Prevenção e Gerenciamento de Crises

Como a comunicação protege a reputação das empresas e organizações

Todas as organizações estão sujeitas a passar por situações de crise que podem abalar sua reputação e credibilidade, além de comprometer os resultados do negócio. Definir um plano de comunicação para cada tipo de crise é uma das atribuições de nossa agência. Temos ampla experiência no desenvolvimento de estratégias de relações públicas que envolvem desde o mapeamento dos riscos e dos públicos envolvidos, organização de fluxos, elaboração de cronograma de ações, produção de conteúdo até o treinamento das equipes envolvidas na gestão da crise.

Conduzimos centenas de processos de crise de imagem para empresas de todos os segmentos. Também já realizamos media training para mais de 2.000 executivos atuarem como porta-vozes na comunicação de crises.

Com uma equipe de profissionais especializados e anos de experiência podemos atuar na prevenção e no gerenciamento de crises decorrentes de acidentes, catástrofes naturais, recall de produtos, desvio de conduta da liderança e diversas outras situações.

O que oferecemos aos nossos clientes

Produção de Manual de Crise

Para a prevenção de crises, as empresas precisam de um Manual que estabeleça as diretrizes e iniciativas a serem executadas em uma crise com o objetivo de salvaguardar a imagem da organização.

Nossa agência possui processos claros e eficientes para produção desses Manuais. Iniciamos o trabalho com o levantamento de documentos disponíveis, realizamos o mapeamento de riscos com aplicação de questionários nos diversos setores da empresa e a identificação dos planos de contingência existentes.

Com a adoção de Teste de Vulnerabilidade e a tabulação dos dados coletados conseguimos verificar os cenários de crises e os níveis de risco da comunicação.

Organização de Comitês de Crise

A formação de um Comitê de Crise é essencial. Oferecemos diversas soluções para sua composição recomendando as lideranças que deverão fazer parte desse grupo e quais suas atribuições.

Além de definir as estratégias, seus integrantes têm a missão de entender o problema, sua dimensão e os desdobramentos que podem ser gerados.

Também definem o conteúdo e os argumentos que vão embasar o posicionamento da empresa; elaboram mensagens-chaves, tanto para o público interno quanto para o externo, e quais ações devem ser adotadas; estabelecem atividades para a manutenção das operações essenciais durante o período de crise de forma a garantir um processo de informação seguro e transparente.

Realização de Media Training

Para verificar se todos os envolvidos no Comitê estão cientes dos processos de comunicação, organizamos e realizamos treinamentos (media trainings) com simulações de crises para avaliar como cada porta-voz irá agir nas diversas situações a que serão expostos.

Os integrantes do Comitê de Crise usarão o Manual de Comunicação de Crise para ajudá-los na definição e execução dos casos que serão propostos. Ao final do treinamento, fazemos a avaliação dos trabalhos realizados com base nos processos estabelecidos e apresentamos relatórios de desempenho individuais e position papers com recomendações.

O media training pode contar com a participação de jornalistas externos, fonoaudiólogos e outros profissionais que podem ser necessários em gerenciamentos de crise.

Atividades no Gerenciamento de Crise

  • Mapeamento dos públicos envolvidos e contatos estratégicos
  • Identificação dos especialistas aliados e líderes de opinião (advogados, técnicos, ONGs etc.)
  • Definição de estratégias sobre como a empresa vai se comunicar (declarações oficiais, entrevistas ou coletiva de imprensa)
  • Identificação dos papéis e responsabilidades das diferentes partes envolvidas na crise
  • Desenvolvimento de Q&A específico da crise
  • Definição de canais e ferramentas para comunicação interna e externa
  • Redação de comunicados, notas, cartas e declarações
  • Atendimento à imprensa e envio de comunicados
  • Elaboração de mailing lists de jornalistas, blogueiros e formadores de opinião
  • Preparação dos porta-vozes para entrevistas
  • Monitoramento diário das mídias e das redes sociais
  • Reuniões de alinhamento
  • Elaboração de relatórios e feedbacks

A experiência de quem já administrou inúmeras crises de reputação auxilia as organizações a zelar pela sua imagem perante os públicos de interesse, minimizando possíveis danos, reduzindo os impactos e consequências. E o mais importante: transmitindo transparência.

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