IA já faz a diferença na Comunicação Interna. Saiba mais sobre esta e outras 6 tendências para 2024

IA já faz a diferença na Comunicação Interna. Saiba mais sobre esta e outras 5 tendências para 2024

Integrar, organizar e promover o bom relacionamento entre colaboradores. A Comunicação Interna (CI) tem esses elementos como protagonistas essenciais para toda empresa. O mais alto grau de ajuste dentro de uma organização vai além do ato de se comunicar, atingindo diretamente o engajamento, a produtividade, os custos e as receitas dos negócios.

É por meio da CI que as principais informações são repassadas, conectando todas as cadeias que compõem o ecossistema de uma companhia, traçando a colaboração e a troca como aspectos que unam todos em prol de um mesmo objetivo e meta. Naturalmente, quanto maior a empresa, mais diversos podem ser os seus colaboradores, o que impõe um considerável desafio.

Como em todo início de ano, a discussão sobre tendências existe e, assim como em outras áreas, a Inteligência Artificial (IA) também já representa um avanço dentro da CI. Com essa nova tecnologia, é possível impulsionar ferramentas já amplamente utilizadas pelos Recursos Humanos (RHs) das organizações, porém não devemos nos esquecer de ações e modelos que a tecnologia (ainda) não realiza por conta própria.

Acompanhe 6 tendências centrais para a CI em 2024.

1. Inteligência Artificial

O lançamento do ChatGPT pela Open AI, em novembro de 2022, foi o grande estopim para a corrida pela Inteligência Artificial e os seus desejados benefícios, sobretudo no que tange a eficiência, competitividade e inovação. Para a Comunicação Interna, usufruir de plataformas e modelos de linguagem que possam executar tarefas repetitivas ou de baixo grau de complexidade pode trazer vários benefícios.

Usar a IA na CI pode contar com diversos apoios da tecnologia para engajar os colaboradores, seja por meio de:

  • Chatbots (assistentes virtuais), podendo responder perguntas e prestar informações em tempo real;
  • Conteúdos personalizados (bases de dados podem produzir perfis individualizados dos colaboradores, entregando interações individualizadas);
  • Automação de ações operacionais como agendas, comunicados, newsletters, notificações e outros avisos/documentos, deixando os profissionais de CI aptos a lidar com atividades mais criativas e estratégicas;
  • Análise de dados que permitam a troca de informações entre a companhia e os seus colaboradores, dando base a avaliações periódicas e de  desempenho, que possam aprimorar a CI de maneira constante;
  • Possibilidade de produção de conteúdos multiplataforma com o auxílio da IA, seja em texto (ChatGPT), em imagens (DALL E-2), em voz (Murf AI); e em vídeo (Wisecut); ou ainda auxiliando com reuniões (Fireflies); análise de personalidades (Crystal); e criando apresentações (Beautiful.AI).

2. Estratégia em alta

Se o avanço tecnológico pode somar e muito na CI de 2024 em diante, o mesmo vale para o famoso “feijão com arroz” que integra o aspecto estratégico de toda comunicação que busque envolver e engajar  os colaboradores de uma empresa. Para isso, é preciso partir de três pontos fundamentais:

  • Um diagnóstico do que está sendo realizado na Comunicação Interna da companhia, considerando quais canais são utilizados na atualidade e a devida mensuração do alcance de cada um deles. Além disso, é preciso entender as eventuais falhas e dificuldades que todos os colaboradores encontram ao usá-los no dia a dia, entendendo o que isso acarreta aos negócios.
  • Um objetivo prático e claro do que se quer atingir, com base no diagnóstico realizado. A descrição de processos e ações prioritárias, a fim de otimizar ou corrigir o que não funciona de acordo na CI, é um dos primeiros passos para esse planejamento com foco no futuro a curto, médio e longo prazos.
  • Ciente do cenário presente e do que precisa mudar, parte-se para tirar do papel todas as iniciativas estratégicas listadas, dentro da possibilidade da organização, em favor do aumento da eficiência da CI. É aqui que os avanços da tecnologia, sobretudo no ambiente digital, podem trazer muitos ganhos, caso exista essa possibilidade e adesão.

3. Os meios justificam os fins

Podemos julgar aceitável qualquer método para chegar a objetivos que forem considerados importantes, não é mesmo? Pelo menos no caso da CI, isso vale quando pensamos na possibilidade de diálogos abertos entre os times, entre os níveis hierárquicos, dando maior transparência e gerando maior engajamento. Mais seguro e se sentindo parte da organização, o colaborador também pensará duas vezes antes de mudar de empresa, sendo peça essencial na engrenagem que dá mais produtividade, eficiência e resultados aos negócios.

Falando ainda sobre meios e fins, é importante trabalhar as mensagens de maneira clara e considerando cada setor da empresa, sobretudo naquelas de grande porte. É assim que tudo estará claro, do estagiário ao CEO, o que evita falhas de comunicação, entendimentos equivocados e até mesmo as fofocas.

O formato para transmitir as informações internas também deve ser estratégico e visto com cuidado, considerando cada arquitetura empresarial. O uso da Intranet, do e-mail, da TV corporativa, dos chatbots, murais ou até mesmo de aplicativos corporativos podem ser essenciais, tanto para repassar mensagens quanto para receber feedbacks.

4. Além do “como”, o “o que”

A Comunicação Interna não pode se satisfazer apenas com comunicados e informações institucionais para engajar os seus colaboradores. Há uma gama ampla de conteúdos e assuntos que interessam dentro e fora da empresa, e saber sobre o que falar com o seu corpo laboral tem impacto direto no sucesso ou fracasso de um bom plano para CI.

Aqui cabe listar alguns conteúdos certeiros na hora de se comunicar com todo o seu ecossistema interno:

  • Saúde
  • Bem-estar
  • Feedbacks
  • Pesquisas
  • Anúncios internos
  • Campanhas
  • Conteúdos noticiosos
  • Conquistas da companhia e seus times
  • Conteúdos sobre interatividade
  • Notícias do setor
  • Atualizações das redes sociais

5. Reconhecimento e socialização

Uma boa CI também pode se beneficiar de iniciativas simples, como reconhecer os bons profissionais da empresa. Tão logo identificados aqueles que cumprem bem as suas metas e objetivos, um feedback claro e objetivo pode motivar ainda mais cada colaborador, fortalecendo também o employer branding dentro e fora da organização.

Em tempos nos quais vemos questões em torno do home office, a interação entre colaboradores também tem grande relevância, seja durante o expediente ou fora dele. Coffee breaks ou encontros em espaços para além da empresa podem contribuir para uma maior interação que, consequentemente, pode levar ao engajamento de todos, impactando por fim os resultados dos negócios.

Uma CI que considere esses dois aspectos também poderá se beneficiar quando precisar lidar com o gerenciamento de crises e com o clima organizacional.

6. Coroe tudo com um bom endomarketing

Com todos esses pontos sugeridos em andamento, é preciso dar visibilidade interna a tudo isso. Dessa forma, um bom endomarketing (o marketing interno) dá maior amplitude ao que é feito na CI de cada companhia. Aqui a meta é conquistar o público interno, aproveitando-se do ambiente de engajamento em prol do sucesso da empresa.

Por meio do endomarketing é possível atacar aspectos vinculados à produtividade ou à rotatividade de colaboradores, influenciando de maneira positiva todo o corpo de trabalho. Para isso, nada melhor do que campanhas de satisfação, programas de bem-estar, fortalecimento da cultura e políticas de benefícios para os colaboradores, como ofertas de capacitação.

Complementada pelo marketing interno, a Comunicação Interna tem tudo para impactar decisivamente os seus negócios! Quer saber como usar as principais estratégias e tecnologias, como a IA, na sua Comunicação Interna? Fale conosco.

A ADS Comunicação Corporativa é uma agência com mais de 50 anos de atuação e ampla experiência para colocar a comunicação de sua empresa, marca ou produto na vanguarda, por meio de estratégias e processos de comunicação alinhados com as últimas tendências de mercado.