Revista Digital: uma ferramenta que não pode faltar na sua empresa

Revista Digital: uma ferramenta que não pode faltar na sua empresa

Revista digital não é novidade, mas desde que surgiram as primeiras edições online presenciamos avanços e facilidades tecnológicas para adotarmos este modelo de comunicação eficaz. Estamos em plena fase de transição entre o veículo impresso e online.

É praticamente inadmissível concebermos hoje uma publicação apenas no formato impresso, pois as pessoas querem ter acesso à informação na hora, no local e no dispositivo de sua preferência (celular, PC, notebook ou tablet).

O impresso resiste para atender leitores e anunciantes que não abrem mão deste formato. Ok, mas a questão é: mantenha a versão impressa mas nunca deixe de explorar o potencial de alcance e interação do ambiente digital.

Em 2014, este recurso não era tão recorrente. Foi neste ano que um cliente solicitou à agência uma atualização visual e de conteúdo de uma revista impressa. Enviada aos seus principais clientes ela deveria receber mais elementos gráficos, como fotos, números, ícones e infográficos, entre outros, tornando-a mais dinâmica e abrangente.

Fomos um pouco além e propusemos não apenas mudanças no formato impresso (novas seções e colunas, por exemplo), mas também a reformulação do formato online, com a criação de uma nova página da revista na web e uma outra novidade: o desenvolvimento de um aplicativo para Android e iOS, considerado à época um benchmarking para outros países nos quais a empresa atua.

As duas versões online desta revista, tanto a web como a do app, contam com acesso a conteúdos extras, como vídeos, links, galeria de fotos, gráficos, a fim de trazer mais informações ao leitor e torná-las mais atrativas.

O monitoramento dos gestores da empresa sobre a leitura é facilitado pelos relatórios de acesso às páginas e pelo número de downloads efetuados no dashboard.

Se a sua empresa também quer ter uma revista digital, colocamos abaixo algumas orientações que podem ajudá-la. Mas lembre-se: você não precisa descontinuar sua revista impressa. Basta adotar a versão digital em paralelo.

1. Busque a Plataforma ideal

Existem no mercado várias opções de plataformas de publicações digitais. Com elas é possível preparar, automatizar e disponibilizar todo o processo de uma revista digital.

Estas plataformas permitem a publicação de revistas e portais de notícia simultaneamente. Os aplicativos para as versões Android (Google) e IOS (Apple) permitem o acesso em todos os dispositivos.

Uma agência especializada dará suporte na escolha, gestão e conteúdo da revista.

2. Softwares inteligentes

A automatização inclui softwares de criação de revistas digitais que, a princípio, possibilitam ao criador da publicação realizar todo o processo. Há fatores limitantes como a dificuldade técnica de utilização do software e o tempo que o usuário irá gastar para aprender a dominar a ferramenta.

Aqui, a dica é: nenhuma inteligência artificial substitui a inteligência humana no layout e redação de conteúdos. Desde sempre houve redatores, criadores e diagramadores de revistas e, para eles, a utilização de softwares e ferramentas é um meio facilitador mas não um fim.

Recomenda-se deixar esta tarefa para os especialistas em conteúdo e criação.

3. Atenção ao visual

Quando se fala em conteúdo relevante, tão importante para a empresa conquistar autoridade e relevância no Google, incluímos o conteúdo visual.

Em se tratando de publicações, o layout, o uso de imagens impactantes e vídeos assumem grande importância para o leitor. As pessoas têm cada vez menos tempo de se debruçar em textos longos e as imagens traduzem conteúdo por si só.

4. Incentive o compartilhamento da revista digital

Esta é, sem dúvida, a principal característica do ambiente online. O link é acessível por e-mail e redes sociais. O compartilhamento nas plataformas amplifica a publicação da empresa.

Portanto, quando lançar sua revista, saiba que deve providenciar landing pages, e-mails marketing, posts nas suas redes sociais, dando destaque aos principais conteúdos.

Diversifique o público da sua revista ao máximo por meio da formação de mailings abrangentes e, dessa forma, conquiste leads qualificados para a sua empresa.

5. Imite a experiência da revista impressa

Com foco na experiência do usuário, a revista digital pode ser folheada como uma revista impressa. As ferramentas disponíveis propiciam isso com suas funcionalidades.

Uma boa estratégia é a mesma adotada pelas publicações impressas da mídia. A versão offline traz uma página destacando as novidades da edição digital. Dessa forma, aumenta o interesse pela versão digital com novos conteúdos que, a princípio, não puderam ser desdobrados no impresso.

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