O que é remarketing: aprenda a transformar visitantes em clientes

Definir estratégias de marketing é essencial para quem quer obter sucesso em seus negócios. O plano de marketing faz parte de todas as etapas do processo, desde a concepção do negócio até a divulgação dos produtos ou serviços oferecidos.

Dentre as possibilidades de campanhas de marketing digital para aumentar a taxa de conversão, o Remarketing é uma que não pode faltar. A definição básica de Remarketing é fazer marketing novamente para o mesmo cliente em potencial, ou seja, exibir anúncios para quem já teve contato com a marca antes.

Os dados utilizados para Remarketing são obtidos através de cookies. Toda vez que entramos em um site, aceitamos os cookies, que são nada menos que nossas informações de usuários. Ao recolher essas informações, os sites aprendem sobre nossos interesses e, assim, podem criar anúncios mais personalizados.

É por isso que é comum visitarmos um produto e, logo em seguida, nos depararmos com um anúncio do mesmo produto ou algo semelhante no Instagram, por exemplo. Quando vivemos isso, não estamos sendo alvo de espionagem, mas sim de Remarketing.

Criar uma campanha de Remarketing funciona por meio da segmentação do seu público alvo e da criação de anúncios direcionados para cada segmento. Alguns exemplos de comportamentos que podem ser segmentados para o seu Remarketing:

  • Pessoas que colocaram produtos no carrinho e não concluíram a compra;
  • Pessoas que já compraram na sua loja e gastaram um determinado valor;
  • Pessoas que visitaram mais de um determinado número de páginas do site;
  • Pessoas que visitaram um produto específico no site.

Os anúncios criados para cada grupo podem ser exibidos em banners, em mecanismos de busca, e também por campanhas de e-mail marketing. Sendo assim, o Remarketing serve para refrescar a memória de alguém que já interagiu com a sua marca de alguma forma. Mantendo a marca no “campo de visão”, o Remarketing ajuda uma pessoa interessada a tomar uma decisão.