A diferença de se certificar para o marketing de influência

ADS Certificada em Marketing de Influência

O trabalho com marketing de influência já é realidade para as empresas que desejam explorar as redes sociais, impulsionadas por personalidades que atraem para seus perfis milhares, ou mesmo milhões, de seguidores. Os influenciadores digitais estão dominando a Internet e devem ser encarados como uma mídia que as marcas não podem desprezar. Por quê?

Confiança é a palavra-chave dessa resposta. Ao mesmo tempo em que as marcas passam por uma crise de confiança, por parte dos consumidores, pouco afeitos ao sucesso delas e cansados de serem importunados pelas mensagens invasivas da propaganda convencional, esses mesmos consumidores tendem a dar mais atenção ao que outros consumidores estão dizendo. Conclusão: as pessoas ouvem umas às outras!

Parar para ouvir o que o outro tem a dizer, e eventualmente reagir a isso, é basicamente o que acontece sempre que abrimos nossas redes sociais e nos deparamos com as postagens dos canais que seguimos. Logo, quem tem mais seguidores é mais ouvido e sua mensagem repercute mais. Até porque os seguidores são fãs, pessoas que confiam no que o influenciador recomenda. Se o influenciador com perfil adequado recomendar um produto ou serviço para o público adequado, a marca estará com boas chances de se dar bem com o marketing de influência.

Porém, a organização de campanha com influenciadores digitais requer preparo por parte dos departamentos e agências de comunicação corporativa como a ADS, que vai muito além da simples identificação dos influenciadores certos para se atingir os resultados esperados. Por exemplo: gerir todo o processo, pensar estrategicamente, alinhar as mensagens que serão comunicadas, entre outras tarefas.

É preciso se certificar para oferecer uma organização de campanha de marketing de influência profissional e eficiente, conforme indica Rodrigo Azevedo, CEO e Fundador do Grupo Comunique-se, que desenvolveu a plataforma Influency.me. Não por acaso, a ADS Comunicação Corporativa foi a primeira agência credenciada pela Influency.me. Saiba melhor o que isso significa e qual sua importância, nessa entrevista abaixo com o próprio Rodrigo:

Como você conceituaria, em poucas palavras, o marketing de influência?

Significa trabalhar com pessoas que são consideradas influenciadoras, para promover marcas, produtos ou serviços. É o ciclo contínuo de identificar, engajar, contratar e apoiar esses influenciadores para se atingir o objetivo de uma campanha.

​Por que as empresas devem investir e as agências devem se habilitar para trabalhar com marketing de influência?

As empresas devem trabalhar com ​agências de comunicação corporativas certificadas, para garantir que os melhores resultados sejam atingidos. O maior inimigo do marketing de influência é fazer mal feito. E muitas agências ou mesmo departamentos internos acham que sabem fazer, mas não sabem. 

Quais os desafios e obstáculos que o marketing de influência enfrenta para ser bem-sucedido e trazer os resultados esperados no mercado nacional?

O maior desafio é acabar com o achismo e garantir que o método seja aplicado do jeito certo. Muitas empresas que acham que sabem fazer levam uma experiência ruim gerando um ciclo vicioso: profissionais mal preparados, gerando experiências ruins, prejudicando o mercado. Por isso decidimos criar a certificação, para garantir um nível excelente para as agências e, consequentemente, mais resultados nas ações.​ 

Uma vez que as agências e empresas se conscientizam e resolvem investir no marketing de influência, como se preparar para fazer bem feito?

Em nossa visão pragmática, só tem um jeito: certificação. Pois assim esses profissionais ganharão muito tempo sem precisar ficar aprendendo na tentativa e erro. ​ 

Existe alguma técnica de vendas que as agências devem buscar para oferecer um novo serviço a clientes e prospects, como no caso do marketing de influência? Se sim, em que ela consiste?

Gostamos do método SPIN, que significa: Situation, Problem, Implication, and Need-payoff​. 

Um provável empecilho para uma marca começar a investir nesse formato de marketing seria a percepção de que precisaria de um alto investimento para contratar influenciadores badalados, e que portanto cobrarão caro em qualquer campanha. Quais as alternativas diante desse cenário?

As campanhas com maiores resultados são justamente aquelas realizadas com influenciadores menores e mais segmentados, com custo mais acessível ou mesmo que trabalham com permuta. Trabalhar com influenciadores é bastante mais barato do que qualquer outro tipo de mídia.​ 

Temos presenciado casos de campanhas que dão errado, como más experiências para marcas e influenciadores, que inclusive reverberam nas redes sociais. Por que isso acontece e como evitar?

Por conta disso que venho frisando: empresas com baixa capacitação geram experiências ruins. Na prática, uma ação com influenciadores para dar certo precisa apenas de três fatores: influenciador certo, passando a mensagem certa, para o público certo. Parece simples, mas no meio disso tem um monte de cuidados para serem tomados.​ 

Diante de uma infinidade de influenciadores digitais que surgem e se consolidam diariamente, como mapear corretamente aqueles de que eu preciso para obter os resultados que busco com a minha campanha?

Não tem jeito. Precisa fazer uma ‘curadoria’, entrando em um por um, analisando a qualidade dos posts, sem tem aderência com o objetivo da campanha. E a plataforma Influency.me torna esse processo bastante mais rápido.​ 

Quais os diferentes objetivos e expectativas que podem ser atingidos por meio de campanhas de marketing de influência?

Podemos agrupar os objetivos em três: objetivos de brand awareness, que visam tornar algo mais conhecido do que era antes do início da campanha; objetivos de conversão, que visam levar a audiência a realizar alguma ação, como uma compra, download, assinatura; e objetivos de geração de conteúdo, quando um influenciador produz um conteúdo em nome da marca, para que essa use em suas redes.​ 

Após saber o que o cliente deseja com a campanha, o que a agência deve prever na fase de planejamento, antes de dar início à ativação dos influenciadores?

O método, que é explicado na certificação, começa esclarecendo que o item número um é transformar esse objetivo em uma declaração que demonstre o que se deseja atingir com aquela ação. No caso de uma campanha do tipo “brand awareness”, poderia ser algo como “Lançar o produto em nível nacional, junto aos públicos A e B”. Ou no caso de conversão “Gerar 100 mil downloads de meu app”. Pois isso vai permitir construir o planejamento, definindo as personas certas, influenciadores certos e mensagem certa.​ 

O que significa para o Influency.me ter a ADS Comunicação Corporativa como primeira agência de comunicação certificada pela plataforma?

Significa que estreamos o programa de parcerias com pé direito, já que trouxemos para o programa uma agência respeitada no mercado, com décadas de atuação.​ 

Com a certificação, a ADS passa a ser uma agência diferenciada no mercado de marketing de influência? Quais são os diferenciais conquistados?

​Sim. ​Passa a ter todo o conhecimento necessário para garantir que campanhas com influenciadores sempre deem certo. Tem acesso ao software número 1 do mercado, que vai ajudar a tomar melhores decisões nas escolhas de influenciadores e otimizar o trabalho. Por fim, o maior beneficiado é o cliente.

Como vocês perceberam o processo de certificação da ADS?

Ficamos muito impressionados com o entusiasmo de todo o time, que se dedicou de maneira formidável. Nos deu muita energia e tivemos também a oportunidade de melhorar no processo, por conta dos feedbacks de uma agência experiente.​ 

O que o mercado pode esperar da ADS Comunicação Corporativa com a certificação?

Pode esperar uma contribuição significativa no que temos chamado de ‘ciclo virtuoso da influência’: uma agência super bem preparada, gerando planos corretos, execução impecável, experiência para o cliente, impressionando, gerando mais planos, mais execução e ótimas experiências.

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