As redes sociais na Suíça estão sendo bastante utilizadas pela maior parte das organizações. É o que indica o Bernet ZHAW study Social Media Switzerland, estudo realizado pela Bernet Relations, agência parceira do grupo ECCO, que reúne empresas independentes de Relações Públicas em todo o mundo. No Brasil, a ECCO é representada pela ADS.
O estudo suíço é realizado desde 2012 para avaliar como as empresas públicas e privadas se relacionam com as redes sociais.
As conclusões desse estudo estão próximas da realidade brasileira. Conhecer este levantamento pode ajudar empresas a reverem suas estratégias nas redes.
Abaixo alguns dos principais pontos levantados pela pesquisa que avalia estratégias, objetivos, marketing de influência e investimentos das organizações suíças.
- 90% dos pesquisados estão ativos nas mídias sociais e muitos deles há vários anos. Apenas uma pequena parcela de 10% das empresas afirma ter entrado recentemente.
- Entre os objetivos citados estão visibilidade, alcance e proximidade. As empresas privadas tendem a fazer amplo uso das mídias sociais e manter menos contatos individuais. Já as entidades públicas buscam contato direto com clientes, cidadãos e jornalistas via redes sociais.
- Entre os canais das redes sociais, o YouTube é o número um, ultrapassando o Facebook. O uso de serviços de chat (como o Whatsapp) e a transmissão ao vivo via streaming tem crescido desde 2016.
- Cada vez mais as organizações estão fazendo mídia paga nas redes sociais. A frequência é alta: 17% usam SocialAds diariamente, e 23% semanalmente. Isso também inclui organizações sem fins lucrativos, autoridades e organizações políticas.
- Nos estudos recentes, quase não havia recursos dentro das organizações dedicados às mídias sociais. Hoje, a maioria das empresas tem orçamentos disponíveis (76%) ou planejam fazê-lo no futuro próximo (5%).
- O marketing de influência também cresce rapidamente: mais da metade, ou 52% das organizações, trabalham com influenciadores digitais ou formadores de opinião (internos ou externos). As organizações políticas tendem a trabalhar com influenciadores internos (colaboradores) e as empresas privadas com influenciadores internos e externos.
Como tendência, os entrevistados observam uma importância crescente para o marketing de RH (captação e retenção de talentos, por exemplo) e a expansão da estratégia de mídia social para todos os departamentos e áreas das companhias.
O que podemos rever nas estratégias de redes sociais?
À luz do levantamento suiço, podemos trazer para as empresas brasileiras algumas orientações:
- As organizações governamentais e empresas privadas se tornaram mais profissionais em se tratando de redes sociais. É preciso investir recursos e alinhar estratégias para atuar nelas
- A partir do fato de que serviços de bate-papo e transmissão ao vivo tiveram bom desempenho no estudo, convém utilizá-los por meio de projetos piloto. Uma apresentação de resultados ao mercado via streaming, por exemplo, pode ser utilizada desde que testada numa apresentação de menor magnitude.
- Em se tratando de mídia paga e orgânica, vale fazer um mix entre ambas. A partir da avaliação de resultados podemos direcionar esforços em uma ou outra direção e isso muda a todo momento.
- Como já afirmamos em outros artigos, conteúdo relevante é a chave do sucesso nas redes sociais. Mas é preciso saber qual conteúdo interessa, pois as pessoas são bombardeadas diariamente por e-mails marketing e artigos. Saber selecionar o que e para quem é o melhor caminho.
- Vale a pena treinar todas as áreas da empresa para lidar com as redes sociais. Esta é uma prática pouco comum, pois as tarefas de produção e gestão de conteúdo são normalmente confiadas ao Marketing e à Comunicação. O desafio é envolver todas as demais áreas para um resultado melhor.
A ADS tem larga experiência em realizar estratégias de redes sociais para empresas de todos os portes. A partir de uma análise aprofundada do perfil da empresa, dos concorrentes, objetivos e públicos a serem alcançados, planejamos a entrada ou o reposicionamento dos clientes. Também realizamos programas completos de marketing de influência.