O protagonismo da Comunicação Interna

By ADS Comunicação Corporativa

É fato que em 2020, a Comunicação Interna ganhou um protagonismo nunca antes visto nas organizações. Ela foi essencial para a manutenção da motivação e produtividade das equipes diante de um cenário de incertezas e da transformação das relações de trabalho com a mudança do modelo presencial para o sistema de home office.

Com o início da vacinação em 2021, a institucionalização do trabalho de forma híbrida vem ganhando consistência, até porque as empresas perceberam no bolso a economia com a redução de custos. Por outro lado, os colaboradores sentiram de perto os impactos da proximidade com a família ou de não ter de lidar com o trânsito ou transporte coletivo.

Portanto, o novo desafio das áreas de Comunicação é ajudar as organizações na migração, em muitos casos, do home office ao híbrido ou 100% presencial nas empresas.

Os colaboradores que estão em home office desde o início da pandemia, sentem falta do contato pessoal com os colegas. Nessa readaptação, cabe aos gestores de RH e comunicação proporcionarem um ambiente seguro e acolhedor para o retorno ao trabalho, criando mecanismo de engajamento.

Para as empresas que já adotaram o sistema presencial em 100% das suas operações, a Comunicação Interna foi essencial para dar segurança aos colaboradores, comunicando e incentivando a observação dos protocolos de limpeza e higienização. Mais do que isso, coube às áreas de Comunicação a tarefa de manter as equipes informadas sobre a realidade das organizações, impactos da pandemia nos resultados, estratégias para a recuperação e, especialmente, o papel e a importância de cada membro da organização para o seu crescimento.

Cada vez mais estratégica, a Comunicação Interna buscou em 2020 manter o sentimento de pertencimento das pessoas às organizações com a busca de novos canais e plataformas de comunicação. Agora, organizar o fluxo da comunicação por via presencial e remota ao mesmo tempo requer uma visão mais abrangente dos recursos e conteúdos a serem disponibilizados, promovendo a confiança dos colaboradores nos rumos que a empresa pretende seguir.

A especialização e os aprendizados que os profissionais da área conquistaram no ano passado ao lidarem com o imprevisível, vão contribuir neste processo de resgate da força das marcas empregadoras por meio da valorização dos atuais colaboradores e da atração de novos talentos. As plataformas digitais vieram para ficar. Cabe agora criar e ajustar canais e conteúdos para adaptá-los ao novo momento do País.

Abaixo algumas dicas para um plano de Comunicação Interna para 2021

  • Organizar um ambiente seguro e acolhedor para o retorno ao presencial;
  • Criar um Plano de Contingência que vise a adoção de medidas para a manutenção do home office, híbrido ou 100% presencial.
  • Promover dinâmicas de integração para os colaboradores que estiverem no sistema presencial, remoto ou híbrido.
  • Redefinir a necessidade de viagens nacionais ou internacionais;
  • Manter reuniões remotas dentro das possibilidades;
  • Reforçar a comunicação sobre os cuidados com a higienização já que a vacinação no Brasil não atingirá 100% da população num primeiro momento e nem garante a proteção completa ao vírus e suas novas variantes;
  • Incentivar que os funcionários se informem apenas através de canais oficiais e que não compartilhem nenhum tipo de conteúdo de origem duvidosa;
  • Criar campanhas de integração, motivação e engajamento promovendo o sentimento de pertencimento dos colaboradores;
  • Elaborar materiais impressos e/ou virtuais com novidades e informações importantes sobre a doença e o andamento do processo de vacinação;
  • Ser claro e transparente em relação aos resultados das empresas com os impactos da pandemia, metas de crescimento e o papel de cada colaborador na manutenção e crescimento das atividades.

Com 50 anos de experiência em Comunicação Corporativa, a ADS pode ajudar sua empresa no planejamento das ações de comunicação interna.