Outsourcing é um termo em inglês que significa terceirização. Em outras palavras, é quando uma empresa contrata outra para realizar uma atividade que não faz parte do seu negócio principal. Na área da comunicação corporativa, esse pode ser um movimento estratégico para economizar tempo, dinheiro e recursos, para defender a reputação da sua marca, diferenciar-se da concorrência, posicionar-se corretamente sobre pautas importantes e usufruir de todas as oportunidades de comunicar-se com seus públicos.
No entanto, mais do que escolher uma agência de comunicação para executar um serviço, o outsourcing em comunicação, para ser bem-sucedido, requer uma parceria com quem realmente esteja engajado com os objetivos da sua empresa e entenda as suas necessidades. Caso contrário, você e sua empresa correrão os riscos de se tornar dependentes ou vulneráveis dos parceiros externos se eles não entregarem o que ficou acordado, quebrarem a confidencialidade de dados ou danificarem sua reputação. Ou, ainda, de haver diluição ou desalinhamento da identidade e dos valores da sua marca, caso as diretrizes não sejam corretamente seguidas.
A terceirização de serviços de comunicação vem para resolver a dor mais comum dos profissionais de comunicação e marketing das empresas: a escassez de profissionais altamente qualificados. Esta é uma das queixas mais comuns das áreas que enfrentam excesso de demandas e restrições de verbas para contratação de pessoas. Uma agência comprometida, que seja responsável pelo planejamento e produção da comunicação da empresa, possibilita uma atuação em sinergia com as equipes internas, aumentando a produtividade na execução das ações.
É por isso que a parceria ideal só acontece quando há o compromisso da agência de comunicação em fornecer ao cliente estratégias eficientes, cumprir prazos e disponibilizar equipes multidisciplinares especializadas.
Então, por que o outsourcing de comunicação beneficia as empresas?
Vamos listar abaixo apenas alguns deles:
- Acesso a habilidades e conhecimentos especializados que podem não estar disponíveis internamente.
- Flexibilidade e escalabilidade para as empresas se adaptarem às necessidades e oportunidades num ambiente de mudanças.
- Eficiência e maior relação custo-benefício, reduzindo despesas gerais e custos fixos nas áreas da comunicação.
- Inovação e criatividade provenientes do parceiro externo.
- Qualidade e consistência na prestação dos serviços com as melhores práticas dos provedores de serviços de comunicação.
- Acompanhamento e mensuração de resultados.
Portanto, o outsourcing em comunicação exige responsabilidade do contratante e elevada qualificação do contratado. Seguindo essas dicas, você, profissional de comunicação e marketing da empresa, pode aproveitar ao máximo a terceirização e alcançar seus objetivos de comunicação de forma eficaz.
Quer conhecer melhor como a experiência de uma agência especializada como a ADS pode contribuir no outsourcing da comunicação de sua empresa? Venha conversar conosco.