Governança Corporativa para o sucesso da organização

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, a governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização, controle e demais partes interessadas.

Na prática trata-se do conjunto de ações adotadas pela organização para fortalecer, alinhar e conciliar os interesses do negócio, dos sócios, dos diretores, acionistas e dos demais stakeholders aos órgãos de fiscalização e regulamentação.

De acordo com recentes pesquisas, 9 em cada 10 empresas abertas atribuem os investimentos em governança ao amadurecimento da organização, principalmente entre as melhorias no campo da prestação de contas e apresentação de relatórios.

Isso significa que a evolução natural de uma organização junto ao mercado pode ser acelerada ou desacelerada, de acordo com vários fatores, entre os quais se destacam as medidas relacionadas aos princípios da governança ou a ausência delas.

Para aplicar a Governança, é essencial promover medidas de adequação, prestação de contas e responsabilidade ao longo de toda estrutura corporativa, ou seja, impactando do mais alto ao mais baixo nível hierárquico, chegando também aos stakeholders internos e externos.

A governança corporativa assegura que os interesses dos administradores estejam alinhados aos interesses dos donos do negócio, garantindo que os processos e as estratégias sejam seguidos corretamente, além de promover uma cultura de prestação de contas precisa.

Seu objetivo é zelar pela longevidade do negócio, assegurando o crescimento saudável da empresa através de uma visão 360°, que garanta um bom relacionamento com a sociedade como um todo.

Uma boa governança corporativa é capaz de valorizar a imagem da empresa por meio da ética e da promoção dos bons valores corporativos. Uma empresa que não presta contas,  envolvida em problemas e que não se mostra confiável certamente tem sua imagem abalada perante o público interno e externo. A governança corporativa, por sua vez, garante que a organização siga o caminho oposto e se mostre confiável perante seus stakeholders.

Investir em governança corporativa aumenta o valor de mercado e a competitividade de uma empresa. Contribui para a valorização de sua imagem, para atrair investidores, evita escândalos e ainda ajuda a reter talentos. Esses benefícios podem ser sentidos no valor da marca e em seu balanço financeiro.

Os 4 princípios básicos da governança corporativa são: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

Transparência

Disponibilizar dados e informações constantemente aos stakeholders. Também é importante que essas informações estejam disponíveis com fácil acesso.

Equidade

Todas as partes interessadas, independentemente do cargo que ocupam ou o nível de participação na empresa, devem ser tratadas de forma justa e equânime.

Prestação de contas (accountability)

A administração deve prestar contas de forma clara e compreensível periodicamente sobre toda movimentação econômico-financeira.

Responsabilidade corporativa Esse princípio abrange o zelo por todo o ambiente e sistemas em que a empresa está incluída. Isso inclui responsabilidade financeira, ambiental, forma de tratamento com os colaboradores, e qualquer outro dos mais diversos capitais da empresa.