crise é hoje um dos pilares mais importantes da Comunicação Corporativa. Matéria nobre em muitos cursos, o gerenciamento perpassa por uma série de ações que visam diminuir o impacto de uma crise. Pois, não tenha dúvida, qualquer crise vai impactar a imagem da sua companhia. O que determinará o tamanho do estrago é o gerenciamento correto e a capacidade de responder rapidamente para todos os públicos: colaboradores, comunidade, imprensa, clientes, fornecedores, influenciadores e governo.
Lembram-se da Samarco e do mar de lama? A empresa foi duramente criticada em todos os aspectos. Um deles chamou a atenção da mídia: a demora na resposta e no pronunciamento dos responsáveis da companhia e das duas empresas que compraram o controle dela, BHP e Vale. Faltou gerenciamento de crise.
Nos dois casos, cartel e Samarco, a preparação para a comunicação de crise teria evitado estragos maiores na imagem. No primeiro, um delito foi descoberto e pegou a todos de surpresa. No segundo, um acidente de proporções catastróficas varreu cidades e também todo o trabalho da empresa.
Hoje, é muito comum a contratação de agências especializadas em crises por grandes empresas. As companhias entendem que não podem deixar o problema chegar até elas. Em alguns casos, ainda raros, elas já estão preparadas, com esboços de comunicados prontos, comitê de crise já formado e treinado e uma série de outras ações estabelecidas. São poucas, mas existem. E, nessas horas, estar pronto é fundamental.
Na maioria das vezes, a empresa fica sabendo poucos dias antes ou no momento que a crise eclode. Nessa hora, a mitigação e a resposta precisam ser imediatas. Contar com uma agência de comunicação especializada e preparada é essencial.
A ADS já gerenciou crises de empresas do setor de Óleo e Gás, de Papel e Celulose e de uma infinidade de outras indústrias e setores. Nossa expertise nos permite treinar porta-vozes para enfrentar os questionamentos dos jornalistas de forma rápida para responder ao clamor da população (em casos que envolvem acidentes ambientais, denúncias de corrupção e outros). Também estamos preparados para implantar e conduzir comitês de crise e sala de guerra para atender prontamente a todos os stakeholders.
Mas saiba que não basta conversar apenas com a imprensa. Os colaboradores, a comunidade do entorno e as autoridades governamentais são públicos que também são impactados pela comunicação.
Em casos ambientais, por exemplo, é preciso falar com os órgãos regulatórios para evitar que a empresa seja multada com somas vultosas.
E se você pensou que crise era apenas treinar e gerenciar, espere um pouco. Os textos com informações atualizadas precisam de exatidão. Todos querem saber a extensão do acidente, o número de vítimas e por aí vai. Não ter expertise nessas horas pode deixar você afogado em números e informações desencontradas.
Pior ainda é quando a crise acontece por falta de treinamento do porta-voz, que acaba falando o que não deveria. Como esquecer o caso da Abercrombie & Fitch? O CEO da marca disse uma vez que não queria vender para pessoas obesas. A história é um case famoso.
Aqui vai um resumo:
A empresa amargou queda nas vendas e virou piada. E isso foi em uma época em que o mundo ainda estava tentando entender toda a dinâmica das mídias sociais, o ano era 2013. Com certeza, o profissional não fora bem treinado.
Afinal de contas, você está preparado para uma comunicação de crise?
Se não estiver, nós podemos ajudar sua empresa a lidar com a crise.
Vamos conversar?