O mercado abraça com vigor a Inteligência Artificial (IA) e suas múltiplas oportunidades. Na Comunicação, as agências também já colhem os frutos desta tecnologia que oferta um leque de ferramentas que ampliam capacidades, otimizam processos e, desta forma, impulsionam os resultados para os clientes. E tudo isso com o talento humano como aliado.
Embora exista o temor de que a IA possa impactar o mercado de trabalho nos próximos anos e décadas, o que muitos especialistas apontam é que o homem está mais perto de ser complementado em suas tarefas rotineiras e repetitivas do que substituído. Assim sendo, a criatividade e a estratégia ganham espaço para uma maior produtividade dos profissionais.
Há pelo menos cinco pontos centrais nos quais a IA auxilia – e muito bem – o trabalho de uma agência de comunicação na atualidade.
- Análise de dados e insights acionáveis: A IA pode analisar grandes volumes de dados de diversas fontes, como mídias sociais, websites e campanhas de marketing. Dela é possível extrair insights valiosos sobre o público-alvo, as tendências do mercado e o desempenho das campanhas. Além disso, permite que as agências tomem decisões mais embasadas e criem estratégias mais eficazes.
- Automação de tarefas repetitivas: A IA pode automatizar tarefas repetitivas e demoradas, como a criação de relatórios, a segmentação de público, pesquisas de dados e a otimização de anúncios. Isso libera tempo para que os profissionais se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas, como o desenvolvimento de campanhas inovadoras e a construção de relacionamentos com os clientes.
- Personalização da experiência do cliente: A IA pode ser usada para criar experiências personalizadas para cada cliente, desde a comunicação até as ofertas de produtos e serviços. Isso aumenta a satisfação do cliente e a fidelidade à marca.
- Criação de conteúdo inteligente: A IA pode ser usada para gerar conteúdo inteligente, como textos, imagens e vídeos, desde que realizados com a curadoria do atendimento. Isso pode ajudar as agências a criar conteúdo mais envolvente e relevante para o seu público-alvo, além de economizar tempo e recursos.
- Otimização de campanhas de marketing: A IA pode ser usada para otimizar campanhas de marketing em tempo real, com base no desempenho e no comportamento do público-alvo. Isso permite que as agências maximizem o retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas e alcancem melhores resultados.
Embora todas essas características pareçam irresistíveis, uma agência de comunicação só poderá de fato de beneficiar delas, com a ajuda da IA, se tiver uma estratégia clara e objetivos bem definidos. Mais do que usar plataformas eficientes, é necessário que os profissionais estejam treinados para usar as ferramentas e que sejam capazes de interpretar os dados gerados por elas,já que ainda hoje podem ser distorcidos.
É por isso que, se uma agência de comunicação souber utilizar a IA de forma estratégica, ela será a que mais se destacará no mercado competitivo da atualidade. Aqui na ADS Comunicação Corporativa, uma agência com mais de 50 anos de atuação e ampla experiência para colocar a comunicação de sua empresa, marca ou produto na vanguarda, o uso dessa tecnologia se faz presente no trabalho diário dos nossos times.
Quer saber como, por meio de estratégias e processos de comunicação alinhados com as últimas tendências de mercado, nós usamos a IA nos nossos processos de entregas aos nossos clientes? Fale conosco.