Hora de planejar a comunicação da sua empresa para 2022

O ano de 2021 está acabando e, como todo fim de ano, chega o momento de fazer uma retrospectiva e também planos para o próximo ano. A boa notícia é que, devagar, as coisas estão voltando ao normal e é hora de planejar um dos pilares de qualquer negócio bem-sucedido: a comunicação.

Em primeiro lugar, fica a pergunta. Por que investir em Comunicação? Uma pesquisa da Stanford Research Institute International e a Carnegie Mellon Foundation descobriu que apenas 25% do sucesso de um trabalho de longo prazo depende de habilidades técnicas; 75% dependem do domínio de soft skills, as chamadas “habilidades pessoais”, sendo que a comunicação é a habilidade básica primordial em todos os setores.

Por trás de toda marca, existem pessoas, e essas são as responsáveis por definir e planejar a comunicação de qualquer empresa, seja ela interna ou externa.

Dito isso, continue lendo esse artigo para descobrir as tendências para 2022 e de que forma você pode começar a planejar a comunicação da sua empresa de maneira eficiente.

Defina metas

É clichê, mas não há como fugir. Todo novo ano precisa começar com novas metas. E, para as empresas, isso é ainda mais relevante. No entanto, existe uma maneira correta de fazer isso. Não basta rabiscar números ambiciosos num papel e dizer que todos os setores precisam alcançá-los. Sem uma estratégia sólida, as chances de dar errado são grandes.

É óbvio que as metas precisam ser SMART, ou seja, Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporal, mas é fundamental que elas estejam alinhadas com as necessidades do negócio.

O primeiro passo após definir as metas, é descobrir quais campanhas irão apoiá-las, que podem envolver a Imprensa, redes sociais, publicidade, marketing online e off-line ou todas elas de maneira integrada.

Aqui vale a dica de ouro. Seja realista, não defina metas e KPIs elevados se você não pretende aumentar o orçamento em relação ao ano anterior, bem como não adianta adotar novos canais, se seu público não estará lá. Concentre-se no que funciona!

Invista na integração dos canais

Mais do que nunca, a tecnologia se mostrou uma aliada indispensável até para manterem os negócios funcionando nesses últimos dois anos. Contudo, na pressa de se adaptar digitalmente, muitas empresas acabaram criando ainda mais complexidade em seus processos e sobrecarregando digitalmente as equipes.

Em outras palavras, o que as empresas precisarão para 2022 não são novas maneiras de se conectar, mas sim novas formas de otimizar as comunicações e interações existentes. As soluções certas são aquelas que funcionam de qualquer lugar e possibilitam reduzir custos.

Quais os principais recursos a serem procurados nessas tecnologias? Retorno sobre o investimento (ROI); Inteligência Artificial, para oferecer experiências personalizadas aos clientes e colaboradores; padrões avançados de segurança e conformidade; integração perfeita com o ecossistema digital e controles analíticos e administrativos.

Adote uma comunicação humanizada

A comunicação humanizada não é um conceito novo e, tampouco, surgiu em meio à pandemia, mas nunca antes foi tão importante. A contratação de colaboradores para atuarem de forma remota, nesses últimos anos, trouxe também uma carência humana, que impacta diretamente na conexão com o consumidor. Apesar dos benefícios da digitalização, isso também significa novos desafios de conexão e novas barreiras de comunicação que as empresas precisarão superar.

Mas como fazer isso? Com um atendimento personalizado, próximo e humano, mesmo que à distância. Você não precisa estar próximo do cliente fisicamente, mas precisa estreitar relacionamentos se quiser gerar mais oportunidades.

Um relatório da Future Shopper Report 2021, produzido pela Wunderman Thompson em parceria com a Enext, mostrou que, mesmo com a reabertura dos estabelecimentos, 72% dos consumidores ainda vão preferir continuar utilizando o e-commerce. Os dados denotam uma mudança de hábitos e comportamentos do consumidor.

Mesmo que você não tenha um e-commerce, é hora de adaptar a sua comunicação em todos os canais digitais. O fato é que a comunicação eficaz sustenta a capacidade de fornecer todas essas novas experiências para funcionários, clientes e partes interessadas – fazendo toda a diferença na capacidade das empresas de entregar resultados rapidamente.

Tenha um plano de contingência

Aqui o lema é: planeje-se, mas esteja preparado para mudar. É claro que as atividades podem e devem ser planejadas com antecedência, mas imprevistos acontecem e também precisamos nos adaptar a eles.

Para cada meta definida, trace o melhor e o pior cenário, assim você pode montar um plano de contingência caso as coisas não saiam como o previsto.

E esse é um dos principais motivos para começar a planejar agora e não esperar até janeiro. Se você não sabe como fazer isso, conte com a expertise da ADS, uma agência com cinco décadas de mercado, especializada em estratégias de comunicação e marketing para algumas das marcas mais reconhecidas mundialmente.