Gestores x Momento de Crise

Gestores x Momento de Crise

Gestão de pessoas e gestão de tempo são tarefas fundamentais para o desempenho e sucesso de líderes e corporações. Em situações de crise, a tarefa é amplificada.

Independente de qualquer ação ou situação, o tempo segue passando, portanto, ninguém gere o tempo, mas sim o que faz no decorrer dele. Quanto às pessoas, há duas formas de leva-las à ação: pelo medo ou pelo engajamento. Em ambos os casos, cada indivíduo é quem toma a decisão sobre como reagir ao comportamento do gestor e não este.

Segundo estudos diversos de neurociências, todas as decisões possuem forte influência do fator emocional. Mesmo as decisões com alto teor racional. A motivação é um fator emocional e não racional. Durante uma crise, as reações emocionais são amplificadas de acordo com o direcionamento motivacional de cada um.

Todos, reagimos ao ambiente, seja por afastamento, fuga da dor, medo, aversão, ou por aproximação, ou ainda pela busca do prazer, empatia e atração, por exemplo. Por isso, durante uma crise, a calma e controle emocional são fundamentais para definir as ações tomadas pelo gestor.

Comunicação eficaz, flexibilidade e pensamento estratégico ganham ainda mais destaque durante o momento de crise. O gestor deve ser capaz de manter a calma, controlar suas emoções para conseguir tomar decisões objetivas e racionais.  Também é fundamental que seja capaz de se comunicar com sua equipe e outras partes interessadas de forma clara, objetiva e confiante.

Além de ser capaz de se adaptar de forma rápida às novas situações, estando preparado para replanejar as estratégias e desenvolver ações de longo prazo para enfrentar a crise, o gestor precisa motivar e inspirar sua equipe para que juntos possam trabalhar para resolver o problema.

Algumas dicas para melhorar a gestão durante uma crise:

  1. Comunicação clara e frequente
  2. Abertura e disposição para escutar ideias e sugestões da equipe
  3. Flexibilidade e fácil adaptação
  4. Atitudes para manter a equipe motivada
  5. Seja exemplo, ou seja, aja como espere que sua equipe o faça
  6. Apresente decisões baseadas em fatos
  7. Mantenha a equipe atualizada e motivada

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