Por que a Cor Pantone do Ano pode ser importante para o seu negócio?

O Instituto de Cores Pantone estuda as tendências de cores ao longo do ano para definir a próxima cor. O estudo é realizado considerando vários aspectos da sociedade: moda, marketing, mídias sociais e até política.

E o matiz escolhido como Cor do Ano tornou-se cada vez mais influente no vasto mundo do marketing de design e de marca. A cor do ano da Pantone influencia desde o desenvolvimento de produtos a decisões de compra em vários setores, incluindo moda, artigos de decoração e design industrial, bem como embalagens e design gráfico.

Todos os anos especialistas do Pantone Color Institute exploram pelo mundo novas influências de cores. Buscam inspiração e referência na indústria do entretenimento, coleções de arte, moda, áreas do design, destinos de viagens e condições socioeconômicas, além de novas tecnologias, texturas e efeitos que impactam a cor. Tudo pode servir de referência para a definição da nova cor do ano.

Muitas marcas esperam a nova cor para renovar ou até mesmo lançar uma nova linha de produtos. A cor do ano geralmente é usada pelo marketing para a criação de produtos ou mesmo para a criação de campanhas da empresa.

Por isso, a Cor Pantone do Ano é aguardada com muita expectativa a cada mês de dezembro. Para o ano de 2023, a Pantone escolheu a Viva Magenta 18-1750. Segundo a empresa, trata-se de uma cor enraizada na natureza, que descende da família dos tons vermelhos, mas chega com um novo vigor.

“Nesta era repleta de tecnologia, procuramos nos inspirar na natureza e naquilo que é real. PANTONE 18-1750 Viva Magenta descende da família dos tintos e foi criado inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos do mundo, pertencendo à família dos corantes naturais, sendo um dos mais fortes e brilhantes que existem no mundo. Enraizado no que é primordial, PANTONE 18-1750 Viva Magenta nos reconecta à matéria original. Invocando as forças da natureza, PANTONE 18-1750 Viva Magenta galvaniza nosso espírito, construindo e fortalecendo o nosso interior”, explica Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute.