SEO no Press Release é possível?

By ADS Comunicação Corporativa

Do ponto de vista corporativo, já é de amplo entendimento que a aplicação de estratégias específicas de SEO é fundamental para alcançar êxito e criar conexão efetiva com os mercados de interesse, seja por meio das campanhas de marketing digital ou de marketing de influência.

A otimização de conteúdo, considerada uma das principais técnicas para ranquear relevância nos sites de busca, transformou esse universo e tornou possível o reconhecimento de uma marca, serviço ou produto sem que a empresa necessariamente pague por publicidade.

A chamada técnica de SEO Search Engine Optimization, em tradução livre, Otimização para Mecanismos de Busca, é uma importante tática para criação de conteúdo na internet, que proporciona aumento do tráfego orgânico em sites e redes sociais, além de viabilizar importantes diálogos e reconhecimento tanto na cadeia B2B, quanto B2C.

O crescimento das mídias digitais estimulou que os profissionais de comunicação, acostumados com os meios tradicionais de audiência, desenvolvessem novas abordagens para alcançar resultados importantes.

No entanto, é possível aplicar SEO no Press Release? Nós respondemos que sim e vamos falar um pouco sobre como inserir a técnica em uma das principais ferramentas de divulgação à imprensa utilizada pelas agências de comunicação corporativa.

Quer saber como? Confira algumas dicas: 

1. Press Release no Marketing Digital

Tradicionalmente o Press Release tem como foco a grande imprensa e uma única versão do mesmo material é divulgada para vários veículos que desenvolvem o tema proposto de acordo com a sua linha editorial e proporcionam a visibilidade de uma empresa.

O Press Release com SEO também irá gerar visibilidade, mas com maior apelomercadológico, o que por si só já requer uma conduta diferente e a primeira delas é que o texto precisa estar pronto para ser publicado por blogs que tenham interesse pelo assunto.

A partir daí, o material também deve trazer um assunto de interesse e necessariamente ter mais de uma versão, uma vez que os mecanismos de busca possuem algoritmos que identificam um conteúdo que é replicado muitas vezes, o classifica como de baixa  qualidade e simplesmente ignoram as páginas que o publicaram. Portanto, é preciso produzir versões distintas do mesmo conteúdo e enviar para sites e blogs diferentes.

Não esqueça: A principal estratégia para alcançar êxito na busca por audiência orgânica é a relevância do conteúdo e não a repetição exacerbada dele!

2. Direcione para seu site ou redes sociais

Aplicando as técnicas de SEO, é possível inserir no seu Press Release hiperlinks que direcionem o conteúdo para um site ou redes sociais. Isso, além de aumentar o tráfego nas páginas oficiais da sua empresa e posicioná-la como alternativa dentro de sua área de atuação, irá auxiliar o processo de captação de leads, facilitando que o seu potencial cliente faça contato e feche negócio. O direcionamento por meio de hiperlinks também ajuda a melhorar o ranqueamento nos sites de busca.

O mesmo vale para as campanhas de marketing de influência. Combine com o influencer que irá divulgar a marca para que ele fale ou disponibilize o site e redes sociais da sua empresa.

3. Identifique e invista em assuntos relevantes

Pesquise as publicações do seu mercado de interesse, a relevância dada a determinados assuntos, converse com seus clientes, entenda as necessidades do setor e aposte em assuntos novos ou que não são abordados há muito tempo.

É importante ter em mente que no ambiente digital, definitivamente, não basta replicar ideias ou teorias, sua marca precisa trazer novidades e transparecer a excelência que alcançou desde a sua fundação. Daí em diante, o Press Release precisa apresentar conteúdo de qualidade para ganhar atenção do curador responsável por avaliar e selecionar o material.

4. Defina palavras-chaves

A definição de um tema que seja relevante é importante para que consiga identificar palavras consideradas chaves. Assuntos ou combinação de termos que já foram replicados muitas vezes na web, tendem a fazer o seu conteúdo perder relevância na classificação dos mecanismos de busca.

Por isso é muito importante a abordagem de novos assuntos que podem ser de interesse do seu público.

5. Dê preferência aos blogs e influenciadores que tenham credibilidade

Lembre-se de que quando falamos de estratégias de SEO, não estamos falando de quantidade e sim de qualidade. Portanto, compartilhe um bom conteúdo com blogs ou influenciadores que tenham o apreço do público e não somente audiência.

Ninguém quer associar sua marca a um veículo ou influenciador que seja conhecido por fornecer informações falsas, que dissemine discursos negativos ou cause constrangimento a terceiros. É importante lembrar que uma crise de imagem para sua empresa está longe do objetivo principal da sua campanha de marketing digital ou de marketing de influência.

Identificar ferramentas para auxiliar empresas a se posicionarem de forma inteligente e rentável é uma das nossas maiores premissas.  Promover comunicação corporativa de qualidade, com aplicação de técnicas efetivas é uma constante na rotina da nossa equipe.

Quer saber mais sobre otimização de conteúdo para web?