Estratégia de marketing que visa colocar uma marca na mente dos consumidores de forma positiva e única, o posicionamento leva o público a escolher o seu produto e não o do seu concorrente.
Um bom posicionamento diferencia a marca da concorrência, aumenta seu alcance, comunica seu valor para as pessoas certas, justifica sua política de preços, além de desenvolver novas ofertas de produtos e gerir as atuais.
Mas como agir para conseguir um posicionamento de marca invejável? A aplicação correta de uma estratégia de marketing eficiente consegue a façanha de transformar, por exemplo, um pequeno estabelecimento em uma marca querida e reconhecida.
Primeiro, basta imaginar pessoas reconhecendo a logomarca de uma empresa só de bater o olho. Mas melhor do que isso, ao olhar a logomarca têm uma percepção positiva em relação a ela. Sem dúvida esse é o sonho almejado por empresas em todo o mundo: ser reconhecida e ainda suscitar um sentimento de felicidade em cada consumidor.
Mas antes desse momento tão sonhado, são necessárias paciência e perseverança. É imprescindível trabalhar todos os aspectos do negócio, desde a escolha do nome, identidade visual, desenvolvimento de produto e serviço de atendimento ao cliente.
Esse processo é construído aos poucos, necessita de uma boa gestão para criar uma marca forte no mercado, cuja comunicação deve ser alinhada à filosofia da empresa.
O reconhecimento de marca é fundamental para a lealdade dos clientes. A marca que se destaca das demais ganha seguidores fiéis. Essa marca começa a fazer parte da vida das pessoas, que geralmente passam a defendê-la. Um bom exemplo são os consumidores que defendem e até discutem sobre determinadas marcas de smartphone e seus sistemas operacionais para provar qual é melhor.
Além da fidelização, o reconhecimento de marca também gera o chamado marketing de recomendação, ou seja, o conhecido “boca a boca”, que é uma maneira muito eficaz para alavancar as vendas de uma empresa. Clientes defensores da marca não hesitam em indicá-la em seus comentários, principalmente nas redes socias.
Por sua vez, as ferramentas de avaliação online também potencializam esse processo de vendas. Segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de realizarem uma compra. Isto é, produtos e marcas bem recomendados no universo digital conquistam mais clientes.
Todos esses fatores contribuem para a credibilidade e, desta forma, ao atingir certo nível de reconhecimento, a marca consegue ampliar a sua carteira de clientes apenas com o seu nome. O posicionamento da marca pode ser movido por diversos fatores, e é necessário que a empresa encontre o seu caminho para se diferenciar das demais.
Algumas dicas para conseguir um reconhecimento de marca:
- Analise os concorrentes e conheça bem o seu cliente
- Aposte em segmentação de mercado efetiva
- Crie um vínculo emocional com o consumidor. Invista em estímulos sensoriais.
- Invista na identidade visual. Se necessário, reformule o branding.
- Marque presença em diferentes meios de comunicação para divulgar a sua marca e seus benefícios de forma consistente e coerente.
A ADS pode ajudar a sua empresa a conquistar um bom posicionamento de marca a partir de estratégias de conteúdo relevante e visibilidade junto aos diversos públicos.