O Dia Mundial do Meio Ambiente, dia 5 de junho, mostrou que não temos muitos motivos para comemorar. Em 2023, segundo dados da Yale Climate Connections, ocorreram 63 grandes desastres climáticos e meteorológicos no mundo. A OMS por sua vez, estima que 90% da população mundial respira o ar abaixo da qualidade adequada. A tragédia das enchentes do Rio Grande do Sul reacendeu a preocupação das pessoas com as questões climáticas.
O fato é que diante de tudo isso, as empresas estão sendo cada vez mais cobradas por governos e sociedade para intensificarem suas ações de descarbonização. Este compromisso com as questões climáticas é cada vez mais crucial, tanto para a sustentabilidade do planeta quanto para a reputação das organizações.
Empresas que demonstram um compromisso genuíno com suas responsabilidades socioambientais tendem a ser percebidas de forma mais positiva pelos consumidores, investidores, funcionários e outras partes interessadas. Isso, por sua vez, pode melhorar significativamente sua imagem.
Essas contribuições no combate às mudanças climáticas podem ocorrer de várias maneiras, incluindo mudanças de fontes de geração de energia para não emissoras de poluentes, eletrificação de sistemas que dependem de combustíveis fósseis e aumento da eficiência energética para reduzir emissões de carbono. As empresas que já aderiram em maior ou menor grau a estes processos estão anos luz à frente das demais.
Mas para que as ações sejam percebidas é preciso divulgar e engajar as pessoas direta ou indiretamente impactadas. A comunicação transparente e estratégica desempenha um papel fundamental nesse sentido. As empresas devem comunicar suas ações e compromissos relacionados às mudanças climáticas de forma clara e consistente, publicando relatórios detalhados sobre suas práticas ambientais, envolvendo clientes, funcionários, investidores e comunidades nas discussões sobre sustentabilidade, criando campanhas de educação e conscientização e sendo transparentes sobre os desafios enfrentados e os progressos realizados na jornada rumo à sustentabilidade.
É notório que empresas que lideram ações climáticas e comunicam seus esforços de maneira eficaz podem ganhar a confiança do público e se destacar no mercado com reflexo sobre sua reputação e sucesso nos negócios.
Apesar dos benefícios claros, a adoção de práticas sustentáveis apresenta desafios para as empresas. Implementar práticas sustentáveis muitas vezes requer investimentos significativos em tecnologias, treinamento e infraestrutura, o que pode ser um obstáculo, especialmente para empresas de menor porte. Além disso, a transição para práticas sustentáveis pode encontrar resistência dentro da própria organização e a falta de conhecimento especializado em sustentabilidade dificulta a adoção dessas medidas. Novamente a comunicação é essencial para lidar e enfrentar resistências, engajar e motivar ações colaborativas nas equipes.
Gerenciar as complexidades das questões ambientais e sociais e encontrar o equilíbrio entre lucro e sustentabilidade são desafios a serem superados. No entanto, várias empresas têm enfrentado com sucesso esses desafios e se destacado em suas trajetórias sustentáveis. Exemplos inspiradores são facilmente encontrados nos mais variados segmentos. Essas empresas demonstram que é possível combinar sucesso nos negócios com práticas sustentáveis, incentivando outras organizações a seguirem o mesmo caminho.
Abaixo, algumas recomendações para comunicar as ações de sustentabilidade de forma eficaz.
- Defina metas e objetivos claros do que deve ser comunicado
- Evite o greenwashing (marketing enganoso de sustentabilidade)
- Seja transparente na comunicação, engajando as partes interessadas e humanizando a mensagem
- Evite clichês e garanta credibilidade e autenticidade em todas as ações relacionadas à sustentabilidade.
Se sua empresa precisa de uma comunicação eficaz para programas de sustentabilidade, não apenas por uma questão de imagem pública mas também como parte essencial da estratégia de negócios, procure os especialistas da ADS.