Marketing de Influência

Veja como o Marketing de Influência pode aumentar suas vendas

By ADS Comunicação Corporativa

Há tempos que as práticas de interrupção utilizadas pelas mídias tradicionais para a veiculação de publicidade deixaram de ser a forma mais adequada de atrair os públicos de interesse ou buyer personas.

Como chamar a atenção de clientes em potencial e aumentar o número de vendas de uma empresa numa sociedade globalizada, dinâmica e veloz em que pessoas vivem conectadas e sendo bombardeadas por informações vindas de todos os lados, o tempo todo?

Entre os desafios encarados pelos profissionais da comunicação corporativa está o de produzir conteúdo relevante sobre um produto ou serviço para determinado público-alvo e encontrar mecanismos assertivos para falar com esse nicho específico de pessoas, de forma a impactá-las positivamente, seja para posicionar a marca, converter leads ou contribuir para o aumento substancial de faturamento.

Neste cenário, o Marketing de Influência surgiu como proposta, entre as tantas variações do marketing, para empresas que buscam chamar a atenção, atrair e reter novos clientes.

A estratégia de mapear pessoas que estejam nas redes sociais, com poucos ou muitos seguidores, que tenham o perfil do público que se quer atingir e que se relacionem com pessoas com interesses semelhantes, já é muito utilizada e resulta em acréscimo real na geração de leads e possível conversão em vendas.

Estudos já publicados por diferentes órgãos e institutos, que avaliaram o comportamento de internautas em todo o País, mostram que a grande maioria dos brasileiros já consumiu produtos ou serviços após a indicação de influenciadores digitais.

Cases de sucesso também atestam as benesses da aplicação de estratégias do Marketing de Influência em planos de ações de comunicação. Em campanha desenvolvida pela Volkswagen Brasil foi possível, por exemplo, impactar o público feminino, que em geral não está no perfil dos leitores de revistas especializadas do setor automotivo.

Mas posicionar e sustentar uma marca de forma transparente com digital influencers requer também a definição de estratégias e iniciativas eficientes para antever situações de crises, com a atuação de equipes alinhadas e profissionais experientes.

Se sua empresa entende o Marketing de Influência como uma estratégia aplicável ao negócio, confira cinco dicas rápidas para desenvolver uma campanha e aumentar seu volume de vendas:

1. Estabeleça a sua meta:

Saber aonde se quer chegar com o planejamento e execução de uma campanha de Marketing de Influência é o primeiro passo. A partir daí, com o apoio de uma agência especializada, será possível alinhar a melhor estratégia para alcançar os resultados.

2. Delimite o budget disponível:

O Marketing de Influência oferece diversas possibilidades e engana-se quem pensa que só empresas dispostas a fazer altos investimentos podem realizar esse tipo de ação. Não esqueça que tudo vai depender do tamanho do projeto e da audiência do(s) digital influencer(s) escolhido(s).

3. Escolha uma agência séria e especializada:

A seleção de influenciadores requer capacitação. Encontrá-los e avaliá-los, negociar com eles, monitorar a campanha, criar o engajamento, elaborar relatórios e, ainda, manter o bom relacionamento construído, são tarefas para especialistas.

4. Forneça informações que agreguem valor à marca ou produto:

É importante munir os influenciadores com dados positivos sobre a sua empresa e o trabalho desempenhado por ela. Dessa forma, além dele ser interlocutor da marca, conseguirá estabelecer diálogo, chamar a atenção de potenciais clientes e ajudar a aumentar as suas vendas.

5. Esteja preparado para possíveis crises:

Marcas já foram afetadas por estarem associadas a influenciadores que tiveram exposições negativas. Há também digital influencers que não querem estar associados a certas marcas. Neste momento, sua equipe de comunicação entrará em ação e saberá como agir.

Quer saber mais sobre o Marketing de Influência e turbinar as vendas da sua empresa? Agende uma visita e venha tomar um café conosco. A ADS pode te ajudar neste processo!