Por que sua empresa precisa de um plano de comunicação?

Plano de comunicação para empresas

Enquanto o planejamento estratégico de uma empresa determina onde ela quer chegar e quais estratégias de marketing e vendas deve usar para atingir seus objetivos de negócio, o plano de comunicação ocupa-se do posicionamento da marca, das mensagens-chave e das ações de relacionamento com públicos estratégicos como clientes, imprensa e influenciadores digitais.

Um plano de comunicação consistente é o primeiro passo para construir uma imagem institucional positiva e sustentar a reputação de uma empresa. Ainda que misturem diferentes estratégias, como eventos, redes sociais, canais digitais, press releases, media training, position papers, press trips, entre outras, profissionais de Comunicação, Marketing e Relações Públicas qualificados e experientes começarão sempre pelo planejamento de comunicação.

Por melhor que seja o marketeiro ou RP à frente de uma marca, não há imagem institucional ou presença digital que se sustentem adequadamente sem que a empresa tenha um propósito. Inclusive, é necessário que ele seja claramente comunicado em todos os pontos de contato da empresa com seus públicos-alvo – colaboradores, clientes, formadores de opinião, investidores etc. E esta é a principal entrega do planejamento de comunicação.

Quando há alinhamento interno sobre a causa e o propósito de uma empresa, as equipes terão maior união na busca por melhores resultados. No entanto, quando coexistem versões conflitantes das diretrizes que norteiam uma companhia, a comunicação institucional acaba emitindo mensagens divergentes para dentro e para fora da empresa. E essa falta de alinhamento pode abrir brechas para crises de imagem que, dependendo das proporções, podem demandar custos extras pesados com gerenciamento de crises.

Porta-vozes, media training e key messages no plano de comunicação

Os porta-vozes de imprensa são os principais canais de divulgação de informações da empresa, causando impacto direto na forma como ela é vista pela sociedade. Essa percepção está diretamente vinculada à reputação da empresa, um bem intangível, porém crucial para qualquer construção de imagem. Afinal, quem não deseja uma boa reputação?

No entanto, dar entrevistas para jornalistas não é uma tarefa simples, mesmo para porta-vozes experientes. Nem sempre a entrevista estará agendada com antecedência, nem sempre haverá acesso prévio às perguntas, nem sempre o ambiente será silencioso e privativo para uma conversa tranquila. O que fazer então?

Para enfrentar crises de imagem, as empresas podem contratar pontualmente um treinamento de porta-vozes, o famoso media training, ou podem recorrer, se tiverem, ao seu plano de comunicação, onde estarão reunidas as key messages e as orientações gerais para os porta-vozes da empresa.

Ter porta-vozes treinados para atender corretamente às demandas da mídia não servirá apenas para transmitir as key messages adequadas, respeitando o alinhamento da comunicação empresarial. Essa preparação prévia representará também um ganho incalculável principalmente em cenários negativos, quando temas sensíveis forem questionados em veículos de comunicação ou redes sociais.

Nesses casos, um posicionamento claro e objetivo é muito melhor do que o contrário. Diante da impossibilidade de omitir e desmentir fatos negativos, o melhor é apostar na transparência. E aí, obviamente, estar preparado de antemão, ter como base um plano de comunicação consistente, fará toda a diferença para atenuar os efeitos de qualquer repercussão negativa sobre a reputação da empresa.

Por que contar com uma agência de Comunicação Corporativa?

Para desenvolver o planejamento estratégico de comunicação de empresas de médio e grande porte, é necessário o envolvimento de um time experiente, com conhecimento das diferentes demandas e oportunidades no campo da comunicação em organizações de todas as esferas (privada, pública, mista e do Terceiro Setor, por exemplo).

Nestes casos, é recomendável contratar uma agência de comunicação como a ADS Comunicação Corporativa, que tem larga experiência em diferentes segmentos de mercado e sabe gerir, com segurança e criatividade, o relacionamento de seus clientes com seus diversos públicos de interesse.

Além do Plano de Comunicação, a agência oferece soluções para Relações com a Mídia ou Assessoria de Imprensa. Se a empresa precisar falar com colaboradores e comunicar notícias em canais próprios, pode trabalhar com Comunicação Interna e Produção de Conteúdo. Para ampliar a visibilidade da marca ou lançar um produto ou serviço, apresentará Estratégias Digitais e poderá organizar Eventos Corporativos. Caso o foco seja nos influenciadores digitais, para “bombar” a marca no mundo online, a agência pode realizar campanhas de Marketing de Influência customizadas.

Enfim, com o apoio de uma agência de comunicação como a ADS, é possível atender, por meio de uma única empresa, às mais distintas necessidades de comunicação institucional. Começando sempre e, invariavelmente, por um bom plano de comunicação, consistente e criativo, capaz de consolidar o propósito e as causas da empresa, alinhar suas key messages e posicionar sua marca de forma adequada.

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