Produza conteúdo com relevância em todas as mídias – II

Produza conteúdo relevante em todas as mídias

No artigo anterior, apresentamos alguns formatos de produção de conteúdo que respondem às mais variadas necessidades de comunicação das organizações hoje em dia.

O investimento em comunicação corporativa é importante para poder contar com uma equipe especializada, de larga experiência na produção de materiais diversos a partir de um amplo conhecimento do cliente, do mercado e dos públicos a serem impactados.

Vamos então para mais tipos de produtos, apresentados abaixo:

1. Anúncios institucionais e Branded content

Anúncios publicitários demandam produção de conteúdo no processo de criação. Dependendo da campanha e da peça, é necessário redigir textos para além das tradicionais chamadas mais breves e marketeiras.

Esses textos precisam estar casados com imagens, vídeos e/ou áudios, a depender da mídia onde o anúncio será veiculado, além de estarem alinhados aos pilares da empresa e aos padrões da identidade visual da marca.

Outra maneira de explorar mídia paga, mas se distanciando um pouco do viés publicitário, é fazer branded content, ou seja, conteúdo de marca. Aqui a criação de conteúdo assume um caráter mais informativo, que dependendo da campanha pode trazer também um tom divertido, de entretenimento, agregando mais valor para o público que a marca pretende atingir.

2. Artigos, Discursos e Comunicados em geral

São distintos textos que mais cedo ou mais tarde vão fazer parte da comunicação da empresa. Os discursos são inerentes a eventos, como comemorações, premiações, lançamentos, inaugurações e festas. Além do toque pessoal do porta-voz que o pronunciará, o texto do discurso requer produção de conteúdo afinada com as mensagens da instituição que está sendo representada e com o público que será impactado pela fala.

O artigo representa o formato ideal para análise, argumentação e debate sobre um tema, com abordagem técnica, a partir da visão de um especialista. Cabe em jornais e revistas tanto da imprensa tradicional quanto da segmentada, além das revistas e jornais customizados que citamos na primeira parte. De modo mais resumido, serve igualmente como conteúdo para blog post.   

Já os comunicados podem ser utilizados em diversas situações, como quando a empresa entende que é necessário se posicionar a respeito de pontos que demandam esclarecimento ou informar sobre novidades relevantes, por exemplo. Além da redação desses textos, a agência de comunicação presta apoio fundamental à organização na definição da estratégia e do plano de divulgação dos comunicados.

3. Folders e perfis institucionais

Especialmente para apresentar produtos e serviços, como um catálogo de simples manuseio, o folder é uma espécie de folheto dobrável, que otimiza espaço. Requer uma produção de conteúdo que, além da elaboração e seleção de textos e imagens, envolve design gráfico, diagramação e impressão em alta qualidade. 


Esses elementos de conteúdo e criação artística também aparecem no perfil institucional. É uma publicação que visa apresentar a empresa para seus stakeholders. Então, contempla seções que se assemelham às de um site institucional, mas dispostas em sequência, como capítulos de um texto maior único.

Pode ser entregue tanto na versão impressa (em mídia kits, por exemplo) como na digital, sendo atualizado anualmente ou sempre que houver mudanças significativas na empresa, que requeiram reformulação em seus materiais de comunicação.

4. Guias, manuais e códigos de conduta

Guias e manuais são publicações que orientam para diversas finalidades, reunindo informações sobre eventos e locais de interesse para visitação, modo adequado de utilização de produtos, normas a serem observadas em ambientes específicos, entre outras.

Já o código de conduta é um instrumento de divulgação dos princípios éticos e comportamentais da empresa, pautando a postura e as ações dos colaboradores nas interações com diferentes públicos.

Deve estar atualizado, acessível e amplamente divulgado a todos os colaboradores. A falta de observância de uma determinação do código, além de causar problemas internos, pode desencadear uma crise institucional com desdobramentos externos, principalmente se explorada pela imprensa.

5. Relatórios Anuais e de Sustentabilidade

Os relatórios exercem a importante função de prestar contas e apresentar atividades e resultados aos stakeholders da empresa. Os anuais relatam os fatos de maior destaque no período, bem como os principais avanços e conquistas obtidas pela companhia, podendo abordar áreas como governança corporativa, ética, transparência e responsabilidade social.

Conectadas com a sustentabilidade, essas áreas também compõem a produção de conteúdo do relatório de sustentabilidade, publicação fundamental para organizações que trazem esse princípio como pilar e desenvolvem negócios de considerável impacto ambiental.

Diante do protagonismo da sustentabilidade na atuação corporativa hoje, é preciso informar e valorizar o que está sendo feito nessa seara.

6. Livros comemorativos

Momentos marcantes da história da empresa, como grandes conquistas e datas de aniversário “redondas”, que representam uma vida de feitos e legados, merecem registros especiais.

Os livros comemorativos divulgam e eternizam a contribuição da instituição para a sociedade, valorizam os que colaboraram em sua trajetória e se tornam valiosa lembrança afetiva para todos os envolvidos.

7. Campanhas de comunicação interna e externa

Seja para falar com o público interno ou externo, conteúdo é essencial. Do planejamento da campanha, passando pelo alinhamento de mensagens-chave, definição das estratégias, ações e canais de divulgação, até desembocar na elaboração das peças da campanha – etapa de produção de conteúdo “na veia”. 

Não importa se a campanha é de cunho comercial, institucional, educativo ou social: você certamente vai precisar de conteúdo de qualidade para engajar os públicos impactados. 

Como apresentamos nesses dois artigos que contemplaram muitos formatos, nosso leque de produção de conteúdo é bem variado e atende a diferentes necessidades e desafios.

Qual é a sua primeira necessidade? Vamos falar a respeito?

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